Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264352 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa não-experimental com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública. Os resultados alcançados evidenciaram que os participantes consideraram a abordagem positiva e que a estratégia utilizada com a atividade de orientação, combinada com o uso de acessórios tecnológicos, não só colaborou com a visualização do conteúdo como também permitiu estabelecer a relação entre teoria e prática. |
id |
UFRGS-2_a51b1d7691d5c802a4baaece98259171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264352 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Herpich, FabrícioNunes, Felipe BeckerVoss, Gleizer BierhalzSindeaux, PauloTarouco, Liane Margarida RockenbachLima, Jose Valdeni de2023-09-09T03:30:14Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/264352001175241Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa não-experimental com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública. Os resultados alcançados evidenciaram que os participantes consideraram a abordagem positiva e que a estratégia utilizada com a atividade de orientação, combinada com o uso de acessórios tecnológicos, não só colaborou com a visualização do conteúdo como também permitiu estabelecer a relação entre teoria e prática.This article aims to present an orientation activity to assist in the teaching-learning process of Geography using of augmented reality. Therefore, a non-experimental research was conducted with students of the 6th year of elementary schoolin a public educational institution. The results showed that the participants considered the approach to be positive and that the strategy used with the orientation activity, combined with the use of technological accessories,not only contributed to the visualization of the content but also allowed to establish the relationship between theory and practice.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 2 (2017), p. [1]-10.Ensino e aprendizagemTecnologia educacionalGeographyAugmented RealityMobile DevicesKnowledge baseRealidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamentalAugmented reality in geography : an orientation activity in elementary educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175241.pdf.txt001175241.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/2/001175241.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001175241.pdfTexto completoapplication/pdf3565838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/1/001175241.pdf8d1b8dfd8877852cf1f2fb54f7abd661MD5110183/2643522023-09-10 03:31:56.188184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264352Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:31:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Augmented reality in geography : an orientation activity in elementary education |
title |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental |
spellingShingle |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental Herpich, Fabrício Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional Geography Augmented Reality Mobile Devices Knowledge base |
title_short |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental |
title_full |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental |
title_fullStr |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental |
title_sort |
Realidade aumentada em geografia : uma atividade de orientação no ensino fundamental |
author |
Herpich, Fabrício |
author_facet |
Herpich, Fabrício Nunes, Felipe Becker Voss, Gleizer Bierhalz Sindeaux, Paulo Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Lima, Jose Valdeni de |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Felipe Becker Voss, Gleizer Bierhalz Sindeaux, Paulo Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Lima, Jose Valdeni de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herpich, Fabrício Nunes, Felipe Becker Voss, Gleizer Bierhalz Sindeaux, Paulo Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional |
topic |
Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional Geography Augmented Reality Mobile Devices Knowledge base |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography Augmented Reality Mobile Devices Knowledge base |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma atividade de orientação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia através do uso de realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzida uma pesquisa não-experimental com estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública. Os resultados alcançados evidenciaram que os participantes consideraram a abordagem positiva e que a estratégia utilizada com a atividade de orientação, combinada com o uso de acessórios tecnológicos, não só colaborou com a visualização do conteúdo como também permitiu estabelecer a relação entre teoria e prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-09T03:30:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264352 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001175241 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001175241 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 2 (2017), p. [1]-10. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/2/001175241.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264352/1/001175241.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 8d1b8dfd8877852cf1f2fb54f7abd661 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225098294722560 |