Estudando a geometria de maneira mais significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31588 |
Resumo: | A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software). |
id |
UFRGS-2_a2657b4e9cfded0df38ddef7f23f8658 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31588 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guder, DeiseNotare, Márcia Rodrigues2011-09-02T06:02:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/31588000782630A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software).This monograph present a study about the teaching of Geometry and the developed of a pedagogical practic about this subjetc using as a model a Didactics Engineering with students of the 8th year of Junior High School. The choose of these topic was motivated by the fact that is possible to observe in our schools, in the differents levels of teaching, that students present disabled and wrong knowledges about the subjetc. We know that Geometry is in the most several daily situations, however, it is beeing forgetten at schools. So, this monograph tried, through research, identify the reasons that could had taken to this abandonment of Geometry. Furthermore, it searched to develop a didactic sequence richest and significative for the students, envolving some basic subjetc of this area, performing activities with concrete and ludic materials using digital media (videos and a software).application/pdfporGeometriaMídias digitaisMatemática : Ensino : AprendizagemEngenharia didáticaProfessor : Formação : MatemáticaGeometryTeachingDigital medias in educationDidactics engineeringEstudando a geometria de maneira mais significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782630.pdf000782630.pdfTexto completoapplication/pdf24723376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/1/000782630.pdf1933889412621025cf693916ad7e71bcMD51TEXT000782630.pdf.txt000782630.pdf.txtExtracted Texttext/plain115414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/2/000782630.pdf.txt7807cd3054e0ee2473588d3b1878dcb3MD52THUMBNAIL000782630.pdf.jpg000782630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/3/000782630.pdf.jpgb71be3a3f6542b536c41d703c4d2ccacMD5310183/315882023-12-25 04:25:11.857282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31588Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudando a geometria de maneira mais significativa |
title |
Estudando a geometria de maneira mais significativa |
spellingShingle |
Estudando a geometria de maneira mais significativa Guder, Deise Geometria Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática Geometry Teaching Digital medias in education Didactics engineering |
title_short |
Estudando a geometria de maneira mais significativa |
title_full |
Estudando a geometria de maneira mais significativa |
title_fullStr |
Estudando a geometria de maneira mais significativa |
title_full_unstemmed |
Estudando a geometria de maneira mais significativa |
title_sort |
Estudando a geometria de maneira mais significativa |
author |
Guder, Deise |
author_facet |
Guder, Deise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guder, Deise |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Mídias digitais Matemática : Ensino : Aprendizagem Engenharia didática Professor : Formação : Matemática Geometry Teaching Digital medias in education Didactics engineering |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geometry Teaching Digital medias in education Didactics engineering |
description |
A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software). |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31588 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782630 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31588 |
identifier_str_mv |
000782630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/1/000782630.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/2/000782630.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31588/3/000782630.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1933889412621025cf693916ad7e71bc 7807cd3054e0ee2473588d3b1878dcb3 b71be3a3f6542b536c41d703c4d2ccac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412996829184 |