Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Ari
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31579
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ensino médio. A observação originada na experiência de sala de aula registra que os alunos apresentam dificuldades em entender a metodologia de ensino utilizada pelos livros didáticos para a abordagem do referido conteúdo. Com base nessas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na utilização de materiais concretos existentes na escola. A atividade foi realizada com os alunos da amostra e os resultados se mostraram positivos quanto à aprendizagem de elementos e área dos sólidos geométricos.
id UFRGS-2_a24a6bee8b735abc1f5634d95dc62ab6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31579
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardi, AriBisognin, Cleber2011-09-02T06:02:02Z2011http://hdl.handle.net/10183/31579000782515Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ensino médio. A observação originada na experiência de sala de aula registra que os alunos apresentam dificuldades em entender a metodologia de ensino utilizada pelos livros didáticos para a abordagem do referido conteúdo. Com base nessas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na utilização de materiais concretos existentes na escola. A atividade foi realizada com os alunos da amostra e os resultados se mostraram positivos quanto à aprendizagem de elementos e área dos sólidos geométricos.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino médioEducação MatemáticaElementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782515.pdf000782515.pdfTexto completoapplication/pdf1288789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/1/000782515.pdfc2aa3ce91c05841638912211daafebd5MD51TEXT000782515.pdf.txt000782515.pdf.txtExtracted Texttext/plain75954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/2/000782515.pdf.txtf5783ff2d89493d2d5ab4535943223d9MD52THUMBNAIL000782515.pdf.jpg000782515.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/3/000782515.pdf.jpgfb3feec8d2654009160fcd1056263485MD5310183/315792018-10-22 09:14:59.667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31579Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
title Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
spellingShingle Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
Bernardi, Ari
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino médio
Educação Matemática
title_short Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
title_full Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
title_fullStr Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
title_sort Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
author Bernardi, Ari
author_facet Bernardi, Ari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Ari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bisognin, Cleber
contributor_str_mv Bisognin, Cleber
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino médio
Educação Matemática
topic Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino médio
Educação Matemática
description Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ensino médio. A observação originada na experiência de sala de aula registra que os alunos apresentam dificuldades em entender a metodologia de ensino utilizada pelos livros didáticos para a abordagem do referido conteúdo. Com base nessas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na utilização de materiais concretos existentes na escola. A atividade foi realizada com os alunos da amostra e os resultados se mostraram positivos quanto à aprendizagem de elementos e área dos sólidos geométricos.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31579
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782515
url http://hdl.handle.net/10183/31579
identifier_str_mv 000782515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/1/000782515.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/2/000782515.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/3/000782515.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c2aa3ce91c05841638912211daafebd5
f5783ff2d89493d2d5ab4535943223d9
fb3feec8d2654009160fcd1056263485
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062374776832