Gestão democrática : revendo princípios e mecanismos de participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Silvia Adriana Goulart
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151621
Resumo: Este Trabalho de Conclusão vincula-se ao Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Escola Nacional de Gestores da Educação Básica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma análise das ações de um Projeto de Intervenção sobre as práticas indispensáveis para a promoção da permanência do aluno na escola e a participação da comunidade escolar. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre. O objetivo principal era aumentar a participação de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, melhorando o processo de ensino aprendizagem e o convívio no espaço escolar. Cury (2007), Paro (2011) e Veiga (2004) são alguns dos autores que contribuíram para as análises. A pesquisa de natureza qualitativa caracterizada como Pesquisa-Ação apresentou resultados que serviram para uma reflexão sobre a realidade que vive a escola em meio às dificuldades na estrutura organizacional. As ações tiveram início com um projeto de leitura com alunos do 1º ao 4º ano, no turno da tarde e um Projeto: Escola da paz: querendo a gente faz, com o turno da manhã. Também foi criada uma página para a escola em uma rede social como meio de comunicação com pais, alunos e professores. As ações proporcionaram um aumento significativo na participação dos alunos e pais.
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