A participação da comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Véra Lúcia Schwingel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151560
Resumo: A participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação.
id UFRGS-2_a2d92b7d431b804bddb37e8c2a541a15
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151560
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wagner, Véra Lúcia SchwingelOliveira, Maria de Fátima de2017-02-11T02:25:36Z2015http://hdl.handle.net/10183/151560001001884A participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação.application/pdfporGestão democráticaProjeto pedagógicoParticipaçãoComunidade escolarEnsinoA participação da comunidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001884.pdf001001884.pdfTexto completoapplication/pdf451167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/1/001001884.pdf3cb4f7c48069f3a0d5bdcc70c237cb5aMD51TEXT001001884.pdf.txt001001884.pdf.txtExtracted Texttext/plain118634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/2/001001884.pdf.txt8e34c2d9b83327209a1c4f53ed63ebfbMD5210183/1515602017-02-12 02:22:11.106811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação da comunidade escolar
title A participação da comunidade escolar
spellingShingle A participação da comunidade escolar
Wagner, Véra Lúcia Schwingel
Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade escolar
Ensino
title_short A participação da comunidade escolar
title_full A participação da comunidade escolar
title_fullStr A participação da comunidade escolar
title_full_unstemmed A participação da comunidade escolar
title_sort A participação da comunidade escolar
author Wagner, Véra Lúcia Schwingel
author_facet Wagner, Véra Lúcia Schwingel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Véra Lúcia Schwingel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria de Fátima de
contributor_str_mv Oliveira, Maria de Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade escolar
Ensino
topic Gestão democrática
Projeto pedagógico
Participação
Comunidade escolar
Ensino
description A participação da Comunidade Escolar é um dos fatores mais importantes para a concretização da escola que sonhamos, pois somente através da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, poderemos avançar nas discussões bem como traçar metas e planejar ações necessárias no ambiente escolar. Há urgência em promover a participação e o engajamento de todos os educadores, pais e alunos; estabelecendo um canal de diálogo entre escola e comunidade, pois somente através dessa parceria poderemos avançar nas discussões e transformar nossas escolas num espaço de participação e democracia. Através do presente trabalho, relato ações desenvolvidas no meu projeto de intervenção tendo como título: A participação da Comunidade Escolar, tendo objetivo geral: Analisar a participação da Comunidade Escolar, o trabalho também visa estudar a gestão democrática escolar, estudar sobre participação e seus aspectos legais e teóricos, criar espaços de diálogo entre comunidade escolar e os membros diretivos e articular ações que venham viabilizar a participação da comunidade escolar. Para desenvolver este projeto busquei embasamento teórico de alguns autores como: Danilo Gandin (2001), Victor Henrique Paro (1995, 2000, 2007), Ilma Veiga (1999, 2003), Celso Vasconcelos (1999), entre outros citados nas referências. O trabalho atende a proposta do curso Especialização em Gestão Escolar, onde o desafio é discutir ações relacionadas à gestão democrática, bem como avançar nas discussões relacionadas ao cotidiano escolar, usando como método de pesquisa, a pesquisa-ação, para levantar dados e analisar a realidade da comunidade escolar; bem como conhecer seu entorno. A Comunidade Escolar precisa avançar nas discussões e entender que a participação não pode estar somente ao ato de participar, é preciso discutir e traçar juntos novos caminhos, integrando-se a todas as ações propostas pela escola. Ao desenvolver o Projeto de Intervenção, as ações possibilitaram a aproximação escola e família, contribuindo com mudanças significativas em relação ao processo ensino e aprendizagem e em relação à participação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151560
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001884
url http://hdl.handle.net/10183/151560
identifier_str_mv 001001884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/1/001001884.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151560/2/001001884.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cb4f7c48069f3a0d5bdcc70c237cb5a
8e34c2d9b83327209a1c4f53ed63ebfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522930585600