Language learning, identity and globalization : learners of Brazilian Portuguese in England and learners of English and Spanish in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rottava, Lucia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Antônio Márcio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106744
Resumo: Este artigo busca compreender percepções relativas às línguas que os aprendizes estão estudando em dois contextos: Inglaterra e Brasil. A maioria dos aprendizes de português como língua adicional em contexto britânico são ingleses, embora haja distintos backgrounds linguísticos: chinês, francês, hebreu, italiano, polonês e espanhol. Quanto aos participantes brasileiros, são estudantes de inglês ou espanhol como língua estrangeira. Este estudo discute como características da identidade destes aprendizes e as razões por terem escolhido aprender a língua em questão impacta suas percepções sobre a aprendizagem de LE. As percepções dos aprendizes de português, língua adicional, são comparadas e contrastadas às dos brasileiros aprendendo inglês ou espanhol no Brasil. Os dados da pesquisa foram gerados por meio de uma versão adaptada do questionário BALLI, respondido por todos os aprendizes nos dois contextos, complementado por entrevista. Os resultados sugerem que os estudantes têm diferentes percepções sobre a aprendizagem de LE em virtude de distinto background linguístico, do contexto em que vivem, de interesses (profissional e pessoal), das oportunidades para interagir, dentre outras razões porque escolheram aprender cada língua.
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