A gestão das categorias de base de iniciação futebolística : aproximações e distanciamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147958 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar quais as diferenças e as relações apontadas na literatura, a respeito da estrutura organizacional e de gestão, entre as chamadas “categorias de base” e as “escolas de iniciação” futebolística. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. De modo específico, a revisão sistemática. Para a realização da análise e discussão elencaram-se cinco pontos/assuntos que consideramos estarem relacionados a gestão das categorias de base de futebol e das escolas de iniciação futebolística. São eles: a) objetivos/propósitos, b) equipe profissional atuante, c) questões estruturais, d) relação com o universo profissional (empresários, pais) e o último e) legislação. A análise da literatura permitiu a interpretação de que, em basicamente todos os pontos/assuntos, há maiores distanciamentos/diferenças do que aproximações/relações entre as categorias de base e as escolas de iniciação ao futebol. Sendo que o principal apontamento refere-se a noção de que a categoria de base se configura – fundamentalmente – como um espaço profissionalizante, envolto por aspectos mercadológicos e, em contrapartida, as escolas de iniciação (como sugere o nome) apresenta-se como um local voltado especialmente para a iniciação a modalidade futebol. |
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Lima, Lucas Oliveira deMyskiw, Mauro2016-09-09T02:12:51Z2016http://hdl.handle.net/10183/147958001001131O objetivo deste estudo é analisar quais as diferenças e as relações apontadas na literatura, a respeito da estrutura organizacional e de gestão, entre as chamadas “categorias de base” e as “escolas de iniciação” futebolística. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. De modo específico, a revisão sistemática. Para a realização da análise e discussão elencaram-se cinco pontos/assuntos que consideramos estarem relacionados a gestão das categorias de base de futebol e das escolas de iniciação futebolística. São eles: a) objetivos/propósitos, b) equipe profissional atuante, c) questões estruturais, d) relação com o universo profissional (empresários, pais) e o último e) legislação. A análise da literatura permitiu a interpretação de que, em basicamente todos os pontos/assuntos, há maiores distanciamentos/diferenças do que aproximações/relações entre as categorias de base e as escolas de iniciação ao futebol. Sendo que o principal apontamento refere-se a noção de que a categoria de base se configura – fundamentalmente – como um espaço profissionalizante, envolto por aspectos mercadológicos e, em contrapartida, as escolas de iniciação (como sugere o nome) apresenta-se como um local voltado especialmente para a iniciação a modalidade futebol.The aim of this study is to analyze the differences and relations mentioned in the literature, regarding the organizational structure and management, between the so-called "youth system" and "football initiation schools". The research methodology was qualitative. Specifically, a systematic review. To perform the analysis and discussion was choose five points / issues that we think are related to management of football youth teams and football initiation schools. They are: a) objectives / purposes, b) active professional team, c) structural issues, d) relationship with the professional world (employers, parents) and the last e) legislation. The literature review allowed the interpretation that, basically, all points / issues, there are greater distances / differences than approaches / relations between the categories of basic and football initiation schools. And the main note refers to the notion that the base category is configured - fundamentally - as a professional space, surrounded by marketing aspects and, on the other hand, the initiation schools (as the name suggests) is presented as a site specially dedicated for initiation football mode.application/pdfporFutebolEnsino e aprendizagemManagementYouth systemFootball initiation schoolA gestão das categorias de base de iniciação futebolística : aproximações e distanciamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001131.pdf001001131.pdfTexto completoapplication/pdf380365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147958/1/001001131.pdf9a12c96be474ba10402c8babeda98cd0MD51TEXT001001131.pdf.txt001001131.pdf.txtExtracted Texttext/plain88137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147958/2/001001131.pdf.txt9960d9487f042f9ab89d9708b6dc93f7MD52THUMBNAIL001001131.pdf.jpg001001131.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147958/3/001001131.pdf.jpgd8db748664298606e392f472d4e43cffMD5310183/1479582018-10-29 08:49:42.841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147958Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:49:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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