Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173927 |
Resumo: | Este artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade. |
id |
UFRGS-2_a1755f3441d7ec183b147886464d7ea9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173927 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
França, Rômulo MartinsReategui, Eliseo BerniCollares, Darli2018-03-27T02:31:32Z20161984-4751http://hdl.handle.net/10183/173927001061280Este artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade.application/pdfporRevista Tecnologias na Educação. Viçosa. Vol. 8, n. 14 (jul. 2016), p. 1-11Ambiente de aprendizagemEngajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061280.pdf001061280.pdfTexto completoapplication/pdf167630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/1/001061280.pdf928c6fec6ecf23c3d9ac7b84bed68c73MD51TEXT001061280.pdf.txt001061280.pdf.txtExtracted Texttext/plain25273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/2/001061280.pdf.txt29af8907912e11bf83ab6da73138a173MD52THUMBNAIL001061280.pdf.jpg001061280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/3/001061280.pdf.jpgc6187f67848e55258a68895c462b4207MD5310183/1739272018-10-17 07:36:46.733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173927Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:36:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação |
title |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação |
spellingShingle |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação França, Rômulo Martins Ambiente de aprendizagem |
title_short |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação |
title_full |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação |
title_fullStr |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação |
title_full_unstemmed |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação |
title_sort |
Engajamento dos alunos para colaboração em um ambiente utilizando a aprendizagem baseada em projetos e a gamificação |
author |
França, Rômulo Martins |
author_facet |
França, Rômulo Martins Reategui, Eliseo Berni Collares, Darli |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Eliseo Berni Collares, Darli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Rômulo Martins Reategui, Eliseo Berni Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente de aprendizagem |
topic |
Ambiente de aprendizagem |
description |
Este artigo visa avaliar o engajamento dos alunos para colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizando a Aprendizagem baseada em Projetos e a Gamificação. A pesquisa foi realizada em uma turma dos alunos do curso de bacharelado de Administração da UFMA. Foi desenvolvido um plug-in de Aprendizagem baseada em Projetos (PBL-THC) e outros dois plug-ins (Fórum THC e Webportfólio THC) adaptados para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle com conceitos da aprendizagem ativa da Taxonomia de Habilidade de Conversação - THC. Um bloco de Ranking de Pontos e outro de Ranking de Experiência Colaborativa dos alunos foram desenvolvidos para contribuir com a Gamificação na sala virtual do ambiente. Os resultados alcançados demostram engajamento dos alunos na colaboração em uma atividade pautada na abordagem de Aprendizagem baseada em Projetos, em que cada um define a sua questão direcionadora de mais interesse. Além dos alunos apontarem as mecânicas de Gamificação, nível de experiência no ambiente e obtenção dos pontos, como duas das principais razões do seu engajamento para colaboração na atividade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-27T02:31:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173927 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-4751 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061280 |
identifier_str_mv |
1984-4751 001061280 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Tecnologias na Educação. Viçosa. Vol. 8, n. 14 (jul. 2016), p. 1-11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/1/001061280.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/2/001061280.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173927/3/001061280.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
928c6fec6ecf23c3d9ac7b84bed68c73 29af8907912e11bf83ab6da73138a173 c6187f67848e55258a68895c462b4207 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487371074764800 |