As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Sonia Regina Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69861
Resumo: O presente estudo é fruto das inquietações e dificuldades surgidas durante a prática educativa no interior da sala de aula comum com alunos com necessidades educativas especiais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Tem como objetivo identificar, conhecer e interpretar algumas concepções de educação especial e inclusão escolar de professores que atuam na educação infantil e no I ciclo de uma escola comum da RME de Porto Alegre no período de maio a julho de 2012. A pesquisa utiliza a analise de questionários para conhecer algumas das concepções dos professores sobre educação especial e inclusão escolar. Compreender as concepções de educação especial e inclusão escolar dos professores da educação infantil e do I ciclo que atendem alunos com necessidades educativas especiais em sala de aula comum possibilitou identificar que os professores possuem algumas noções básicas e gerais sobre esses assuntos e que acreditam que somente os profissionais especializados podem atender e ensinar os alunos com necessidades educativas especiais. Esta breve pesquisa além de auxiliar na compreensão das concepções dos professores possibilita através destes dados começar a pensar em estratégias de formação com e para os professores no interior das escolas da RME, buscando dar conta de uma inclusão efetiva e de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula comum da RME de Porto Alegre.
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