Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196482 |
Resumo: | Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente na formação de sujeitos professores. Nesta viagem, nos propomos a investigar a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genética e Neurociência. Não fornecemos um roteiro definitivo, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do sujeito professor de Geografia, dotada de sentido, nestes, que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente. |
id |
UFRGS-2_a1ca089bea9ca356f7a653971d46cd8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196482 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Kinsey SantosCastrogiovanni, Antonio Carlos2019-07-02T02:36:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/196482001096590Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente na formação de sujeitos professores. Nesta viagem, nos propomos a investigar a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genética e Neurociência. Não fornecemos um roteiro definitivo, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do sujeito professor de Geografia, dotada de sentido, nestes, que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente.In this chapter, we make a brief journey through the universe that is in our mind, we move through Geographic Space, Geography teaching, Genetic Epistemology and Cognitive Neurosciences. Initially, we sought to raise concerns related to the (Sub) Geographical Space School and the Geography Teaching. Next, with the help of Edgar Morin’s Paradigm of Complexity, we travel to the galaxy of Neurosciences analyzing how it can contribute, or not, in teaching practice in the formation of Teaching Subjects. In this trip we propose to investigate the need of a work that reflects on the practices of Teaching Geography from the approach of the studies in Genetic Epistemology and Neurosciences. We do not provide a definite script, however, we seek to present a possibility of Epistemology of the Subject Professor of Geography endowed with sense in these that seem to be infinite universes: space and the mind.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 33-48Prática de ensinoGeografiaNeurociênciasRepresentação socialComplexidadeGeography teachingNeurosciencesComplexitySocial representationGeographical spaceEnsino da geografia : espacialidades e neurociênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096590.pdf.txt001096590.pdf.txtExtracted Texttext/plain43090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/2/001096590.pdf.txt6bb17e99b0a7b98955dd9b26ef3fc08cMD52ORIGINAL001096590.pdfCapítuloapplication/pdf192716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/1/001096590.pdfc79f8d45c08b35e2fa519f24810a6203MD5110183/1964822023-01-05 06:03:48.506841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:03:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência |
title |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência |
spellingShingle |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência Pinto, Kinsey Santos Prática de ensino Geografia Neurociências Representação social Complexidade Geography teaching Neurosciences Complexity Social representation Geographical space |
title_short |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência |
title_full |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência |
title_fullStr |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência |
title_full_unstemmed |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência |
title_sort |
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência |
author |
Pinto, Kinsey Santos |
author_facet |
Pinto, Kinsey Santos Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Kinsey Santos Castrogiovanni, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Geografia Neurociências Representação social Complexidade |
topic |
Prática de ensino Geografia Neurociências Representação social Complexidade Geography teaching Neurosciences Complexity Social representation Geographical space |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography teaching Neurosciences Complexity Social representation Geographical space |
description |
Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente na formação de sujeitos professores. Nesta viagem, nos propomos a investigar a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genética e Neurociência. Não fornecemos um roteiro definitivo, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do sujeito professor de Geografia, dotada de sentido, nestes, que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-02T02:36:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196482 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096590 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196482 |
identifier_str_mv |
001096590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 33-48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/2/001096590.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196482/1/001096590.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6bb17e99b0a7b98955dd9b26ef3fc08c c79f8d45c08b35e2fa519f24810a6203 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224970281418752 |