Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261790
Resumo: São investigadas as representações sociais deestudantes universitários da área de Química, matriculados em uma disciplina denominada Introdução ao Campo da Docência,acerca de temas concernentes ao magistério. Foi realizada acoleta de dados via questionário e a interpretaçãodestesocorreupor meio deanálise de conteúdo.As reflexões construídas têm potencial para aperfeiçoar o planejamento e o desenvolvimento da formação docente, com foco reorientado para a racionalidade crítica.
id UFRGS-2_4b520b0268c9bb8fc04a1aa7f0cecd3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261790
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos Ventura2023-07-05T03:48:10Z20232175-6600http://hdl.handle.net/10183/261790001168932São investigadas as representações sociais deestudantes universitários da área de Química, matriculados em uma disciplina denominada Introdução ao Campo da Docência,acerca de temas concernentes ao magistério. Foi realizada acoleta de dados via questionário e a interpretaçãodestesocorreupor meio deanálise de conteúdo.As reflexões construídas têm potencial para aperfeiçoar o planejamento e o desenvolvimento da formação docente, com foco reorientado para a racionalidade crítica.The social representations of university students in the area of Chemistry, enrolled in a course called Introduction to the Field of Teaching, about themes related to teaching are investigated. Data were collected via questionnaire and interpreted through content analysis. The constructed reflections have the potential to improve the planning and development of teacher education with a reorientedfocus on critical rationality.Se investigan las representaciones sociales de estudiantes universitarios del área de Química, matriculados en un curso denominado Introducción al Campo de la Enseñanza, sobre temas relacionados con la docencia. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario e interpretados a través del análisis de contenido. Las reflexiones construidas tienen el potencial de mejorar la planificación y el desarrollo de la formación docente, con un enfoque reorientadoen la racionalidad crítica.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 15, n. 37 (2023), p. 48-65Formação de professoresQuímicaTeacher educationSocial representationsChemistry teachingFormación de profesoresRepresentaciones socialesEnseñanza de la químicaRepresentações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentesSocial representations andchemistry teacher education : a study of emerging themes andunderlying rationalitiesRepresentaciones sociales yformación de profesores de química : un estudio de temas emergentes y racionalidades subyacentesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168932.pdf.txt001168932.pdf.txtExtracted Texttext/plain62511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/2/001168932.pdf.txt2d2ef350a61e7917901da58b56aab46cMD52ORIGINAL001168932.pdfTexto completoapplication/pdf425218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/1/001168932.pdf02bfeb82fdf9cbfbbd907cd028066955MD5110183/2617902023-07-06 03:53:20.156478oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261790Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social representations andchemistry teacher education : a study of emerging themes andunderlying rationalities
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Representaciones sociales yformación de profesores de química : un estudio de temas emergentes y racionalidades subyacentes
title Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
spellingShingle Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
Fonseca, Carlos Ventura
Formação de professores
Química
Teacher education
Social representations
Chemistry teaching
Formación de profesores
Representaciones sociales
Enseñanza de la química
title_short Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
title_full Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
title_fullStr Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
title_full_unstemmed Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
title_sort Representações sociais eformação docente em química : estudo de temasemergentes e racionalidades subjacentes
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Química
topic Formação de professores
Química
Teacher education
Social representations
Chemistry teaching
Formación de profesores
Representaciones sociales
Enseñanza de la química
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Social representations
Chemistry teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación de profesores
Representaciones sociales
Enseñanza de la química
description São investigadas as representações sociais deestudantes universitários da área de Química, matriculados em uma disciplina denominada Introdução ao Campo da Docência,acerca de temas concernentes ao magistério. Foi realizada acoleta de dados via questionário e a interpretaçãodestesocorreupor meio deanálise de conteúdo.As reflexões construídas têm potencial para aperfeiçoar o planejamento e o desenvolvimento da formação docente, com foco reorientado para a racionalidade crítica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:48:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261790
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168932
identifier_str_mv 2175-6600
001168932
url http://hdl.handle.net/10183/261790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 15, n. 37 (2023), p. 48-65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/2/001168932.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261790/1/001168932.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d2ef350a61e7917901da58b56aab46c
02bfeb82fdf9cbfbbd907cd028066955
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225091129802752