A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheffler, Guilherme Luiz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37273
Resumo: Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.
id UFRGS-2_a7b11bd0a7f5e08c7ee3412d335697c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37273
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scheffler, Guilherme LuizDel Pino, Jose Claudio2012-03-01T01:20:37Z2011http://hdl.handle.net/10183/37273000818957Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.This work deals with the use of Vergnaud’s conceptual fields theory as a framework in chemistry classes. The main purpose was to evaluate the contributions of this theory in the radioactivity teaching. First of all, a conceptual map was created pointing out the main concepts to be approached. Sequentially, the main concepts were distributed in a didactic order. The student’s conceptual evolution was analyzed in three moments. This research was effectuated in a group of students coursing a technician level class in the radiology area, in the applied chemistry subject. This subject belongs to the second semester of the technician course and is considered essential to put in practice chemistry concepts in the next technical disciplines. The results showed the feasibility to identify operational invariants using this framework and to draw a conceptual evolution for some students corroborating with the conceptual profile change model.application/pdfporEnsino de quimicaRadioatividadeRadioactivityVergnaud’s conceptual fields theoryVergnaudConceptual evolutionA teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividadeVergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818957.pdf.txt000818957.pdf.txtExtracted Texttext/plain74898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/2/000818957.pdf.txta19609f25466a17e39a82b1a1a67dfa7MD52ORIGINAL000818957.pdf000818957.pdfTexto completoapplication/pdf823016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/1/000818957.pdf4509b5af186705f621c007f085bf67bdMD51THUMBNAIL000818957.pdf.jpg000818957.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/3/000818957.pdf.jpg0551a305befe6e77279839acf6464c5dMD5310183/372732018-10-10 07:57:12.979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:57:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Vergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching
title A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
spellingShingle A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
Scheffler, Guilherme Luiz
Ensino de quimica
Radioatividade
Radioactivity
Vergnaud’s conceptual fields theory
Vergnaud
Conceptual evolution
title_short A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
title_full A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
title_fullStr A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
title_full_unstemmed A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
title_sort A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
author Scheffler, Guilherme Luiz
author_facet Scheffler, Guilherme Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheffler, Guilherme Luiz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Radioatividade
topic Ensino de quimica
Radioatividade
Radioactivity
Vergnaud’s conceptual fields theory
Vergnaud
Conceptual evolution
dc.subject.eng.fl_str_mv Radioactivity
Vergnaud’s conceptual fields theory
Vergnaud
Conceptual evolution
description Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-01T01:20:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37273
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818957
url http://hdl.handle.net/10183/37273
identifier_str_mv 000818957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/2/000818957.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/1/000818957.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/3/000818957.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a19609f25466a17e39a82b1a1a67dfa7
4509b5af186705f621c007f085bf67bd
0551a305befe6e77279839acf6464c5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422932086784