Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Liziana Arâmbula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Thaise da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265758
Resumo: Historicamente, a alfabetização mobiliza debates por parte de gestores públicos e estudiosos da área devido às dificuldades enfrentadas pelas crianças matriculadas neste ciclo para apropriarem-se da leitura e da escrita. Neste sentido, gestores e pesquisadores voltados para o campo da educação buscam estratégias metodológicas, políticas e formativas para minimizarem os problemas relacionados a não aprendizagem. Diante deste cenário, esse estudo tem como tema os discursos de alfabetização presentes na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Assim, o objetivo principal foi analisar os discursos de alfabetização que estão balizados no Decreto nº 9.765, lançado no mês de abril de 2019 pelo Governo Federal. Mais especificamente buscou-se: identificar os discursos de alfabetização que balizam a Política Nacional de Alfabetização e observar como estes discursos estão representados nesta política. Para tanto, a proposta foi realizar uma análise do Decreto nº 9.765/2019, elaborado pela Secretaria de Alfabetização, vinculada ao Ministério da Educação. Para alcançar os objetivos formulados, metodologicamente foi adotada uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, efetivada mediante análise textual e do discurso presente no documento, na perspectiva dos Estudos Culturais. A partir do material estudado, constatou-se que a alfabetização no Brasil sofreu uma ruptura a partir de instauração do Decreto, uma vez que a PNA desconstrói o discurso instituído pelo Pró-letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e institui teorias e metodologias de ensino pautadas nos princípios da instrução fônica e na consciência fonêmica.
id UFRGS-2_9ffd59f8195ada84d41a3275ccf32f10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265758
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Liziana ArâmbulaSilva, Thaise da2023-10-07T03:43:44Z20231982-7199http://hdl.handle.net/10183/265758001177829Historicamente, a alfabetização mobiliza debates por parte de gestores públicos e estudiosos da área devido às dificuldades enfrentadas pelas crianças matriculadas neste ciclo para apropriarem-se da leitura e da escrita. Neste sentido, gestores e pesquisadores voltados para o campo da educação buscam estratégias metodológicas, políticas e formativas para minimizarem os problemas relacionados a não aprendizagem. Diante deste cenário, esse estudo tem como tema os discursos de alfabetização presentes na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Assim, o objetivo principal foi analisar os discursos de alfabetização que estão balizados no Decreto nº 9.765, lançado no mês de abril de 2019 pelo Governo Federal. Mais especificamente buscou-se: identificar os discursos de alfabetização que balizam a Política Nacional de Alfabetização e observar como estes discursos estão representados nesta política. Para tanto, a proposta foi realizar uma análise do Decreto nº 9.765/2019, elaborado pela Secretaria de Alfabetização, vinculada ao Ministério da Educação. Para alcançar os objetivos formulados, metodologicamente foi adotada uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, efetivada mediante análise textual e do discurso presente no documento, na perspectiva dos Estudos Culturais. A partir do material estudado, constatou-se que a alfabetização no Brasil sofreu uma ruptura a partir de instauração do Decreto, uma vez que a PNA desconstrói o discurso instituído pelo Pró-letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e institui teorias e metodologias de ensino pautadas nos princípios da instrução fônica e na consciência fonêmica.Historically, literacy mobilizes debates on the part of public administrators and scholars in the area due to the difficulties faced by children enrolled in this cycle to take ownership of reading and writing. In this sense, managers and researchers focused on the field of education seek methodological, political and training strategies to minimize problems related to non-learning. Given this scenario, this study has as its theme the literacy discourses present in the National Literacy Policy (PNA). Thus, the main objective was to analyze the literacy speeches that are based on Decree No. 9,765, launched in April 2019 by the Federal Government. More specifically, it sought to: identify the literacy discourses that guide the National Literacy Policy and observe how these discourses are represented in this policy. To this end, the proposal was to carry out an analysis of Decree No. 9,765/2019, prepared by the Literacy Secretariat, linked to the Ministry of Education. To achieve the formulated objectives, methodologically qualitative research was adopted, with a documentary nature, carried out through textual and discourse analysis present in the document, from the perspective of Cultural Studies. From the material studied, it was found that literacy in Brazil suffered a rupture with the inauguration of the Decree, since the PNA deconstructs the discourse established by the Pro-literacy and National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and institutes theories and teaching methodologies based on the principles of phonic instruction and phonemic awareness.Históricamente, la alfabetización moviliza debates por parte de gestores públicos y estudiosos del área, debido a las dificultades de los niños matriculados en este ciclo para apropiarse de la lectura y la escritura. En este sentido, los gestores e investigadores centrados en el campo de la educación buscan estrategias metodológicas, políticas y formativas para mitigar los problemas relacionados con el no aprendizaje. Ante este panorama, este estudio tiene como tema los discursos de alfabetización presentes en la Política Nacional de Alfabetización (PNA). Por lo tanto, el objetivo principal fue analizar los discursos de alfabetización que están sustentados por el Decreto n.º 9.765, lanzado en abril de 2019 por el Gobierno Federal. Más concretamente, se buscó: identificar los discursos de alfabetización que orientan la Política Nacional de Alfabetización y observar cómo estos discursos están representados en esta política. Para ello, se propuso realizar un análisis del Decreto n.º 9.765/2019, elaborado por la Secretaría de Alfabetización, vinculada al Ministerio de Educación. Para alcanzar los objetivos formulados, metodológicamente se adoptó una investigación cualitativa, de naturaleza documental, efectuada a través del análisis textual y del discurso presente en el documento, desde la perspectiva de los Estudios Culturales. A partir del material estudiado, se constató que la alfabetización en Brasil sufrió una ruptura con el establecimiento del Decreto, ya que el PNA deconstruye el discurso instituido por el Pró-letramento y Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC) y establece teorías y metodologías de enseñanza basadas en los principios de la instrucción fónica y de la conciencia fonémica.application/pdfporRevista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 17 (jan./dez. 2023), e5100011, p. 1-20AlfabetizaçãoPolítica educacionalEstudos culturaisNational literacy policyCultural studiesLiteracyPolítica Nacional de AlfabetizaciónEstudios culturalesAlfabetizaciónPolítica Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos CulturaisNational Literacy Policy : discourse analysis from the perspective of Cultural StudiesPolítica Nacional de Alfabetización : análisis del discurso desde la perspectiva de los Estudios Culturalesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177829.pdf.txt001177829.pdf.txtExtracted Texttext/plain62866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265758/2/001177829.pdf.txt8b538726f691b7fac53b589e6cd51b93MD52ORIGINAL001177829.pdfTexto completoapplication/pdf791287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265758/1/001177829.pdf616ac383cd68a3e4ca22e45f08195f14MD5110183/2657582024-01-13 04:41:09.616932oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-13T06:41:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv National Literacy Policy : discourse analysis from the perspective of Cultural Studies
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Política Nacional de Alfabetización : análisis del discurso desde la perspectiva de los Estudios Culturales
title Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
spellingShingle Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
Teixeira, Liziana Arâmbula
Alfabetização
Política educacional
Estudos culturais
National literacy policy
Cultural studies
Literacy
Política Nacional de Alfabetización
Estudios culturales
Alfabetización
title_short Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
title_full Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
title_fullStr Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
title_full_unstemmed Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
title_sort Política Nacional de Alfabetização : análise dos discursos sob a ótica dos Estudos Culturais
author Teixeira, Liziana Arâmbula
author_facet Teixeira, Liziana Arâmbula
Silva, Thaise da
author_role author
author2 Silva, Thaise da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Liziana Arâmbula
Silva, Thaise da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Política educacional
Estudos culturais
topic Alfabetização
Política educacional
Estudos culturais
National literacy policy
Cultural studies
Literacy
Política Nacional de Alfabetización
Estudios culturales
Alfabetización
dc.subject.eng.fl_str_mv National literacy policy
Cultural studies
Literacy
dc.subject.spa.fl_str_mv Política Nacional de Alfabetización
Estudios culturales
Alfabetización
description Historicamente, a alfabetização mobiliza debates por parte de gestores públicos e estudiosos da área devido às dificuldades enfrentadas pelas crianças matriculadas neste ciclo para apropriarem-se da leitura e da escrita. Neste sentido, gestores e pesquisadores voltados para o campo da educação buscam estratégias metodológicas, políticas e formativas para minimizarem os problemas relacionados a não aprendizagem. Diante deste cenário, esse estudo tem como tema os discursos de alfabetização presentes na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Assim, o objetivo principal foi analisar os discursos de alfabetização que estão balizados no Decreto nº 9.765, lançado no mês de abril de 2019 pelo Governo Federal. Mais especificamente buscou-se: identificar os discursos de alfabetização que balizam a Política Nacional de Alfabetização e observar como estes discursos estão representados nesta política. Para tanto, a proposta foi realizar uma análise do Decreto nº 9.765/2019, elaborado pela Secretaria de Alfabetização, vinculada ao Ministério da Educação. Para alcançar os objetivos formulados, metodologicamente foi adotada uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, efetivada mediante análise textual e do discurso presente no documento, na perspectiva dos Estudos Culturais. A partir do material estudado, constatou-se que a alfabetização no Brasil sofreu uma ruptura a partir de instauração do Decreto, uma vez que a PNA desconstrói o discurso instituído pelo Pró-letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e institui teorias e metodologias de ensino pautadas nos princípios da instrução fônica e na consciência fonêmica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-07T03:43:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265758
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-7199
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177829
identifier_str_mv 1982-7199
001177829
url http://hdl.handle.net/10183/265758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 17 (jan./dez. 2023), e5100011, p. 1-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265758/2/001177829.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265758/1/001177829.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b538726f691b7fac53b589e6cd51b93
616ac383cd68a3e4ca22e45f08195f14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100989562880