Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31579 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ensino médio. A observação originada na experiência de sala de aula registra que os alunos apresentam dificuldades em entender a metodologia de ensino utilizada pelos livros didáticos para a abordagem do referido conteúdo. Com base nessas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na utilização de materiais concretos existentes na escola. A atividade foi realizada com os alunos da amostra e os resultados se mostraram positivos quanto à aprendizagem de elementos e área dos sólidos geométricos. |
id |
UFRGS-2_a24a6bee8b735abc1f5634d95dc62ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31579 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernardi, AriBisognin, Cleber2011-09-02T06:02:02Z2011http://hdl.handle.net/10183/31579000782515Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ensino médio. A observação originada na experiência de sala de aula registra que os alunos apresentam dificuldades em entender a metodologia de ensino utilizada pelos livros didáticos para a abordagem do referido conteúdo. Com base nessas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na utilização de materiais concretos existentes na escola. A atividade foi realizada com os alunos da amostra e os resultados se mostraram positivos quanto à aprendizagem de elementos e área dos sólidos geométricos.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino médioEducação MatemáticaElementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782515.pdf000782515.pdfTexto completoapplication/pdf1288789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/1/000782515.pdfc2aa3ce91c05841638912211daafebd5MD51TEXT000782515.pdf.txt000782515.pdf.txtExtracted Texttext/plain75954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/2/000782515.pdf.txtf5783ff2d89493d2d5ab4535943223d9MD52THUMBNAIL000782515.pdf.jpg000782515.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/3/000782515.pdf.jpgfb3feec8d2654009160fcd1056263485MD5310183/315792018-10-22 09:14:59.667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31579Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio |
title |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio Bernardi, Ari Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino médio Educação Matemática |
title_short |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio |
title_full |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio |
title_sort |
Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio |
author |
Bernardi, Ari |
author_facet |
Bernardi, Ari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardi, Ari |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Cleber |
contributor_str_mv |
Bisognin, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino médio Educação Matemática |
topic |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino médio Educação Matemática |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ensino médio. A observação originada na experiência de sala de aula registra que os alunos apresentam dificuldades em entender a metodologia de ensino utilizada pelos livros didáticos para a abordagem do referido conteúdo. Com base nessas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na utilização de materiais concretos existentes na escola. A atividade foi realizada com os alunos da amostra e os resultados se mostraram positivos quanto à aprendizagem de elementos e área dos sólidos geométricos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31579 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782515 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31579 |
identifier_str_mv |
000782515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/1/000782515.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/2/000782515.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31579/3/000782515.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c2aa3ce91c05841638912211daafebd5 f5783ff2d89493d2d5ab4535943223d9 fb3feec8d2654009160fcd1056263485 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062374776832 |