As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peroni, Vera Maria Vidal
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232137
Resumo: Este trabalho apresenta uma parte do estudo acerca das mudanças, deste período particular do capitalismo e no papel do Estado, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado e algumas parcerias em educação que materializam esta proposta. Analisa a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela Terceira Via, de que o “culpado” pela crise é o Estado, e as estratégias que propõem o deslocamento da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade, e o que fica como propriedade do Estado adquire a orientação do mercado, considerada parâmetro de eficiência. Com a parceria público/privada e o fortalecimento do terceiro setor, o privado acaba influenciando ou definindo o público, não mais apenas na agenda, mas na execução das políticas, definindo o conteúdo e a gestão da educação.
id UFRGS-2_c407d28b886eb80c5d1dc48982a9fba1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232137
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peroni, Vera Maria Vidal2021-11-25T04:36:05Z20091980-9700http://hdl.handle.net/10183/232137000742141Este trabalho apresenta uma parte do estudo acerca das mudanças, deste período particular do capitalismo e no papel do Estado, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado e algumas parcerias em educação que materializam esta proposta. Analisa a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela Terceira Via, de que o “culpado” pela crise é o Estado, e as estratégias que propõem o deslocamento da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade, e o que fica como propriedade do Estado adquire a orientação do mercado, considerada parâmetro de eficiência. Com a parceria público/privada e o fortalecimento do terceiro setor, o privado acaba influenciando ou definindo o público, não mais apenas na agenda, mas na execução das políticas, definindo o conteúdo e a gestão da educação.This work presents part of a study of the changes taken place in this particular period of capitalism and in the role of State which redefine the border between public and private, and some partnerships in education that materialize this proposal. It analyzes the relationship between the neoliberal diagnosis – incorporated by the Third Way- that puts the “blame” of the crisis on the State, and the strategies that propose the displacement from State to society of the execution of social policies, adopting what remains as a property of the State the orientation of market, which is considered a parameter of efficiency. With the public/private partnership and the strengthening of the third sector, what is private ends up shaping or defining what is public, not only in the agenda, but also in the execution of policies, defining the contents and the management in education.Este trabajo presenta una parte del estudio sobre los cambios en este período particular del capitalismo y en el papel del Estado, que redefinen las fronteras entre lo público y lo privado y algunos acuerdos en educación que materializan esta propuesta. Analiza la relación entre el diagnóstico neoliberal, incorporado por la Tercera Vía, de que el Estado es el “culpable” por la crisis, y las estrategias que proponen el desplazamiento de la ejecución de las políticas sociales del Estado para la sociedad; lo que queda como propiedad del Estado adquiere por su parte la orientación del mercado, considerada parámetro de eficiencia. Con el acuerdo público/privado y el fortalecimiento del tercer sector, lo privado acaba influenciando o definiendo lo público, ya no más únicamente en la agenda, sino que también en la ejecución de las políticas, definiendo el contenido y la gestión de la educación.Palavras clave: tercera vía; acuerdo público/privado en la educación; políticas educacionales; gestión democrática; redefiniciones en el papel del estado.application/pdfporCadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2009), p. 139-160Desigualdade socialEnsino públicoEnsino privadoEstadoGestão democráticaPolítica educacionalThird wayPublic/private partnership in educationEducational policiesDemocratic managementRedefining the role of the stateTercera víaAcuerdo público/privado en la educaciónPolíticas educacionalesGestión democráticaRedefiniciones en el papel del estadoAs parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000742141.pdf.txt000742141.pdf.txtExtracted Texttext/plain46866http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232137/2/000742141.pdf.txt19bc90ae0d04d262147efe134252c081MD52ORIGINAL000742141.pdfTexto completoapplication/pdf208009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232137/1/000742141.pdf99af7dd90d6d81c4dbedb3362b4d239fMD5110183/2321372021-12-06 05:34:32.045703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
title As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
spellingShingle As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
Peroni, Vera Maria Vidal
Desigualdade social
Ensino público
Ensino privado
Estado
Gestão democrática
Política educacional
Third way
Public/private partnership in education
Educational policies
Democratic management
Redefining the role of the state
Tercera vía
Acuerdo público/privado en la educación
Políticas educacionales
Gestión democrática
Redefiniciones en el papel del estado
title_short As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
title_full As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
title_fullStr As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
title_full_unstemmed As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
title_sort As parcerias público-privadas na educação e as desigualdades sociais
author Peroni, Vera Maria Vidal
author_facet Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade social
Ensino público
Ensino privado
Estado
Gestão democrática
Política educacional
topic Desigualdade social
Ensino público
Ensino privado
Estado
Gestão democrática
Política educacional
Third way
Public/private partnership in education
Educational policies
Democratic management
Redefining the role of the state
Tercera vía
Acuerdo público/privado en la educación
Políticas educacionales
Gestión democrática
Redefiniciones en el papel del estado
dc.subject.eng.fl_str_mv Third way
Public/private partnership in education
Educational policies
Democratic management
Redefining the role of the state
dc.subject.spa.fl_str_mv Tercera vía
Acuerdo público/privado en la educación
Políticas educacionales
Gestión democrática
Redefiniciones en el papel del estado
description Este trabalho apresenta uma parte do estudo acerca das mudanças, deste período particular do capitalismo e no papel do Estado, que redefinem as fronteiras entre o público e o privado e algumas parcerias em educação que materializam esta proposta. Analisa a relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela Terceira Via, de que o “culpado” pela crise é o Estado, e as estratégias que propõem o deslocamento da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade, e o que fica como propriedade do Estado adquire a orientação do mercado, considerada parâmetro de eficiência. Com a parceria público/privada e o fortalecimento do terceiro setor, o privado acaba influenciando ou definindo o público, não mais apenas na agenda, mas na execução das políticas, definindo o conteúdo e a gestão da educação.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:36:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232137
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-9700
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000742141
identifier_str_mv 1980-9700
000742141
url http://hdl.handle.net/10183/232137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2009), p. 139-160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232137/2/000742141.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232137/1/000742141.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19bc90ae0d04d262147efe134252c081
99af7dd90d6d81c4dbedb3362b4d239f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043427983360