Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Joeli Andréia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101752
Resumo: A avaliação motora adaptada é fundamental para uma intervenção adequada, refletindo em resultados no desenvolvimento infantil. Para isso, é necessária que seja de forma lúdica, flexível e desafiadora mensurando de forma efetiva o desempenho motor de crianças com necessidades especiais. Nesta perspectiva o objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho motor de uma criança com mielomeningocele e síndrome de Asperger através de uma avaliação motora adaptada. O estudo de caso foi constituído de forma intencional e por conveniência, por uma criança com deficiência cognitiva (Síndrome de Asperger) e deficiência física (Mielomeningocele) de 12 anos de idade, inserida no Projeto Quero-Quero: Programa inclusivo de Educação pelos esportes, vinculado a ESEF-UFRGS, através de uma intervenção lúdica-inclusiva. Os instrumentos utilizados para a avaliação motora adaptada foram baseados no protocolos de Escala de Desenvolvimento Motor-(EDM) de Rosa Neto (2001) e do protocolo “Movement Assessment Battery for Children”– M-ABC (1992). A avaliação ocorreu de forma diagnóstica, processual e final. Os principais resultados foram: as adaptações dos materiais dos protocolos não considerando as idades recomendadas para cada teste, e a aluna obteve conquistas satisfatórias nas habilidades propostas durante o teste, bem como no período da intervenção. Conclui-se que o incentivo com materiais adaptados e estímulos diversificados beneficiam para uma melhor avaliação e aprendizagem da criança com necessidades especiais.
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