Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262503 |
Resumo: | Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados. |
id |
UFRGS-2_a4edde98650aa2dabf457d975660509a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262503 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nicolete, Priscila CadorinCristiano, Marta Adriana da SilvaSantos, Aline Cristina dosTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-07-21T03:29:14Z20211676-2592http://hdl.handle.net/10183/262503001171073Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.The increasingly innovative technological resources drive society to constant progress and pressure the construction of a new paradigm in the educational field. This article aims to bring up a reflection on the technological trends for the teaching and learning processes, as well as the trends and challenges that technological integration represents in Brazilian public basic education. Through a bibliographical research and documentary analysis contextualizes the importance of informatics in education. The results show that, although technological resources stimulate self-learning, critical posture, student insertion in the market, and agility in the teaching work, there is still a gap in performing activities involving computational thinking due to the challenges encountered.Los recursos tecnológicos cada vez más innovadores conducen a la sociedad al progreso constante y presionan la construcción de un nuevo paradigma en el campo educativo. Este artículo tiene como objetivo plantear una reflexión sobre las tendencias tecnológicas para los procesos de enseñanza y aprendizaje, así como las tendencias y desafíos que representa la integración tecnológica en la educación básica pública brasileña. Por medio de una investigación bibliográfica y análisis documental se contextualiza la importancia de la informática en la educación. Los resultados muestran que, a pesar de que los recursos tecnológicos estimulan el auto aprendizaje, la postura crítica, la inserción del estudiante en el mercado, y la agilidad en el trabajo docentes, todavía hay una laguna en la realización de actividades que involucran el pensamiento computacional debido a los desafíos encontrados.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 23, n. 3 (2021), p. 794-815Ensino e aprendizagemInformática na educaçãoEnsino a distânciaBasic educationPublic educationEducational technologyEducación básicaEducación públicaTecnología educativaInformática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafiosInformatics in brazilian public basic education : analysis of its importance, trends and challengesInformática educativa en la educación básica pública brasileña : análisis sobre su importancia, tendencias y desafíosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171073.pdf.txt001171073.pdf.txtExtracted Texttext/plain50715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/2/001171073.pdf.txta96766d426a2ae3d052e9de56b49b73fMD52ORIGINAL001171073.pdfTexto completoapplication/pdf433696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/1/001171073.pdf16c3d7ea8371cd7abc3a4dc6606d5a64MD5110183/2625032023-07-27 03:39:38.210672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262503Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-27T06:39:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Informatics in brazilian public basic education : analysis of its importance, trends and challenges |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Informática educativa en la educación básica pública brasileña : análisis sobre su importancia, tendencias y desafíos |
title |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios |
spellingShingle |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios Nicolete, Priscila Cadorin Ensino e aprendizagem Informática na educação Ensino a distância Basic education Public education Educational technology Educación básica Educación pública Tecnología educativa |
title_short |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios |
title_full |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios |
title_fullStr |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios |
title_full_unstemmed |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios |
title_sort |
Informática na educação básica pública brasileira : análise sobre sua importância, tendências e desafios |
author |
Nicolete, Priscila Cadorin |
author_facet |
Nicolete, Priscila Cadorin Cristiano, Marta Adriana da Silva Santos, Aline Cristina dos Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Cristiano, Marta Adriana da Silva Santos, Aline Cristina dos Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolete, Priscila Cadorin Cristiano, Marta Adriana da Silva Santos, Aline Cristina dos Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Informática na educação Ensino a distância |
topic |
Ensino e aprendizagem Informática na educação Ensino a distância Basic education Public education Educational technology Educación básica Educación pública Tecnología educativa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Basic education Public education Educational technology |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación básica Educación pública Tecnología educativa |
description |
Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-21T03:29:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262503 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-2592 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171073 |
identifier_str_mv |
1676-2592 001171073 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 23, n. 3 (2021), p. 794-815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/2/001171073.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262503/1/001171073.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a96766d426a2ae3d052e9de56b49b73f 16c3d7ea8371cd7abc3a4dc6606d5a64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225092778164224 |