Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101752 |
Resumo: | A avaliação motora adaptada é fundamental para uma intervenção adequada, refletindo em resultados no desenvolvimento infantil. Para isso, é necessária que seja de forma lúdica, flexível e desafiadora mensurando de forma efetiva o desempenho motor de crianças com necessidades especiais. Nesta perspectiva o objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho motor de uma criança com mielomeningocele e síndrome de Asperger através de uma avaliação motora adaptada. O estudo de caso foi constituído de forma intencional e por conveniência, por uma criança com deficiência cognitiva (Síndrome de Asperger) e deficiência física (Mielomeningocele) de 12 anos de idade, inserida no Projeto Quero-Quero: Programa inclusivo de Educação pelos esportes, vinculado a ESEF-UFRGS, através de uma intervenção lúdica-inclusiva. Os instrumentos utilizados para a avaliação motora adaptada foram baseados no protocolos de Escala de Desenvolvimento Motor-(EDM) de Rosa Neto (2001) e do protocolo “Movement Assessment Battery for Children”– M-ABC (1992). A avaliação ocorreu de forma diagnóstica, processual e final. Os principais resultados foram: as adaptações dos materiais dos protocolos não considerando as idades recomendadas para cada teste, e a aluna obteve conquistas satisfatórias nas habilidades propostas durante o teste, bem como no período da intervenção. Conclui-se que o incentivo com materiais adaptados e estímulos diversificados beneficiam para uma melhor avaliação e aprendizagem da criança com necessidades especiais. |
id |
UFRGS-2_a1a1a079705b741434f63889fd59b480 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101752 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rockenbach, Joeli AndréiaBerleze, Adriana2014-08-23T02:16:24Z2014http://hdl.handle.net/10183/101752000933027A avaliação motora adaptada é fundamental para uma intervenção adequada, refletindo em resultados no desenvolvimento infantil. Para isso, é necessária que seja de forma lúdica, flexível e desafiadora mensurando de forma efetiva o desempenho motor de crianças com necessidades especiais. Nesta perspectiva o objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho motor de uma criança com mielomeningocele e síndrome de Asperger através de uma avaliação motora adaptada. O estudo de caso foi constituído de forma intencional e por conveniência, por uma criança com deficiência cognitiva (Síndrome de Asperger) e deficiência física (Mielomeningocele) de 12 anos de idade, inserida no Projeto Quero-Quero: Programa inclusivo de Educação pelos esportes, vinculado a ESEF-UFRGS, através de uma intervenção lúdica-inclusiva. Os instrumentos utilizados para a avaliação motora adaptada foram baseados no protocolos de Escala de Desenvolvimento Motor-(EDM) de Rosa Neto (2001) e do protocolo “Movement Assessment Battery for Children”– M-ABC (1992). A avaliação ocorreu de forma diagnóstica, processual e final. Os principais resultados foram: as adaptações dos materiais dos protocolos não considerando as idades recomendadas para cada teste, e a aluna obteve conquistas satisfatórias nas habilidades propostas durante o teste, bem como no período da intervenção. Conclui-se que o incentivo com materiais adaptados e estímulos diversificados beneficiam para uma melhor avaliação e aprendizagem da criança com necessidades especiais.The adapted motor evaluation is critical for appropriate action, reflecting on outcomes in child development. For this it is necessary to be a playful, flexible and challenging way of measuring effectively the special needs of children with motor performance. This perspective, the aim of this study was to evaluate the performance of a child with Asperger syndrome and mielomeningocele motor through an adapted motor assessment. The case study was set intentionally, and for convenience, for a child with cognitive disabilities (Asperger syndrome) and physical disability (Mielomeningocele) 12 years of age, entered the Project Quero-Quero: Inclusive Education Program for sports, bound to ESEF-UFRGS, through a playful-inclusive intervention. The instruments used for the adapted motor assessment were based on the protocols of Motor Development Scale (MDS) Rosa Neto (2001) and Protocol "Movement Assessment Battery for Children" - M-ABC (1992). The evaluation was diagnostic, procedural and final form. The main results were: the adaptations of the materials of protocols without considering the recommended ages for each test, and the student with satisfactory achievements in the proposals during the skills test as well as during the intervention. We conclude that the incentive with adapted materials and diverse stimuli benefit for better evaluation and learning of children with special needs.application/pdfporDesenvolvimento motorAprendizagem motoraPessoas com necessidades especiaisCriançasAdapted motor ratingSpecial needs childPlayful-inclusive interventionEstratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000933027.pdf000933027.pdfTexto completoapplication/pdf322340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101752/1/000933027.pdf46b4585d82f9040b99673ef4ca2e2f3dMD51TEXT000933027.pdf.txt000933027.pdf.txtExtracted Texttext/plain67542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101752/2/000933027.pdf.txtbf4408d187e06828d4d833fe19166e5eMD52THUMBNAIL000933027.pdf.jpg000933027.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101752/3/000933027.pdf.jpg6379549e64f1bb3e1accdc42d73a9dd3MD5310183/1017522018-10-22 09:26:11.797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101752Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:26:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência |
title |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência Rockenbach, Joeli Andréia Desenvolvimento motor Aprendizagem motora Pessoas com necessidades especiais Crianças Adapted motor rating Special needs child Playful-inclusive intervention |
title_short |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência |
title_full |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência |
title_sort |
Estratégias pedagógicas para uma avaliação motora adapatada : um relato de experiência |
author |
Rockenbach, Joeli Andréia |
author_facet |
Rockenbach, Joeli Andréia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rockenbach, Joeli Andréia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berleze, Adriana |
contributor_str_mv |
Berleze, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor Aprendizagem motora Pessoas com necessidades especiais Crianças |
topic |
Desenvolvimento motor Aprendizagem motora Pessoas com necessidades especiais Crianças Adapted motor rating Special needs child Playful-inclusive intervention |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adapted motor rating Special needs child Playful-inclusive intervention |
description |
A avaliação motora adaptada é fundamental para uma intervenção adequada, refletindo em resultados no desenvolvimento infantil. Para isso, é necessária que seja de forma lúdica, flexível e desafiadora mensurando de forma efetiva o desempenho motor de crianças com necessidades especiais. Nesta perspectiva o objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho motor de uma criança com mielomeningocele e síndrome de Asperger através de uma avaliação motora adaptada. O estudo de caso foi constituído de forma intencional e por conveniência, por uma criança com deficiência cognitiva (Síndrome de Asperger) e deficiência física (Mielomeningocele) de 12 anos de idade, inserida no Projeto Quero-Quero: Programa inclusivo de Educação pelos esportes, vinculado a ESEF-UFRGS, através de uma intervenção lúdica-inclusiva. Os instrumentos utilizados para a avaliação motora adaptada foram baseados no protocolos de Escala de Desenvolvimento Motor-(EDM) de Rosa Neto (2001) e do protocolo “Movement Assessment Battery for Children”– M-ABC (1992). A avaliação ocorreu de forma diagnóstica, processual e final. Os principais resultados foram: as adaptações dos materiais dos protocolos não considerando as idades recomendadas para cada teste, e a aluna obteve conquistas satisfatórias nas habilidades propostas durante o teste, bem como no período da intervenção. Conclui-se que o incentivo com materiais adaptados e estímulos diversificados beneficiam para uma melhor avaliação e aprendizagem da criança com necessidades especiais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-23T02:16:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101752 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000933027 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101752 |
identifier_str_mv |
000933027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101752/1/000933027.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101752/2/000933027.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101752/3/000933027.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46b4585d82f9040b99673ef4ca2e2f3d bf4408d187e06828d4d833fe19166e5e 6379549e64f1bb3e1accdc42d73a9dd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224469918777344 |