Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Eduardo Chaves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251780
Resumo: A recente pandemia de COVID-19 resultou na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tal como a plataforma Moodle, em várias instituições de ensino para substituir as aulas presenciais e respeitar as restrições de isolamento social. Essa mudança gerou questionamentos a respeito da qualidade do ensino remoto e do engajamento dos estudantes com esses ambientes virtuais. Este trabalho apresenta uma ferramenta que processa dados de logs fornecidos pela plataforma Moodle e os apresenta em uma visualização interativa que permite identificar os comportamentos dos usuários com os diferentes recursos do Moodle e suas possíveis relações com o desempenho acadêmico. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário para usuários com experiência docente, com posto por questões sobre a apresentação e usabilidade da ferramenta. As respostas obtidas indicam que a ferramenta cumpre a proposta sendo útil na identificação de comportamentos dos estudantes e sua interação com o ambiente virtual de ensino.
id UFRGS-2_a4cafed9c9a4219f1cc757dba7379fe5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251780
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paim, Eduardo ChavesWives, Leandro KrugKühn, Ígor2022-11-25T04:45:36Z2022http://hdl.handle.net/10183/251780001153922A recente pandemia de COVID-19 resultou na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tal como a plataforma Moodle, em várias instituições de ensino para substituir as aulas presenciais e respeitar as restrições de isolamento social. Essa mudança gerou questionamentos a respeito da qualidade do ensino remoto e do engajamento dos estudantes com esses ambientes virtuais. Este trabalho apresenta uma ferramenta que processa dados de logs fornecidos pela plataforma Moodle e os apresenta em uma visualização interativa que permite identificar os comportamentos dos usuários com os diferentes recursos do Moodle e suas possíveis relações com o desempenho acadêmico. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário para usuários com experiência docente, com posto por questões sobre a apresentação e usabilidade da ferramenta. As respostas obtidas indicam que a ferramenta cumpre a proposta sendo útil na identificação de comportamentos dos estudantes e sua interação com o ambiente virtual de ensino.The recent COVID-19 pandemic resulted in an even wider adoption of virtual learn ing environments, shuch as the Moodle platform, by many educational institutions re quired to replace in-person classes and abide to social isolation guidelines. These changes raised concerns about the effectiveness of online learning and the commitment from stu dents. This work introduces a web tool that processes logs from the Moodle platform and presents it in an interactive graph-based visualization that helps to identify how users interact with the different online resources available and how these interactions interfere with their academic performance. To validate this tool a questionnaire with presentation and usability questions was given to users with previous teaching experience. Answers show that the tool delivers the proposed value and is useful to identify user behaviour in virtual learning environments.application/pdfporInformática na educaçãoCOVID-19Ambiente virtual de aprendizagemMoodleComputer ScienceUFRGSData VisualizationMachine LearningMoodleVirtual TeachingLearning EnvironmentFerramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente MoodleA Moodle tool for mining educational data info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2022Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153922.pdf.txt001153922.pdf.txtExtracted Texttext/plain78724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251780/2/001153922.pdf.txt31a2dd00ade59ec39a9cf140de4f6f1dMD52ORIGINAL001153922.pdfTexto completoapplication/pdf2256304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251780/1/001153922.pdf147b292d23ffcc999a9017f205b05482MD5110183/2517802022-11-26 05:59:10.166402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-26T07:59:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A Moodle tool for mining educational data
title Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
spellingShingle Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
Paim, Eduardo Chaves
Informática na educação
COVID-19
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Computer Science
UFRGS
Data Visualization
Machine Learning
Moodle
Virtual Teaching
Learning Environment
title_short Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
title_full Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
title_fullStr Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
title_full_unstemmed Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
title_sort Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
author Paim, Eduardo Chaves
author_facet Paim, Eduardo Chaves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Eduardo Chaves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wives, Leandro Krug
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Kühn, Ígor
contributor_str_mv Wives, Leandro Krug
Kühn, Ígor
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
COVID-19
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
topic Informática na educação
COVID-19
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Computer Science
UFRGS
Data Visualization
Machine Learning
Moodle
Virtual Teaching
Learning Environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer Science
UFRGS
Data Visualization
Machine Learning
Moodle
Virtual Teaching
Learning Environment
description A recente pandemia de COVID-19 resultou na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tal como a plataforma Moodle, em várias instituições de ensino para substituir as aulas presenciais e respeitar as restrições de isolamento social. Essa mudança gerou questionamentos a respeito da qualidade do ensino remoto e do engajamento dos estudantes com esses ambientes virtuais. Este trabalho apresenta uma ferramenta que processa dados de logs fornecidos pela plataforma Moodle e os apresenta em uma visualização interativa que permite identificar os comportamentos dos usuários com os diferentes recursos do Moodle e suas possíveis relações com o desempenho acadêmico. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário para usuários com experiência docente, com posto por questões sobre a apresentação e usabilidade da ferramenta. As respostas obtidas indicam que a ferramenta cumpre a proposta sendo útil na identificação de comportamentos dos estudantes e sua interação com o ambiente virtual de ensino.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-25T04:45:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251780
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153922
url http://hdl.handle.net/10183/251780
identifier_str_mv 001153922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251780/2/001153922.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251780/1/001153922.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31a2dd00ade59ec39a9cf140de4f6f1d
147b292d23ffcc999a9017f205b05482
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645056135168