Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolete, Priscila Cadorin
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cristiano, Marta Adriana da Silva, Santos, Aline Cristina dos, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262503
Resumo: Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.
id UFRGS-2_a4edde98650aa2dabf457d975660509a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262503
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nicolete, Priscila CadorinCristiano, Marta Adriana da SilvaSantos, Aline Cristina dosTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-07-21T03:29:14Z20211676-2592http://hdl.handle.net/10183/262503001171073Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.The increasingly innovative technological resources drive society to constant progress and pressure the construction of a new paradigm in the educational field. This article aims to bring up a reflection on the technological trends for the teaching and learning processes, as well as the trends and challenges that technological integration represents in Brazilian public basic education. Through a bibliographical research and documentary analysis contextualizes the importance of informatics in education. The results show that, although technological resources stimulate self-learning, critical posture, student insertion in the market, and agility in the teaching work, there is still a gap in performing activities involving computational thinking due to the challenges encountered.Los recursos tecnológicos cada vez más innovadores conducen a la sociedad al progreso constante y presionan la construcción de un nuevo paradigma en el campo educativo. Este artículo tiene como objetivo plantear una reflexión sobre las tendencias tecnológicas para los procesos de enseñanza y aprendizaje, así como las tendencias y desafíos que representa la integración tecnológica en la educación básica pública brasileña. Por medio de una investigación bibliográfica y análisis documental se contextualiza la importancia de la informática en la educación. Los resultados muestran que, a pesar de que los recursos tecnológicos estimulan el auto aprendizaje, la postura crítica, la inserción del estudiante en el mercado, y la agilidad en el trabajo docentes, todavía hay una laguna en la realización de actividades que involucran el pensamiento computacional debido a los desafíos encontrados.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 23, n. 3 (2021), p. 794-815Ensino e aprendizagemInformática na educaçãoEnsino a distânciaBasic educationPublic educationEducational technologyEducación básicaEducación públicaTecnología educativaInformática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafiosInformatics in brazilian public basic education : analysis of its importance, trends and challengesInformática educativa en la educación básica pública brasileña : análisis sobre su importancia, tendencias y desafíosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171073.pdf.txt001171073.pdf.txtExtracted Texttext/plain50715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/2/001171073.pdf.txta96766d426a2ae3d052e9de56b49b73fMD52ORIGINAL001171073.pdfTexto completoapplication/pdf433696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/1/001171073.pdf16c3d7ea8371cd7abc3a4dc6606d5a64MD5110183/2625032023-07-27 03:39:38.210672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262503Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-27T06:39:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Informatics in brazilian public basic education : analysis of its importance, trends and challenges
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Informática educativa en la educación básica pública brasileña : análisis sobre su importancia, tendencias y desafíos
title Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
spellingShingle Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
Nicolete, Priscila Cadorin
Ensino e aprendizagem
Informática na educação
Ensino a distância
Basic education
Public education
Educational technology
Educación básica
Educación pública
Tecnología educativa
title_short Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
title_full Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
title_fullStr Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
title_full_unstemmed Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
title_sort Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
author Nicolete, Priscila Cadorin
author_facet Nicolete, Priscila Cadorin
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Santos, Aline Cristina dos
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Cristiano, Marta Adriana da Silva
Santos, Aline Cristina dos
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolete, Priscila Cadorin
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Santos, Aline Cristina dos
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Informática na educação
Ensino a distância
topic Ensino e aprendizagem
Informática na educação
Ensino a distância
Basic education
Public education
Educational technology
Educación básica
Educación pública
Tecnología educativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic education
Public education
Educational technology
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación básica
Educación pública
Tecnología educativa
description Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-21T03:29:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262503
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171073
identifier_str_mv 1676-2592
001171073
url http://hdl.handle.net/10183/262503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 23, n. 3 (2021), p. 794-815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/2/001171073.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/1/001171073.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a96766d426a2ae3d052e9de56b49b73f
16c3d7ea8371cd7abc3a4dc6606d5a64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092778164224