Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Rômulo Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Collares, Darli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173927
Resumo: Este artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade.
id UFRGS-2_a1755f3441d7ec183b147886464d7ea9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173927
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling França, Rômulo MartinsReategui, Eliseo BerniCollares, Darli2018-03-27T02:31:32Z20161984-4751http://hdl.handle.net/10183/173927001061280Este artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade.application/pdfporRevista Tecnologias na Educação. Viçosa. Vol. 8, n. 14 (jul. 2016), p. 1-11Ambiente de aprendizagemEngajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061280.pdf001061280.pdfTexto completoapplication/pdf167630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/1/001061280.pdf928c6fec6ecf23c3d9ac7b84bed68c73MD51TEXT001061280.pdf.txt001061280.pdf.txtExtracted Texttext/plain25273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/2/001061280.pdf.txt29af8907912e11bf83ab6da73138a173MD52THUMBNAIL001061280.pdf.jpg001061280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/3/001061280.pdf.jpgc6187f67848e55258a68895c462b4207MD5310183/1739272018-10-17 07:36:46.733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173927Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:36:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
title Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
spellingShingle Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
França, Rômulo Martins
Ambiente de aprendizagem
title_short Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
title_full Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
title_fullStr Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
title_full_unstemmed Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
title_sort Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
author França, Rômulo Martins
author_facet França, Rômulo Martins
Reategui, Eliseo Berni
Collares, Darli
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
Collares, Darli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Rômulo Martins
Reategui, Eliseo Berni
Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
topic Ambiente de aprendizagem
description Este artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-27T02:31:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173927
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-4751
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061280
identifier_str_mv 1984-4751
001061280
url http://hdl.handle.net/10183/173927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Tecnologias na Educação. Viçosa. Vol. 8, n. 14 (jul. 2016), p. 1-11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/1/001061280.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/2/001061280.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/3/001061280.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 928c6fec6ecf23c3d9ac7b84bed68c73
29af8907912e11bf83ab6da73138a173
c6187f67848e55258a68895c462b4207
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790368318652416