Ensino da geografia : espacialidades e neurociência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Kinsey Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196482
Resumo: Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente na formação de sujeitos professores. Nesta viagem, nos propomos a investigar a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genética e Neurociência. Não fornecemos um roteiro definitivo, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do sujeito professor de Geografia, dotada de sentido, nestes, que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente.
id UFRGS-2_a1ca089bea9ca356f7a653971d46cd8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196482
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Kinsey SantosCastrogiovanni, Antonio Carlos2019-07-02T02:36:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/196482001096590Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente na formação de sujeitos professores. Nesta viagem, nos propomos a investigar a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genética e Neurociência. Não fornecemos um roteiro definitivo, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do sujeito professor de Geografia, dotada de sentido, nestes, que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente.In this chapter, we make a brief journey through the universe that is in our mind, we move through Geographic Space, Geography teaching, Genetic Epistemology and Cognitive Neurosciences. Initially, we sought to raise concerns related to the (Sub) Geographical Space School and the Geography Teaching. Next, with the help of Edgar Morin’s Paradigm of Complexity, we travel to the galaxy of Neurosciences analyzing how it can contribute, or not, in teaching practice in the formation of Teaching Subjects. In this trip we propose to investigate the need of a work that reflects on the practices of Teaching Geography from the approach of the studies in Genetic Epistemology and Neurosciences. We do not provide a definite script, however, we seek to present a possibility of Epistemology of the Subject Professor of Geography endowed with sense in these that seem to be infinite universes: space and the mind.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 33-48Prática de ensinoGeografiaNeurociênciasRepresentação socialComplexidadeGeography teachingNeurosciencesComplexitySocial representationGeographical spaceEnsino da geografia : espacialidades e neurociênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096590.pdf.txt001096590.pdf.txtExtracted Texttext/plain43090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/2/001096590.pdf.txt6bb17e99b0a7b98955dd9b26ef3fc08cMD52ORIGINAL001096590.pdfCapítuloapplication/pdf192716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/1/001096590.pdfc79f8d45c08b35e2fa519f24810a6203MD5110183/1964822023-01-05 06:03:48.506841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:03:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
title Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
spellingShingle Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
Pinto, Kinsey Santos
Prática de ensino
Geografia
Neurociências
Representação social
Complexidade
Geography teaching
Neurosciences
Complexity
Social representation
Geographical space
title_short Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
title_full Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
title_fullStr Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
title_full_unstemmed Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
title_sort Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
author Pinto, Kinsey Santos
author_facet Pinto, Kinsey Santos
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Kinsey Santos
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Geografia
Neurociências
Representação social
Complexidade
topic Prática de ensino
Geografia
Neurociências
Representação social
Complexidade
Geography teaching
Neurosciences
Complexity
Social representation
Geographical space
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Neurosciences
Complexity
Social representation
Geographical space
description Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente na formação de sujeitos professores. Nesta viagem, nos propomos a investigar a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genética e Neurociência. Não fornecemos um roteiro definitivo, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do sujeito professor de Geografia, dotada de sentido, nestes, que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T02:36:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196482
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096590
url http://hdl.handle.net/10183/196482
identifier_str_mv 001096590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 33-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/2/001096590.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/1/001096590.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bb17e99b0a7b98955dd9b26ef3fc08c
c79f8d45c08b35e2fa519f24810a6203
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970281418752