Trajetória de um artista malabarista : pensando a formação circense em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gabriel Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157204
Resumo: A proposta desse estudo emerge da experiência do pesquisador no campo das artes circenses e da vontade de compreender os caminhos de formação do artista neste contexto. Enxergando a pluralidade de trajetórias no campo profissional dessa área, a pesquisa propõe um recorte: artistas malabaristas não oriundos de famílias circenses ou de circos itinerantes, no contexto da cidade de Porto Alegre. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é o de reconhecer os elementos que constituem a formação e o treinamento circense desses artistas, traçando uma rede de relações entre Circo, Dança e Educação Física. A abordagem metodológica parte de um estudo de caso descritivo do malabarista Ivar Mangoni, em diálogo com a trajetória do artista-pesquisador deste estudo, Gabriel Martins. Os materiais de coleta de informação utilizados foram a entrevista semi-estruturada e observações participantes, feitas em espaços de treinamento e ensaio. A partir desses dados, foram enumeradas duas categorias de análise, sendo elas: Trajetória/Formação e Concepções, abordando, assim, respectivamente, aspectos pedagógicos, teóricos e artísticos no campo do Circo. Sendo assim, o estudo mostrou-se relevante no que tange a importância e necessidade de registros e análise de trajetórias no campo circense, bem como contribuiu para a discussão e diálogo entre diferentes áreas de conhecimento.
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