Clube do povo para todos : a percepção dos torcedores com deficiência visual sobre a comunicação organizacional do S.C. Internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Gabriela da Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/281862
Resumo: O estudo tem como temática a percepção dos torcedores com deficiência visual do S.C. Internacional sobre os recursos de acessibilidade utilizados na comunicação organizacional, tais como compatibilidade para acesso com softwares leitores de tela, presença de descrição de imagens, entre outros. O objetivo geral é identificar a percepção dos torcedores com deficiência visual sobre a acessibilidade na comunicação organizacional do S. C. Internacional, por meio do site e Instagram do clube. Esta pesquisa se qualifica como exploratória e qualitativa, na qual foram empregados os métodos de pesquisa bibliográfica, avaliação de acessibilidade automática e entrevistas. A partir da pesquisa bibliográfica é apresentado o contexto histórico social das pessoas com deficiência, seguido por definições de acessibilidade, com base em autores como Sassaki (1999; 2009) e Galvão Filho (2009), e exposição das legislações brasileiras que versam sobre o tema. Também são expostos os conceitos de comunicação organizacional, conforme Kunsch (2010; 2014; 2018), e acessibilidade comunicacional. Fundamentando-se nos dados levantados e nas entrevistas realizadas foi possível analisar a percepção dos torcedores sobre a acessibilidade, para pessoas cegas ou com baixa visão, no site e Instagram do S. C. Internacional. O resultado geral do estudo indicou que os torcedores percebem de forma desfavorável a acessibilidade na comunicação do clube e constatam que o Internacional não se preocupa em comunicar e atingi-los, assim como não está preparado para lidar com esses indivíduos. Portanto, foi possível concluir que a falta de acessibilidade impacta na aproximação dos torcedores com deficiência visual com os canais oficiais do clube e, consequentemente, a comunicação organizacional não atinge todos os públicos da organização.
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