A participação da comunidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151560 |
Resumo: | A participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação. |
id |
UFRGS-2_a2d92b7d431b804bddb37e8c2a541a15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151560 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wagner, Véra Lúcia SchwingelOliveira, Maria de Fátima de2017-02-11T02:25:36Z2015http://hdl.handle.net/10183/151560001001884A participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação.application/pdfporGestão democráticaProjeto pedagógicoParticipaçãoComunidade escolarEnsinoA participação da comunidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001884.pdf001001884.pdfTexto completoapplication/pdf451167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/1/001001884.pdf3cb4f7c48069f3a0d5bdcc70c237cb5aMD51TEXT001001884.pdf.txt001001884.pdf.txtExtracted Texttext/plain118634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/2/001001884.pdf.txt8e34c2d9b83327209a1c4f53ed63ebfbMD5210183/1515602017-02-12 02:22:11.106811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A participação da comunidade escolar |
title |
A participação da comunidade escolar |
spellingShingle |
A participação da comunidade escolar Wagner, Véra Lúcia Schwingel Gestão democrática Projeto pedagógico Participação Comunidade escolar Ensino |
title_short |
A participação da comunidade escolar |
title_full |
A participação da comunidade escolar |
title_fullStr |
A participação da comunidade escolar |
title_full_unstemmed |
A participação da comunidade escolar |
title_sort |
A participação da comunidade escolar |
author |
Wagner, Véra Lúcia Schwingel |
author_facet |
Wagner, Véra Lúcia Schwingel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Véra Lúcia Schwingel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria de Fátima de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria de Fátima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Projeto pedagógico Participação Comunidade escolar Ensino |
topic |
Gestão democrática Projeto pedagógico Participação Comunidade escolar Ensino |
description |
A participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:25:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151560 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001884 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151560 |
identifier_str_mv |
001001884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/1/001001884.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/2/001001884.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cb4f7c48069f3a0d5bdcc70c237cb5a 8e34c2d9b83327209a1c4f53ed63ebfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522930585600 |