Grêmio estudantil : trabalhando para o avanço nas relações da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151691 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o resultado do Projeto de Intervenção - PI desenvolvido em uma escola pública, na qual as ações realizadas tomaram por base os princípios da gestão democrática onde a participação de todos é fundamental para a sua efetivação. O referencial teórico parte de autores como: Vasconcelos (2009); Cury (2005); Virgínio e Bittencourt (2014) e Galina e Carbello (s.d), dentre outros. A metodologia da pesquisa-ação foi desenvolvida a partir das concepções apresentadas por Franco (2005) e Tripp (2005). O desenvolvimento do PI teve como foco o avanço nas relações no segmento dos alunos, assim como a constituição do Grêmio Estudantil - GE, como uma instância de representação dos alunos, que trouxe uma nova concepção entre os estudantes. O GE proporcionou uma integração mais efetiva entre os estudantes, um diálogo mais positivo, amistoso e tolerante nas diferentes relações no dia a dia da escola. Como resultados desta intervenção registram-se o espírito de liderança, a melhora da autoestima e motivação na busca de uma gestão democrática, onde todos passaram a ter voz através de representações. A participação mais efetiva desencadeou um exercício de cidadania mais consciente. A articulação dos alunos possibilitou a formação de lideranças para o exercício da cidadania, o que contribui para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e o avanço nas aprendizagens. |
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