Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31925 |
Resumo: | A partir do contato com diferentes ideias e concepções sobre educação, trago a este Trabalho de Conclusão de Curso um pouco do que aprendi a respeito de ensino, aprendizado e métodos de ensino. As questões que me guiaram nesta produção referem-se à conexão entre explicação docente e aprendizado discente, à motivação discente em relação às práticas docentes, e a formas de ensino no cotidiano escolar. Comento neste texto sobre algumas práticas docentes vivenciadas por mim em parceria com meus colegas de graduação ao longo do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Por fim, sintetizo as idéias principais do trabalho, destacando a importância do contato com diferentes pontos de vista. |
id |
UFRGS-2_a47e6f231d148ded940d7e22b72c9289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31925 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pieretti, Karina SilveiraMoellwald, Francisco Egger2011-09-22T06:01:39Z2011http://hdl.handle.net/10183/31925000784066A partir do contato com diferentes ideias e concepções sobre educação, trago a este Trabalho de Conclusão de Curso um pouco do que aprendi a respeito de ensino, aprendizado e métodos de ensino. As questões que me guiaram nesta produção referem-se à conexão entre explicação docente e aprendizado discente, à motivação discente em relação às práticas docentes, e a formas de ensino no cotidiano escolar. Comento neste texto sobre algumas práticas docentes vivenciadas por mim em parceria com meus colegas de graduação ao longo do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Por fim, sintetizo as idéias principais do trabalho, destacando a importância do contato com diferentes pontos de vista.Since the contact with different ideas and concepts about education, I bring to this Course Conclusion’s Work a little of what I learned about teaching, learning and teaching methods. The questions that guided me in this production refers to the connection between teacher explanation and student learning, student motivation in relation to teaching practices, and ways of teaching in daily school life. In this work I comment about teaching practices experienced by me in conjunct with my graduation colleagues during the Degree in Mathematics, UFRGS. At last, summarize the main ideas of the work, highlighting the importance of contact with different points of view.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoEducação MatemáticaEducationTeachingLearningUma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784066.pdf.txt000784066.pdf.txtExtracted Texttext/plain79924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31925/2/000784066.pdf.txt9fb65a34d0f1bd0afdfa4766e2346263MD52ORIGINAL000784066.pdf000784066.pdfTexto completoapplication/pdf2106138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31925/1/000784066.pdfb97b2fe15f724509a4e1da24893a7a95MD51THUMBNAIL000784066.pdf.jpg000784066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31925/3/000784066.pdf.jpg7c250c9cd7d23bb3cf0b0d467677dfc9MD5310183/319252018-10-10 07:49:46.724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:49:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais |
title |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais |
spellingShingle |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais Pieretti, Karina Silveira Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação Matemática Education Teaching Learning |
title_short |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais |
title_full |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais |
title_fullStr |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais |
title_full_unstemmed |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais |
title_sort |
Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais |
author |
Pieretti, Karina Silveira |
author_facet |
Pieretti, Karina Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieretti, Karina Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação Matemática |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Educação Matemática Education Teaching Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Teaching Learning |
description |
A partir do contato com diferentes ideias e concepções sobre educação, trago a este Trabalho de Conclusão de Curso um pouco do que aprendi a respeito de ensino, aprendizado e métodos de ensino. As questões que me guiaram nesta produção referem-se à conexão entre explicação docente e aprendizado discente, à motivação discente em relação às práticas docentes, e a formas de ensino no cotidiano escolar. Comento neste texto sobre algumas práticas docentes vivenciadas por mim em parceria com meus colegas de graduação ao longo do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Por fim, sintetizo as idéias principais do trabalho, destacando a importância do contato com diferentes pontos de vista. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-22T06:01:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31925 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784066 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31925 |
identifier_str_mv |
000784066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31925/2/000784066.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31925/1/000784066.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31925/3/000784066.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fb65a34d0f1bd0afdfa4766e2346263 b97b2fe15f724509a4e1da24893a7a95 7c250c9cd7d23bb3cf0b0d467677dfc9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062605463552 |