Terceira via e terceiro setor : aspectos jurídicos e consequências para a política educacional brasileira
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259942 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar as mudanças ocorridas no papel do Estado, no que se refere às redefinições entre o público e o privado e suas conseqüências para a democratização da educação no Brasil. As relações entre o público e o privado manifestam-se no período atual tanto no que se refere à alteração da propriedade (público não-estatal), quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, mas reorganiza os processos educacionais na lógica do mercado. Este texto vai destacar os aspectos jurídicos do terceiro setor em geral e em particular da parceria entre o sistema público de um município do Rio Grande do Sul com o Instituto Ayrton Senna. |
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Pires, Daniela de OliveiraPeroni, Vera Maria Vidal2023-07-04T03:51:15Z20101982-3207http://hdl.handle.net/10183/259942001169195Este artigo objetiva analisar as mudanças ocorridas no papel do Estado, no que se refere às redefinições entre o público e o privado e suas conseqüências para a democratização da educação no Brasil. As relações entre o público e o privado manifestam-se no período atual tanto no que se refere à alteração da propriedade (público não-estatal), quanto em relação ao que permanece na propriedade estatal, mas reorganiza os processos educacionais na lógica do mercado. Este texto vai destacar os aspectos jurídicos do terceiro setor em geral e em particular da parceria entre o sistema público de um município do Rio Grande do Sul com o Instituto Ayrton Senna.This article aims to analyze the changes in the state‟s role, with regard to the redefinitions between public and private, and their consequences for the democratization of education in Brazil. The relation between public and private are manifested in the current period both in terms of ownership changing (public non-state), and in relation to what remains in state ownership, but rearranges the educational processes in the market logic. This paper will highlight the legal aspects of third sector in general and in particular the partnership between the public system of a municipality of Rio Grande do Sul with the Instituto Ayrton Senna.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 3, n. 2 (2010), p. 56-73Relação público-privadoPolítica educacionalGestão democráticaThird wayPublic/private partnership in educationalPolicy educational democratic managementTerceira via e terceiro setor : aspectos jurídicos e consequências para a política educacional brasileiraThird way and third sector : legal and policy implications for educational brazilianinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169195.pdf.txt001169195.pdf.txtExtracted Texttext/plain47686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259942/2/001169195.pdf.txta2ee74980c05259bac0e4b5bfac37259MD52ORIGINAL001169195.pdfTexto completoapplication/pdf164425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259942/1/001169195.pdf13911e77290a5059c3001243a764a93dMD5110183/2599422023-07-05 03:49:21.333674oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259942Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:49:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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