Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Sabrina Fricke
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132816
Resumo: Esta pesquisa tem foco nos significados que os adolescentes que cumpriram medida socioeducativa na FASE e passaram pelo Programa de Educação pelo Trabalho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região têm a respeito da experiência do estágio em suas vidas. A partir da pesquisa de campo, que envolveu a observação participante, diálogos informais e entrevistas semiestruturadas, buscou-se trazer as narrativas desses adolescentes para compreender o seu ponto de vista acerca da experiência do estágio e outras questões como a reinserção social, o trabalho, a família e dos mundos pelos quais circulam. O referencial teórico segue os debates sobre o contexto atual das políticas de gestão da infância e da juventude no Brasil, que refletem as transformações que vem ocorrendo desde o início do século XX, com a passagem da figura do “menor em situação irregular” para o “sujeito de direitos”. Entretanto, os avanços legais vêm acompanhados de efeitos inesperados, como o crescimento do encarceramento e a prevalência das medidas socioeducativas mais rigorosas. A percepção de periculosidade do adolescente infrator acompanha o clamor social que justifica a maior repressão. Perceber como o discurso hegemônico é vivenciado no cotidiano daqueles que são sujeitos das políticas de atenção tem a pretensão de trazer as narrativas e compreender as experiências, estratégias e trajetórias desses atores, contribuindo para a compreensão de temas como o trabalho, a reinserção social e a educação na perspectiva dos próprios adolescentes, muitas vezes as vozes menos audíveis neste âmbito de intervenção e estudo.
id UFRGS-2_a41fada37ab6a0c51a0782bac93161e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Sabrina FrickeSchuch, Patrice2016-02-24T02:04:44Z2014http://hdl.handle.net/10183/132816000984148Esta pesquisa tem foco nos significados que os adolescentes que cumpriram medida socioeducativa na FASE e passaram pelo Programa de Educação pelo Trabalho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região têm a respeito da experiência do estágio em suas vidas. A partir da pesquisa de campo, que envolveu a observação participante, diálogos informais e entrevistas semiestruturadas, buscou-se trazer as narrativas desses adolescentes para compreender o seu ponto de vista acerca da experiência do estágio e outras questões como a reinserção social, o trabalho, a família e dos mundos pelos quais circulam. O referencial teórico segue os debates sobre o contexto atual das políticas de gestão da infância e da juventude no Brasil, que refletem as transformações que vem ocorrendo desde o início do século XX, com a passagem da figura do “menor em situação irregular” para o “sujeito de direitos”. Entretanto, os avanços legais vêm acompanhados de efeitos inesperados, como o crescimento do encarceramento e a prevalência das medidas socioeducativas mais rigorosas. A percepção de periculosidade do adolescente infrator acompanha o clamor social que justifica a maior repressão. Perceber como o discurso hegemônico é vivenciado no cotidiano daqueles que são sujeitos das políticas de atenção tem a pretensão de trazer as narrativas e compreender as experiências, estratégias e trajetórias desses atores, contribuindo para a compreensão de temas como o trabalho, a reinserção social e a educação na perspectiva dos próprios adolescentes, muitas vezes as vozes menos audíveis neste âmbito de intervenção e estudo.application/pdfporAdolescentesMedidas socioeducativasExperiências de vidaReinserção socialLinhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984148.pdf000984148.pdfTexto completoapplication/pdf871263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132816/1/000984148.pdf0bb17472856672dd33d4f8d96bd486ebMD51TEXT000984148.pdf.txt000984148.pdf.txtExtracted Texttext/plain267929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132816/2/000984148.pdf.txt9cef6c32f2f905340e922e8243854934MD52THUMBNAIL000984148.pdf.jpg000984148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132816/3/000984148.pdf.jpgc67c9e7104acc7078f09f8d215440d0fMD5310183/1328162018-10-26 09:45:29.802oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
title Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
spellingShingle Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
Duarte, Sabrina Fricke
Adolescentes
Medidas socioeducativas
Experiências de vida
Reinserção social
title_short Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
title_full Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
title_fullStr Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
title_full_unstemmed Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
title_sort Linhas de fuga, sujeitos e devires : o olhar dos jovens selecionados pelo sistema socioeducativo
author Duarte, Sabrina Fricke
author_facet Duarte, Sabrina Fricke
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Sabrina Fricke
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuch, Patrice
contributor_str_mv Schuch, Patrice
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Medidas socioeducativas
Experiências de vida
Reinserção social
topic Adolescentes
Medidas socioeducativas
Experiências de vida
Reinserção social
description Esta pesquisa tem foco nos significados que os adolescentes que cumpriram medida socioeducativa na FASE e passaram pelo Programa de Educação pelo Trabalho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região têm a respeito da experiência do estágio em suas vidas. A partir da pesquisa de campo, que envolveu a observação participante, diálogos informais e entrevistas semiestruturadas, buscou-se trazer as narrativas desses adolescentes para compreender o seu ponto de vista acerca da experiência do estágio e outras questões como a reinserção social, o trabalho, a família e dos mundos pelos quais circulam. O referencial teórico segue os debates sobre o contexto atual das políticas de gestão da infância e da juventude no Brasil, que refletem as transformações que vem ocorrendo desde o início do século XX, com a passagem da figura do “menor em situação irregular” para o “sujeito de direitos”. Entretanto, os avanços legais vêm acompanhados de efeitos inesperados, como o crescimento do encarceramento e a prevalência das medidas socioeducativas mais rigorosas. A percepção de periculosidade do adolescente infrator acompanha o clamor social que justifica a maior repressão. Perceber como o discurso hegemônico é vivenciado no cotidiano daqueles que são sujeitos das políticas de atenção tem a pretensão de trazer as narrativas e compreender as experiências, estratégias e trajetórias desses atores, contribuindo para a compreensão de temas como o trabalho, a reinserção social e a educação na perspectiva dos próprios adolescentes, muitas vezes as vozes menos audíveis neste âmbito de intervenção e estudo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-24T02:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132816
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984148
url http://hdl.handle.net/10183/132816
identifier_str_mv 000984148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132816/1/000984148.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132816/2/000984148.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132816/3/000984148.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bb17472856672dd33d4f8d96bd486eb
9cef6c32f2f905340e922e8243854934
c67c9e7104acc7078f09f8d215440d0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224498673876992