Aulas diferentes fazem diferença no aprendizado dos(as) alunos(as)?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35322 |
Resumo: | Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias, observa-se que o ensino de Ciências e Biologia permanece, na maioria dos casos, ainda restrito às aulas expositivas com mínima participação dos(as) alunos(as). Muitas vezes, a falta de motivação e interesse pelas aulas, apresentada por parte dos(as) estudantes, pode estar relacionada à complexidade dos conteúdos. Mas ela também pode estar diretamente associada à prática pedagógica adotada pelo(a) educador(a). Portanto, acredita-se ser necessário procurar maneiras diferenciadas de abordar os conteúdos em sala de aula, adotando estratégias e recursos que podem possibilitar maiores oportunidades para a construção de conhecimentos pelos(as) estudantes. O presente trabalho procurou, através da analise dos conteúdos dos Relatórios Finais dos estágios em Ciências e Biologia, encontrar indicadores ou evidencias de uma melhora no processo de aprendizagem dos conteúdos escolares das Ciências Naturais pelos(as) alunos(as) das turmas das escolas onde foram realizados os estágios que tiveram os relatórios examinados. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre diferentes modalidades e recursos didáticos, passíveis de serem utilizados durante a realização das aulas, apontando suas contribuições pedagógicas como possíveis facilitadores de aprendizagens significativas. Embora algumas dificuldades possam se apresentar no momento da escolha das aulas e atividades a serem realizadas, os benefícios promovidos por práticas pedagógicas diferenciadas superam esses obstáculos. |
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