Pesquisa de satisfação de clientes : o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193129 |
Resumo: | Este artigo traz à discussão o momentoso tema da satisfação de clientes. Para tanto, discute-se a importância e a oportunidade das pesquisas de medição de satisfação de clientes, o seu estadoda- arte, a apresentação detalhada do método concebido e utilizado no Brasil pelos autores deste trabalho, bem como suas limitações e implicações futuras para pesquisa. No desenvolvimento do artigo, tem-se o exame da literatura mais atualizada sobre satisfação de clientes e a descrição pormenorizada do método brasileiro desenvolvido pelos autores. Chega-se, ao longo do trabalho, à oferta de um método de pesquisa de satisfação de clientes que deriva da consideração do estado-da-arte sobre o tema, da experiência acumulada pelos autores em ensino, pesquisa e consultoria e pela realização de benchmarking em empresas pioneiras e reputadas nas práticas dessas pesquisas no Brasil. |
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Rossi, Carlos Alberto VargasSlongo, Luiz Antonio2019-04-18T02:33:57Z19981415-6555http://hdl.handle.net/10183/193129000225515Este artigo traz à discussão o momentoso tema da satisfação de clientes. Para tanto, discute-se a importância e a oportunidade das pesquisas de medição de satisfação de clientes, o seu estadoda- arte, a apresentação detalhada do método concebido e utilizado no Brasil pelos autores deste trabalho, bem como suas limitações e implicações futuras para pesquisa. No desenvolvimento do artigo, tem-se o exame da literatura mais atualizada sobre satisfação de clientes e a descrição pormenorizada do método brasileiro desenvolvido pelos autores. Chega-se, ao longo do trabalho, à oferta de um método de pesquisa de satisfação de clientes que deriva da consideração do estado-da-arte sobre o tema, da experiência acumulada pelos autores em ensino, pesquisa e consultoria e pela realização de benchmarking em empresas pioneiras e reputadas nas práticas dessas pesquisas no Brasil.This article presents a discussion about the important and quite up-to-date theme: customer satisfaction. In order to do that, one discusses the relevance and the opportunity of the survey for measuring customer satisfaction and its state of the art, presents in deails a method conceived and applied in Brazil by this paper’s authors, and analyses method’s limitations and its future implications in research. In the development of the paper, one has examined the most up-to-date literature about customer satisfaction and the datailed description of a Brazilian method developed by the authors. Along the work, it is raised a survey’s method on customer satisfaction which has derived from the analysis of theme’s state of the art, the authors’ experience in teaching, researching and consulting, as well as the benchmarking some their great experience on that.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 2, n. 1 (jan./abr.1998), p. 101-125Cliente : Satisfacao : Marketing : BrasilCustomer satisfactionConsumer behaviorCustomer satisfaction researchPesquisa de satisfação de clientes : o estado-da-arte e proposição de um método brasileiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000225515.pdf.txt000225515.pdf.txtExtracted Texttext/plain63824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193129/2/000225515.pdf.txt8bc2c87d5009312c59dcac92864e73efMD52ORIGINAL000225515.pdfTexto completoapplication/pdf180272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193129/1/000225515.pdfff7d8e2947050b877b51974d2fa4bdddMD5110183/1931292019-04-19 02:33:56.705167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193129Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-19T05:33:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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