A contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazzola, Kelly
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200947
Resumo: A alfabetização é uma etapa importante na vida do ser humano, quando o estudante passa a compreender no sentido amplo o poder social da leitura e da escrita. É desejável que o profissional que atua no processo de alfabetizar seja dinâmico e utilize métodos e ferramentas inovadoras que possam ir ao encontro da curiosidade e do gosto pela aprendizagem. Integrar o uso do laboratório de informática nessa fase pode facilitar o processo de alfabetização de estudantes que apresentam dificuldades de leitura e escrita. Nesse contexto, esta pesquisa relata e analisa a utilização de softwares educativos em uma escola pública associados ao uso de outras atividades exploratórias de alfabetização, baseadas no método fonovisuarticulatório conhecido por método das boquinhas. O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de 10 (dez) estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental que se encontravam em processo de alfabetização, com idades entre 7 e 8 anos. A partir de uma avaliação diagnóstica inicial sustentada pelos estudos da autora Emília Ferreiro acerca das fases de alfabetização, , foi planejada uma sequência de ações: exploração de espelhos e de uma tabela de boquinhas dos articulemas e grafemas, associados com o emprego de softwares educativos diversos. A pesquisa expõe em cinco capítulos os benefícios e as dificuldades que foram encontradas em utilizar essas ferramentas, dialogando com alguns autores relevantes para a área, como Fulano e fulano de tal. São apresentadas as fases de alfabetização da Psicogênese da Língua Escrita, bem como a listagem dos softwares educativos utilizados e, por fim, as atividades realizadas nas aulas estão dispostas nos apêndices. A análise de dados mostra que os estudantes em curto espaço de tempo podem sim evoluir no processo de ensino-aprendizagem por meio das ferramentas digitais, e uma aula mais dinâmica e diferenciada pode refletir num aprendizado mais lúdico e significativo.
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O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de 10 (dez) estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental que se encontravam em processo de alfabetização, com idades entre 7 e 8 anos. A partir de uma avaliação diagnóstica inicial sustentada pelos estudos da autora Emília Ferreiro acerca das fases de alfabetização, , foi planejada uma sequência de ações: exploração de espelhos e de uma tabela de boquinhas dos articulemas e grafemas, associados com o emprego de softwares educativos diversos. A pesquisa expõe em cinco capítulos os benefícios e as dificuldades que foram encontradas em utilizar essas ferramentas, dialogando com alguns autores relevantes para a área, como Fulano e fulano de tal. São apresentadas as fases de alfabetização da Psicogênese da Língua Escrita, bem como a listagem dos softwares educativos utilizados e, por fim, as atividades realizadas nas aulas estão dispostas nos apêndices. A análise de dados mostra que os estudantes em curto espaço de tempo podem sim evoluir no processo de ensino-aprendizagem por meio das ferramentas digitais, e uma aula mais dinâmica e diferenciada pode refletir num aprendizado mais lúdico e significativo.Literacy is an important step in the life of the human being when the child begins to comprehend in the broad sense the social power of reading and writing. It is desirable that the professional that acts in the process of literacy be dynamic and use innovative methods and tools that can meet the curiosity and the taste for learning. Integrating the use of the computer lab in this phase can facilitate the process of literacy of children who have difficulties in reading and writing. In this context, this research reports and analyzes the exploration of educational software in a public school associated with the use of other exploratory literacy activities based on the phonovisuarticulatory method known by the mouthpiece method. The case study was developed with a group of 10 (ten) children of the 2nd year of elementary school who were in the process of literacy between the ages of 7 and 8 years. From an initial diagnostic evaluation supported by the literacy phases considering the studies of the author of Emília Ferreiro, a sequence of actions was planned, such as: exploration of mirrors and table of mouthpieces of the articules and graphemes associated with the exploration of diverse educational software. The research presents in chapters the benefits and difficulties encountered in using the educational software dialoguing with some authors. It presents the literacy phases of the Psychogenesis of the Written Language, as well as the list of educational software used, and finally, the activities carried out in the classes are set out in the appendices. Data analysis shows that students in a short time can evolve in the learning process through digital tools, and a more dynamic and differentiated lesson can reflect a more playful and meaningful learning.application/pdfporPsicogêneseAlfabetizaçãoDificuldades de aprendizagemPsicogênese da Língua EscritaEducational softwareLiteracyLearning difficultiesA contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de leitura e escritaThe contribution of educational software in the process of literacy of children with difficulties of reading and writing info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104295.pdf.txt001104295.pdf.txtExtracted Texttext/plain148770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200947/2/001104295.pdf.txtf0d7190b85db5c365b7bc728a073804aMD52ORIGINAL001104295.pdfTexto completoapplication/pdf2594270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200947/1/001104295.pdf1c6e7eaf76b59cc1def3ef772623db34MD5110183/2009472019-10-24 03:49:34.739311oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-24T06:49:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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