ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FORNO, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3539
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável.
id UNICESU -1_54e65a0c2bdb01dfab4bc7529bf9024b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3539
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIALEnsino colaborativoOrganização do ensinoInclusão escolarEste trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável.UniCesumar2019-12-11T18:46:43Z2019-12-11T18:46:43Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3539otherBARBOSA, Magda Ribeiro de FrançaFORNO, Letícia Fleig Dalreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:34Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:40.038Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
spellingShingle ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Ensino colaborativo
Organização do ensino
Inclusão escolar
title_short ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_fullStr ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full_unstemmed ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_sort ENSINO COLABORATIVO: A INCLUSÃO ESCOLAR E A PARCERIA ENTRE PROFESSOR DO ENSINO COMUM E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
author BARBOSA, Magda Ribeiro de França
author_facet BARBOSA, Magda Ribeiro de França
FORNO, Letícia Fleig Dal
author_role author
author2 FORNO, Letícia Fleig Dal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Magda Ribeiro de França
FORNO, Letícia Fleig Dal
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino colaborativo
Organização do ensino
Inclusão escolar
topic Ensino colaborativo
Organização do ensino
Inclusão escolar
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável.
description Este trabalho tem por objetivo apresentar a necessidade do ensino colaborativo, que se traduz em uma parceria entre o professor da educação especial e o professor do ensino comum, e assim oferecer subsídio teórico sobre o ensino colaborativo. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. A pesquisa é relevante uma vez que evidencia a necessidade da redefinição de papéis dos professores do ensino especial e comum, pontuando questões como: o planejamento conjunto, as especificidades do trabalho pedagógico em sala de aula, a partilha de conhecimentos, e demais ações no contexto educacional que poderão resultar em um novo modelo de atendimento à escolarização dos educandos público alvo da educação especial. Como resultado deste trabalho destaca- se o quanto, ainda, é preciso ser evidenciado os desafios e benefícios do ensino colaborativo à inclusão escolar e que este ensino se caracteriza como premissa necessária à inclusão responsável.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T18:46:43Z
2019-12-11T18:46:43Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3539
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3539
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948594348621824