Clube do povo para todos : a percepção dos torcedores com deficiência visual sobre a comunicação organizacional do S.C. Internacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/281862 |
Resumo: | O estudo tem como temática a percepção dos torcedores com deficiência visual do S.C. Internacional sobre os recursos de acessibilidade utilizados na comunicação organizacional, tais como compatibilidade para acesso com softwares leitores de tela, presença de descrição de imagens, entre outros. O objetivo geral é identificar a percepção dos torcedores com deficiência visual sobre a acessibilidade na comunicação organizacional do S. C. Internacional, por meio do site e Instagram do clube. Esta pesquisa se qualifica como exploratória e qualitativa, na qual foram empregados os métodos de pesquisa bibliográfica, avaliação de acessibilidade automática e entrevistas. A partir da pesquisa bibliográfica é apresentado o contexto histórico social das pessoas com deficiência, seguido por definições de acessibilidade, com base em autores como Sassaki (1999; 2009) e Galvão Filho (2009), e exposição das legislações brasileiras que versam sobre o tema. Também são expostos os conceitos de comunicação organizacional, conforme Kunsch (2010; 2014; 2018), e acessibilidade comunicacional. Fundamentando-se nos dados levantados e nas entrevistas realizadas foi possível analisar a percepção dos torcedores sobre a acessibilidade, para pessoas cegas ou com baixa visão, no site e Instagram do S. C. Internacional. O resultado geral do estudo indicou que os torcedores percebem de forma desfavorável a acessibilidade na comunicação do clube e constatam que o Internacional não se preocupa em comunicar e atingi-los, assim como não está preparado para lidar com esses indivíduos. Portanto, foi possível concluir que a falta de acessibilidade impacta na aproximação dos torcedores com deficiência visual com os canais oficiais do clube e, consequentemente, a comunicação organizacional não atinge todos os públicos da organização. |
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Couto, Gabriela da RochaPereira, Ana Cristina CyprianoSoares, Mariana Baierle2024-12-03T06:51:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/281862001215815O estudo tem como temática a percepção dos torcedores com deficiência visual do S.C. Internacional sobre os recursos de acessibilidade utilizados na comunicação organizacional, tais como compatibilidade para acesso com softwares leitores de tela, presença de descrição de imagens, entre outros. O objetivo geral é identificar a percepção dos torcedores com deficiência visual sobre a acessibilidade na comunicação organizacional do S. C. Internacional, por meio do site e Instagram do clube. Esta pesquisa se qualifica como exploratória e qualitativa, na qual foram empregados os métodos de pesquisa bibliográfica, avaliação de acessibilidade automática e entrevistas. A partir da pesquisa bibliográfica é apresentado o contexto histórico social das pessoas com deficiência, seguido por definições de acessibilidade, com base em autores como Sassaki (1999; 2009) e Galvão Filho (2009), e exposição das legislações brasileiras que versam sobre o tema. Também são expostos os conceitos de comunicação organizacional, conforme Kunsch (2010; 2014; 2018), e acessibilidade comunicacional. Fundamentando-se nos dados levantados e nas entrevistas realizadas foi possível analisar a percepção dos torcedores sobre a acessibilidade, para pessoas cegas ou com baixa visão, no site e Instagram do S. C. Internacional. O resultado geral do estudo indicou que os torcedores percebem de forma desfavorável a acessibilidade na comunicação do clube e constatam que o Internacional não se preocupa em comunicar e atingi-los, assim como não está preparado para lidar com esses indivíduos. Portanto, foi possível concluir que a falta de acessibilidade impacta na aproximação dos torcedores com deficiência visual com os canais oficiais do clube e, consequentemente, a comunicação organizacional não atinge todos os públicos da organização.The theme of this study is the perception of visually impaired fans of S.C. Internacional regarding the accessibility resources used in organizational communication, such as compatibility for access with screen reader software, presence of image description, among others. The general objective is to identify the perception of visually impaired fans about accessibility in S.C. Internacional's organizational communication through the club's website and Instagram. This research is exploratory and qualitative, using bibliographical research, automatic accessibility evaluation and interviews. Based on the bibliographical research, the social historical context of people with disabilities is presented, followed by definitions of accessibility,based on authors such as Sassaki (1999; 2009) and Galvão Filho (2009), and Brazilian legislation on the subject. As well as the concepts of organizational communication, according to Kunsch (2010; 2014; 2018), and communicational accessibility. From the data collected and the interviews conducted, it was possible to analyze fans' perceptions of accessibility, for people who are blind or have low vision, on the S. C. Internacional website and Instagram. The overall results of the study indicated that fans perceive the accessibility in the club's communication unfavorably,and that Internacional is not concerned with communicating and reaching them, nor is it prepared to deal with these individuals. Therefore, it was possible to conclude that the lack of accessibility has an impact on bringing fans with visual disability closer to the club's official channels and, consequently, organizational communication does not reach all of the organization's audiences.application/pdfporSport Club InternacionalComunicação organizacionalAcessibilidadeAccessibilityOrganizational communicationAccessible communicationVisual disabilityClube do povo para todos : a percepção dos torcedores com deficiência visual sobre a comunicação organizacional do S.C. Internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001215815.pdf.txt001215815.pdf.txtExtracted Texttext/plain153414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/281862/2/001215815.pdf.txte309b0b1a4eb12899ef4305d843ff90eMD52ORIGINAL001215815.pdfTexto completoapplication/pdf9846940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/281862/1/001215815.pdf4426829f4bc6d756f0cccaedb32bd971MD5110183/2818622024-12-04 07:54:21.927768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/281862Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-12-04T09:54:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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