Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Márcia Regina Reis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133891
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar o uso das tecnologias pelos docentes da EMEF Professora Rosane Amaral Dias, percebendo algumas dificuldades destes em relação à utilização das tecnologias na sala de aula, e como são muitos recursos midiáticos, existentes em nosso cotidiano para auxiliar o professor em sua prática pedagógica tornando sua aula mais criativa e inovadora, será necessário encontrar formas para que estas tecnologias sejam utilizadas. Os objetivos específicos se desdobram em identificar o perfil e a capacitação dos docentes; analisar a estrutura física e recursos tecnológicos da escola; constatar de que forma é utilizado o laboratório de informática e as tecnologias digitais na escola, pelos docentes e alunos; analisar as principais dificuldades encontradas pelos docentes diante do uso das novas tecnologias na sala de aula. Os principais autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Almeida, Gouvêia, Gregio, Moran e Valente. O tipo de pesquisa é qualitativa descritiva e foi realizada através de um questionário que foi aplicado aos professores da escola, buscando conhecer a realidades de cada um perante as novas tecnologias. Os resultados da pesquisa foram positivos, pois o agendamento e a procura para utilizar o laboratório de informática aumentaram em comparação aos meses anteriores após todo o procedimento aplicado.
id UFRGS-2_9fa174088c47bef4458ac181e7ff7dfa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133891
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmidt, Márcia Regina ReisBoucinha, Rafael Marimon2016-03-17T02:05:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/133891000981804A presente monografia tem como objetivo analisar o uso das tecnologias pelos docentes da EMEF Professora Rosane Amaral Dias, percebendo algumas dificuldades destes em relação à utilização das tecnologias na sala de aula, e como são muitos recursos midiáticos, existentes em nosso cotidiano para auxiliar o professor em sua prática pedagógica tornando sua aula mais criativa e inovadora, será necessário encontrar formas para que estas tecnologias sejam utilizadas. Os objetivos específicos se desdobram em identificar o perfil e a capacitação dos docentes; analisar a estrutura física e recursos tecnológicos da escola; constatar de que forma é utilizado o laboratório de informática e as tecnologias digitais na escola, pelos docentes e alunos; analisar as principais dificuldades encontradas pelos docentes diante do uso das novas tecnologias na sala de aula. Os principais autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Almeida, Gouvêia, Gregio, Moran e Valente. O tipo de pesquisa é qualitativa descritiva e foi realizada através de um questionário que foi aplicado aos professores da escola, buscando conhecer a realidades de cada um perante as novas tecnologias. Os resultados da pesquisa foram positivos, pois o agendamento e a procura para utilizar o laboratório de informática aumentaram em comparação aos meses anteriores após todo o procedimento aplicado.This thesis aims to analyze the use of technology by teachers of EMEF Professor Rosane Amaral Dias, noticing some of these difficulties regarding the use of technology in the classroom, and how many are media resources that exist in our daily lives to help the teacher in their practice making its most creative and innovative lessons, you will need to find ways so that these technologies are used. The specific objectives unfold in identifying the profile and training of teachers; analyze the physical structure and school technology resources; observe how you use the computer lab and digital technologies in school, by teachers and students; analyze the main difficulties encountered by teachers on the use of new technologies in the classroom. The main authors that supported this research were: Almeida, Gouveia, Gregio, Moran and Valente. The type of research is qualitative descriptive and was conducted through a questionnaire that was applied to school teachers, getting to know the realities of each towards new technologies. The survey results were positive, as the schedule and the demand to use the computer lab increased compared to previous months after all the applied procedure.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Prática pedagógicaProfessorLaboratório de informáticaTechnologiesTeaching practiceComputer labPerspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981804.pdf000981804.pdfTexto completoapplication/pdf248786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133891/1/000981804.pdfeea2db7f00ed20190a185cb4993b643dMD51TEXT000981804.pdf.txt000981804.pdf.txtExtracted Texttext/plain59795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133891/2/000981804.pdf.txtbe7f79a08ec48c7ac3683212ea382d0aMD52THUMBNAIL000981804.pdf.jpg000981804.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133891/3/000981804.pdf.jpg06166fef11ec1bfb7d858bc11f0e2782MD5310183/1338912018-10-29 07:44:08.049oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133891Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
title Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
spellingShingle Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
Schmidt, Márcia Regina Reis
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Professor
Laboratório de informática
Technologies
Teaching practice
Computer lab
title_short Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
title_full Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
title_fullStr Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
title_full_unstemmed Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
title_sort Perspectivas e desafios dos docentes da E.M.E.F. Professora Rosane Amaral Dias, frente às TICs
author Schmidt, Márcia Regina Reis
author_facet Schmidt, Márcia Regina Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Márcia Regina Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boucinha, Rafael Marimon
contributor_str_mv Boucinha, Rafael Marimon
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Professor
Laboratório de informática
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Prática pedagógica
Professor
Laboratório de informática
Technologies
Teaching practice
Computer lab
dc.subject.eng.fl_str_mv Technologies
Teaching practice
Computer lab
description A presente monografia tem como objetivo analisar o uso das tecnologias pelos docentes da EMEF Professora Rosane Amaral Dias, percebendo algumas dificuldades destes em relação à utilização das tecnologias na sala de aula, e como são muitos recursos midiáticos, existentes em nosso cotidiano para auxiliar o professor em sua prática pedagógica tornando sua aula mais criativa e inovadora, será necessário encontrar formas para que estas tecnologias sejam utilizadas. Os objetivos específicos se desdobram em identificar o perfil e a capacitação dos docentes; analisar a estrutura física e recursos tecnológicos da escola; constatar de que forma é utilizado o laboratório de informática e as tecnologias digitais na escola, pelos docentes e alunos; analisar as principais dificuldades encontradas pelos docentes diante do uso das novas tecnologias na sala de aula. Os principais autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Almeida, Gouvêia, Gregio, Moran e Valente. O tipo de pesquisa é qualitativa descritiva e foi realizada através de um questionário que foi aplicado aos professores da escola, buscando conhecer a realidades de cada um perante as novas tecnologias. Os resultados da pesquisa foram positivos, pois o agendamento e a procura para utilizar o laboratório de informática aumentaram em comparação aos meses anteriores após todo o procedimento aplicado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133891
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981804
url http://hdl.handle.net/10183/133891
identifier_str_mv 000981804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133891/1/000981804.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133891/2/000981804.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133891/3/000981804.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eea2db7f00ed20190a185cb4993b643d
be7f79a08ec48c7ac3683212ea382d0a
06166fef11ec1bfb7d858bc11f0e2782
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500649394176