Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herpich, Fabrício
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Nunes, Felipe Becker, Nicolete, Priscila Cadorin, Petri, Giani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262898
Resumo: A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar a construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional.
id UFRGS-2_9e8e970c59d857362ad0f47cacc13d16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262898
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herpich, FabrícioTarouco, Liane Margarida RockenbachNunes, Felipe BeckerNicolete, Priscila CadorinPetri, Giani2023-08-01T03:33:17Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/262898001171799A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar a construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional.The insertion of technologies in the educational scope has fomented new educational resources and experiences to its users, able to aid in the process of teaching and learning in different areas. Among emerging technologies, the use of augmented reality on mobile devices has stood out because of the combination of enhanced multimedia features and mobile learning. However, it is essential that these educational approaches are properly evaluated in order to obtain evidence of their quality. This paper aims to present the proposal of a model of evaluation of educational approaches in mobile augmented reality, developed from previous studies and a methodology for the definition of the objective of evaluation, quality factors, dimensions, and evaluation items. The model was evaluated by 15 experts related to the area of concentration of the instrument and validated based on its assertions. The results were satisfactory and allowed to validate the construction of the model for future applications in the educational scope.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 355-364Tecnologia educacionalEnsino e aprendizagemEvaluation ModelAugmented RealityMobile LearningEducational TechnologyModelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvelEvaluation model of mobile augmented reality educational approaches info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171799.pdf.txt001171799.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/2/001171799.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001171799.pdfTexto completoapplication/pdf3541791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/1/001171799.pdfe2aa960375194c0f3a27ff954030aeddMD5110183/2628982023-08-02 03:32:04.880882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262898Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:32:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation model of mobile augmented reality educational approaches
title Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
spellingShingle Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
Herpich, Fabrício
Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem
Evaluation Model
Augmented Reality
Mobile Learning
Educational Technology
title_short Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
title_full Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
title_fullStr Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
title_full_unstemmed Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
title_sort Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
author Herpich, Fabrício
author_facet Herpich, Fabrício
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Nunes, Felipe Becker
Nicolete, Priscila Cadorin
Petri, Giani
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Nunes, Felipe Becker
Nicolete, Priscila Cadorin
Petri, Giani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herpich, Fabrício
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Nunes, Felipe Becker
Nicolete, Priscila Cadorin
Petri, Giani
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem
topic Tecnologia educacional
Ensino e aprendizagem
Evaluation Model
Augmented Reality
Mobile Learning
Educational Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation Model
Augmented Reality
Mobile Learning
Educational Technology
description A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar a construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-01T03:33:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262898
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171799
identifier_str_mv 1679-1916
001171799
url http://hdl.handle.net/10183/262898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 355-364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/2/001171799.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262898/1/001171799.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e2aa960375194c0f3a27ff954030aedd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093392629760