Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205772 |
Resumo: | Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.a. |
id |
UFRGS-2_a50b0bc5bbf912632224a16da1c96781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205772 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcelo, Marcelo Caetano AlexandreFonseca, Carlos Ventura2020-02-13T04:21:31Z20191519-0919http://hdl.handle.net/10183/205772001108839Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.a.This article aimed at documentary qualitative research on the conclusion work of the Chemistry Teacher Education Course of the Federal University of Rio Grande do Sul present in the digital repository of this institution focusing on the educational models discussed in these. The texts of the works were interpreted based on content analysis, occurring two distinct categorizations: the first investigated the general themes of each work in the sample; the second focused only on works that had pedagogical practices as their object of research. The results show some trends and point to certain challenges arising from the analysis such as the prevalence of pedagogical practices identified with partially traditional and also constructivist educational models and the need to expand discussions involving political and social aspects (relations with science and technology) and broader emancipatory ones related to the environments in which such practices were developed and to the subjects that were challenged by them.Este artículo tuvo como objetivo la investigación cualitativa documental sobre el trabajo de conclusión del curso de Licenciatura en Química de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, presente en el repositorio digital de esta institución, centrándose en los modelos educativos discutidos en estos. Los textos de los trabajos fueron interpretados en base al análisis de contenido, ocurriendo dos categorizaciones distintas: la primera investigó los temas generales de cada trabajo en la muestra; El segundo se centró solo en trabajos que tenían prácticas pedagógicas como objeto de investigación. Los resultados muestran algunas tendencias y apuntan a ciertos desafíos derivados del análisis, como la prevalencia de prácticas pedagógicas identificadas con modelos educativos parcialmente tradicionales y también constructivistas, y la necesidad de ampliar las discusiones que involucran aspectos políticos y sociales (relaciones con la ciencia y la tecnología) y emancipadoras más amplias, relacionadas con los entornos en los que se desarrollaron tales prácticas y con los sujetos que fueron desafiados por ellas.application/pdfporRevista Profissão Docente. Uberaba, MG. Vol. 19, n. 41 (maio/ago. 2019), p. 1-28Formação de professoresQuímicaEducational modelsChemistry teachingTeacher educationModelos educativosEnseñanza de la químicaFormación del profesoradoModelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de cursoEducational models in chemistry teacher education course : a documentary study involving course completion worksModelos educativos en la graduación de profesores químicos : un estudio documental que implica trabajos de terminación de cursosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001108839.pdf.txt001108839.pdf.txtExtracted Texttext/plain81278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/2/001108839.pdf.txt29baecedc761fcd28fb8f2be01ce820eMD52ORIGINAL001108839.pdfTexto completoapplication/pdf734474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/1/001108839.pdf7369657f1e6a7651e64e126e107643d4MD5110183/2057722020-02-14 05:15:46.366027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-14T07:15:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational models in chemistry teacher education course : a documentary study involving course completion works |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Modelos educativos en la graduación de profesores químicos : un estudio documental que implica trabajos de terminación de cursos |
title |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso |
spellingShingle |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre Formação de professores Química Educational models Chemistry teaching Teacher education Modelos educativos Enseñanza de la química Formación del profesorado |
title_short |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso |
title_full |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso |
title_fullStr |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso |
title_full_unstemmed |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso |
title_sort |
Modelos educacionais na licenciatura em Química : um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso |
author |
Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre |
author_facet |
Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre Fonseca, Carlos Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Carlos Ventura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo, Marcelo Caetano Alexandre Fonseca, Carlos Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Química |
topic |
Formação de professores Química Educational models Chemistry teaching Teacher education Modelos educativos Enseñanza de la química Formación del profesorado |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational models Chemistry teaching Teacher education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Modelos educativos Enseñanza de la química Formación del profesorado |
description |
Este artigo objetivou a investigação qualitativa documental sobre os trabalhos de conclusão do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, presentes no repositório digital dessa instituição, havendo foco de interesse nos modelos educacionais discutidos nestes. Os textos dos trabalhos foram interpretados com base na análise de conteúdo, ocorrendo duas categorizações distintas: a primeira investigou as temáticas gerais de cada trabalho da amostra; a segunda enfocou apenas os trabalhos que tinham práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. Os resultados mostram algumas tendências e apontam certos desafios decorrentes das análises, tais como a prevalência de práticas pedagógicas identificadas com modelos educacionais parcialmente tradicionais e também construtivistas, e a necessidade de expandir as discussões envolvendo aspectos políticos, sociais (relações com a ciência e a tecnologia) e emancipatórios mais amplos, relacionados aos ambientes em que tais práticas foram desenvolvidas e aos sujeitos que foram interpelados por estas.a. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-13T04:21:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205772 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-0919 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001108839 |
identifier_str_mv |
1519-0919 001108839 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Profissão Docente. Uberaba, MG. Vol. 19, n. 41 (maio/ago. 2019), p. 1-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/2/001108839.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205772/1/001108839.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29baecedc761fcd28fb8f2be01ce820e 7369657f1e6a7651e64e126e107643d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224986473529344 |