Ferramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente Moodle
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251780 |
Resumo: | A recente pandemia de COVID-19 resultou na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tal como a plataforma Moodle, em várias instituições de ensino para substituir as aulas presenciais e respeitar as restrições de isolamento social. Essa mudança gerou questionamentos a respeito da qualidade do ensino remoto e do engajamento dos estudantes com esses ambientes virtuais. Este trabalho apresenta uma ferramenta que processa dados de logs fornecidos pela plataforma Moodle e os apresenta em uma visualização interativa que permite identificar os comportamentos dos usuários com os diferentes recursos do Moodle e suas possíveis relações com o desempenho acadêmico. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário para usuários com experiência docente, com posto por questões sobre a apresentação e usabilidade da ferramenta. As respostas obtidas indicam que a ferramenta cumpre a proposta sendo útil na identificação de comportamentos dos estudantes e sua interação com o ambiente virtual de ensino. |
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Paim, Eduardo ChavesWives, Leandro KrugKühn, Ígor2022-11-25T04:45:36Z2022http://hdl.handle.net/10183/251780001153922A recente pandemia de COVID-19 resultou na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tal como a plataforma Moodle, em várias instituições de ensino para substituir as aulas presenciais e respeitar as restrições de isolamento social. Essa mudança gerou questionamentos a respeito da qualidade do ensino remoto e do engajamento dos estudantes com esses ambientes virtuais. Este trabalho apresenta uma ferramenta que processa dados de logs fornecidos pela plataforma Moodle e os apresenta em uma visualização interativa que permite identificar os comportamentos dos usuários com os diferentes recursos do Moodle e suas possíveis relações com o desempenho acadêmico. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário para usuários com experiência docente, com posto por questões sobre a apresentação e usabilidade da ferramenta. As respostas obtidas indicam que a ferramenta cumpre a proposta sendo útil na identificação de comportamentos dos estudantes e sua interação com o ambiente virtual de ensino.The recent COVID-19 pandemic resulted in an even wider adoption of virtual learn ing environments, shuch as the Moodle platform, by many educational institutions re quired to replace in-person classes and abide to social isolation guidelines. These changes raised concerns about the effectiveness of online learning and the commitment from stu dents. This work introduces a web tool that processes logs from the Moodle platform and presents it in an interactive graph-based visualization that helps to identify how users interact with the different online resources available and how these interactions interfere with their academic performance. To validate this tool a questionnaire with presentation and usability questions was given to users with previous teaching experience. Answers show that the tool delivers the proposed value and is useful to identify user behaviour in virtual learning environments.application/pdfporInformática na educaçãoCOVID-19Ambiente virtual de aprendizagemMoodleComputer ScienceUFRGSData VisualizationMachine LearningMoodleVirtual TeachingLearning EnvironmentFerramenta para visualização de interações de estudantes em recursos do ambiente MoodleA Moodle tool for mining educational data info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPorto Alegre, BR-RS2022Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153922.pdf.txt001153922.pdf.txtExtracted Texttext/plain78724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251780/2/001153922.pdf.txt31a2dd00ade59ec39a9cf140de4f6f1dMD52ORIGINAL001153922.pdfTexto completoapplication/pdf2256304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251780/1/001153922.pdf147b292d23ffcc999a9017f205b05482MD5110183/2517802022-11-26 05:59:10.166402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251780Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-11-26T07:59:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A recente pandemia de COVID-19 resultou na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, tal como a plataforma Moodle, em várias instituições de ensino para substituir as aulas presenciais e respeitar as restrições de isolamento social. Essa mudança gerou questionamentos a respeito da qualidade do ensino remoto e do engajamento dos estudantes com esses ambientes virtuais. Este trabalho apresenta uma ferramenta que processa dados de logs fornecidos pela plataforma Moodle e os apresenta em uma visualização interativa que permite identificar os comportamentos dos usuários com os diferentes recursos do Moodle e suas possíveis relações com o desempenho acadêmico. Para validar a ferramenta foi aplicado um questionário para usuários com experiência docente, com posto por questões sobre a apresentação e usabilidade da ferramenta. As respostas obtidas indicam que a ferramenta cumpre a proposta sendo útil na identificação de comportamentos dos estudantes e sua interação com o ambiente virtual de ensino. |
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