Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herpich, Fabrício
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Felipe Becker, Voss, Gleizer Bierhalz, Sindeaux, Paulo, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Lima, Jose Valdeni de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264352
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa não-experimental com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública. Os resultados alcançados evidenciaram que os participantes consideraram a abordagem positiva e que a estratégia utilizada com a atividade de orientação, combinada com o uso de acessórios tecnológicos, não só colaborou com a visualização do conteúdo como também permitiu estabelecer a relação entre teoria e prática.
id UFRGS-2_a51b1d7691d5c802a4baaece98259171
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264352
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herpich, FabrícioNunes, Felipe BeckerVoss, Gleizer BierhalzSindeaux, PauloTarouco, Liane Margarida RockenbachLima, Jose Valdeni de2023-09-09T03:30:14Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/264352001175241Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa não-experimental com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública. Os resultados alcançados evidenciaram que os participantes consideraram a abordagem positiva e que a estratégia utilizada com a atividade de orientação, combinada com o uso de acessórios tecnológicos, não só colaborou com a visualização do conteúdo como também permitiu estabelecer a relação entre teoria e prática.This article aims to present an orientation activity to assist in the teaching-learning process of Geography using of augmented reality. Therefore, a non-experimental research was conducted with students of the 6th year of elementary schoolin a public educational institution. The results showed that the participants considered the approach to be positive and that the strategy used with the orientation activity, combined with the use of technological accessories,not only contributed to the visualization of the content but also allowed to establish the relationship between theory and practice.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 2 (2017), p. [1]-10.Ensino e aprendizagemTecnologia educacionalGeographyAugmented RealityMobile DevicesKnowledge baseRealidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamentalAugmented reality in geography : an orientation activity in elementary educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175241.pdf.txt001175241.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/2/001175241.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001175241.pdfTexto completoapplication/pdf3565838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/1/001175241.pdf8d1b8dfd8877852cf1f2fb54f7abd661MD5110183/2643522023-09-10 03:31:56.188184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264352Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:31:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Augmented reality in geography : an orientation activity in elementary education
title Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
spellingShingle Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
Herpich, Fabrício
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Geography
Augmented Reality
Mobile Devices
Knowledge base
title_short Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
title_full Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
title_fullStr Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
title_full_unstemmed Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
title_sort Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
author Herpich, Fabrício
author_facet Herpich, Fabrício
Nunes, Felipe Becker
Voss, Gleizer Bierhalz
Sindeaux, Paulo
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Lima, Jose Valdeni de
author_role author
author2 Nunes, Felipe Becker
Voss, Gleizer Bierhalz
Sindeaux, Paulo
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Lima, Jose Valdeni de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herpich, Fabrício
Nunes, Felipe Becker
Voss, Gleizer Bierhalz
Sindeaux, Paulo
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Geography
Augmented Reality
Mobile Devices
Knowledge base
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Augmented Reality
Mobile Devices
Knowledge base
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa não-experimental com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública. Os resultados alcançados evidenciaram que os participantes consideraram a abordagem positiva e que a estratégia utilizada com a atividade de orientação, combinada com o uso de acessórios tecnológicos, não só colaborou com a visualização do conteúdo como também permitiu estabelecer a relação entre teoria e prática.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-09T03:30:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264352
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175241
identifier_str_mv 1679-1916
001175241
url http://hdl.handle.net/10183/264352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 2 (2017), p. [1]-10.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/2/001175241.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/1/001175241.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
8d1b8dfd8877852cf1f2fb54f7abd661
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225098294722560