Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Carlos Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205772
Resumo: Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.a.
id UFRGS-2_a50b0bc5bbf912632224a16da1c96781
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205772
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcelo, Marcelo Caetano AlexandreFonseca, Carlos Ventura2020-02-13T04:21:31Z20191519-0919http://hdl.handle.net/10183/205772001108839Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.a.This article aimed at documentary qualitative research on the conclusion work of the Chemistry Teacher Education Course of the Federal University of Rio Grande do Sul present in the digital repository of this institution focusing on the educational models discussed in these. The texts of the works were interpreted based on content analysis, occurring two distinct categorizations: the first investigated the general themes of each work in the sample; the second focused only on works that had pedagogical practices as their object of research. The results show some trends and point to certain challenges arising from the analysis such as the prevalence of pedagogical practices identified with partially traditional and also constructivist educational models and the need to expand discussions involving political and social aspects (relations with science and technology) and broader emancipatory ones related to the environments in which such practices were developed and to the subjects that were challenged by them.Este artículo tuvo como objetivo la investigación cualitativa documental sobre el trabajo de conclusión del curso de Licenciatura en Química de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, presente en el repositorio digital de esta institución, centrándose en los modelos educativos discutidos en estos. Los textos de los trabajos fueron interpretados en base al análisis de contenido, ocurriendo dos categorizaciones distintas: la primera investigó los temas generales de cada trabajo en la muestra; El segundo se centró solo en trabajos que tenían prácticas pedagógicas como objeto de investigación. Los resultados muestran algunas tendencias y apuntan a ciertos desafíos derivados del análisis, como la prevalencia de prácticas pedagógicas identificadas con modelos educativos parcialmente tradicionales y también constructivistas, y la necesidad de ampliar las discusiones que involucran aspectos políticos y sociales (relaciones con la ciencia y la tecnología) y emancipadoras más amplias, relacionadas con los entornos en los que se desarrollaron tales prácticas y con los sujetos que fueron desafiados por ellas.application/pdfporRevista Profissão Docente. Uberaba, MG. Vol. 19, n. 41 (maio/ago. 2019), p. 1-28Formação de professoresQuímicaEducational modelsChemistry teachingTeacher educationModelos educativosEnseñanza de la químicaFormación del profesoradoModelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de cursoEducational models in chemistry teacher education course : a documentary study involving course completion worksModelos educativos en la graduación de profesores químicos : un estudio documental que implica trabajos de terminación de cursosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108839.pdf.txt001108839.pdf.txtExtracted Texttext/plain81278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/2/001108839.pdf.txt29baecedc761fcd28fb8f2be01ce820eMD52ORIGINAL001108839.pdfTexto completoapplication/pdf734474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/1/001108839.pdf7369657f1e6a7651e64e126e107643d4MD5110183/2057722020-02-14 05:15:46.366027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-14T07:15:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational models in chemistry teacher education course : a documentary study involving course completion works
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Modelos educativos en la graduación de profesores químicos : un estudio documental que implica trabajos de terminación de cursos
title Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
spellingShingle Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre
Formação de professores
Química
Educational models
Chemistry teaching
Teacher education
Modelos educativos
Enseñanza de la química
Formación del profesorado
title_short Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
title_full Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
title_fullStr Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
title_full_unstemmed Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
title_sort Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
author Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre
author_facet Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre
Fonseca, Carlos Ventura
author_role author
author2 Fonseca, Carlos Ventura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre
Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Química
topic Formação de professores
Química
Educational models
Chemistry teaching
Teacher education
Modelos educativos
Enseñanza de la química
Formación del profesorado
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational models
Chemistry teaching
Teacher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Modelos educativos
Enseñanza de la química
Formación del profesorado
description Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.a.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-13T04:21:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205772
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-0919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001108839
identifier_str_mv 1519-0919
001108839
url http://hdl.handle.net/10183/205772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Profissão Docente. Uberaba, MG. Vol. 19, n. 41 (maio/ago. 2019), p. 1-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/2/001108839.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/1/001108839.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29baecedc761fcd28fb8f2be01ce820e
7369657f1e6a7651e64e126e107643d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224986473529344