As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69861 |
Resumo: | O presente estudo é fruto das inquietações e dificuldades surgidas durante a prática educativa no interior da sala de aula comum com alunos com necessidades educativas especiais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Tem como objetivo identificar, conhecer e interpretar algumas concepções de educação especial e inclusão escolar de professores que atuam na educação infantil e no I ciclo de uma escola comum da RME de Porto Alegre no período de maio a julho de 2012. A pesquisa utiliza a analise de questionários para conhecer algumas das concepções dos professores sobre educação especial e inclusão escolar. Compreender as concepções de educação especial e inclusão escolar dos professores da educação infantil e do I ciclo que atendem alunos com necessidades educativas especiais em sala de aula comum possibilitou identificar que os professores possuem algumas noções básicas e gerais sobre esses assuntos e que acreditam que somente os profissionais especializados podem atender e ensinar os alunos com necessidades educativas especiais. Esta breve pesquisa além de auxiliar na compreensão das concepções dos professores possibilita através destes dados começar a pensar em estratégias de formação com e para os professores no interior das escolas da RME, buscando dar conta de uma inclusão efetiva e de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula comum da RME de Porto Alegre. |
id |
UFRGS-2_a22d40b466ec3a6cc96b0e0bb8cbdc69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69861 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedroso, Sonia Regina SilvaTezzari, Mauren Lúcia2013-03-29T01:44:28Z2012http://hdl.handle.net/10183/69861000875101O presente estudo é fruto das inquietações e dificuldades surgidas durante a prática educativa no interior da sala de aula comum com alunos com necessidades educativas especiais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Tem como objetivo identificar, conhecer e interpretar algumas concepções de educação especial e inclusão escolar de professores que atuam na educação infantil e no I ciclo de uma escola comum da RME de Porto Alegre no período de maio a julho de 2012. A pesquisa utiliza a analise de questionários para conhecer algumas das concepções dos professores sobre educação especial e inclusão escolar. Compreender as concepções de educação especial e inclusão escolar dos professores da educação infantil e do I ciclo que atendem alunos com necessidades educativas especiais em sala de aula comum possibilitou identificar que os professores possuem algumas noções básicas e gerais sobre esses assuntos e que acreditam que somente os profissionais especializados podem atender e ensinar os alunos com necessidades educativas especiais. Esta breve pesquisa além de auxiliar na compreensão das concepções dos professores possibilita através destes dados começar a pensar em estratégias de formação com e para os professores no interior das escolas da RME, buscando dar conta de uma inclusão efetiva e de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula comum da RME de Porto Alegre.application/pdfporProfessorFormaçãoInclusão socialAs concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875101.pdf000875101.pdfTexto completoapplication/pdf178370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69861/1/000875101.pdf011995e819a7a3cc8db608505743346bMD51TEXT000875101.pdf.txt000875101.pdf.txtExtracted Texttext/plain58434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69861/2/000875101.pdf.txtd89ddfc52a0ca0805031d4c73c792118MD52THUMBNAIL000875101.pdf.jpg000875101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69861/3/000875101.pdf.jpg2fab51bfa715d5afd9d57802b755e366MD5310183/698612018-10-15 08:05:32.503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre |
spellingShingle |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre Pedroso, Sonia Regina Silva Professor Formação Inclusão social |
title_short |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_full |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_fullStr |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_sort |
As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre |
author |
Pedroso, Sonia Regina Silva |
author_facet |
Pedroso, Sonia Regina Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Sonia Regina Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tezzari, Mauren Lúcia |
contributor_str_mv |
Tezzari, Mauren Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Inclusão social |
topic |
Professor Formação Inclusão social |
description |
O presente estudo é fruto das inquietações e dificuldades surgidas durante a prática educativa no interior da sala de aula comum com alunos com necessidades educativas especiais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Tem como objetivo identificar, conhecer e interpretar algumas concepções de educação especial e inclusão escolar de professores que atuam na educação infantil e no I ciclo de uma escola comum da RME de Porto Alegre no período de maio a julho de 2012. A pesquisa utiliza a analise de questionários para conhecer algumas das concepções dos professores sobre educação especial e inclusão escolar. Compreender as concepções de educação especial e inclusão escolar dos professores da educação infantil e do I ciclo que atendem alunos com necessidades educativas especiais em sala de aula comum possibilitou identificar que os professores possuem algumas noções básicas e gerais sobre esses assuntos e que acreditam que somente os profissionais especializados podem atender e ensinar os alunos com necessidades educativas especiais. Esta breve pesquisa além de auxiliar na compreensão das concepções dos professores possibilita através destes dados começar a pensar em estratégias de formação com e para os professores no interior das escolas da RME, buscando dar conta de uma inclusão efetiva e de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula comum da RME de Porto Alegre. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-29T01:44:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69861 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875101 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69861 |
identifier_str_mv |
000875101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69861/1/000875101.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69861/2/000875101.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69861/3/000875101.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
011995e819a7a3cc8db608505743346b d89ddfc52a0ca0805031d4c73c792118 2fab51bfa715d5afd9d57802b755e366 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224442933673984 |