A etnomatemática e o "bom-professor" de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66860 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade compreender como os enunciados da Etnomatemática, referentes à diversidade cultural e à produção social do conhecimento matemático, produzem determinadas formas de ser e agir do sujeitoprofessor de matemática. Entendendo por governamento o modo de conduzir as condutas dos indivíduos e dos grupos é que tomo as teorizações de Michel Foucault sobre prática discursiva e governamentalidade para construir minha analítica. Como metodologia de pesquisa, trabalho com a observação e o registro das práticas pedagógicas complementadas por entrevistas junto aos docentes pesquisados. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados foi divido em três etapas: a primeira foi constituída por entrevistas com três professores de matemática em exercício na rede pública estadual. A segunda por observações das práticas em sala de aula destes professores. E a terceira pela análise dos dados obtidos. As entrevistas foram organizadas no intuito de elaborar a perspectiva pela qual se constituem o “bom-professor” e a relação que os mesmos estabelecem entre a dita matemática acadêmica e a matemática do cotidiano. Então partimos para as observações e o registro de suas práticas em sala de aula com o intuito de perceber como os enunciados agem como regras de formação de suas práticas pedagógicas. Por meio desta investigação analiso processos regulatórios e modos de subjetivação, provenientes dos enunciados etnomatemáticos selecionados, que constituem a prática pedagógica de sujeitos professores de matemática; bem como, reflito sobre regulações que orientam condutas e produzem maneiras de se pensar e agir como professor de matemática. |
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Rigolli, BrunaLópez Bello, Samuel Edmundo2013-02-22T01:39:13Z2012http://hdl.handle.net/10183/66860000871862Esta pesquisa tem por finalidade compreender como os enunciados da Etnomatemática, referentes à diversidade cultural e à produção social do conhecimento matemático, produzem determinadas formas de ser e agir do sujeitoprofessor de matemática. Entendendo por governamento o modo de conduzir as condutas dos indivíduos e dos grupos é que tomo as teorizações de Michel Foucault sobre prática discursiva e governamentalidade para construir minha analítica. Como metodologia de pesquisa, trabalho com a observação e o registro das práticas pedagógicas complementadas por entrevistas junto aos docentes pesquisados. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados foi divido em três etapas: a primeira foi constituída por entrevistas com três professores de matemática em exercício na rede pública estadual. A segunda por observações das práticas em sala de aula destes professores. E a terceira pela análise dos dados obtidos. As entrevistas foram organizadas no intuito de elaborar a perspectiva pela qual se constituem o “bom-professor” e a relação que os mesmos estabelecem entre a dita matemática acadêmica e a matemática do cotidiano. Então partimos para as observações e o registro de suas práticas em sala de aula com o intuito de perceber como os enunciados agem como regras de formação de suas práticas pedagógicas. Por meio desta investigação analiso processos regulatórios e modos de subjetivação, provenientes dos enunciados etnomatemáticos selecionados, que constituem a prática pedagógica de sujeitos professores de matemática; bem como, reflito sobre regulações que orientam condutas e produzem maneiras de se pensar e agir como professor de matemática.This research is intended to understand: How those enunciated of Ethnomatematics relating to cultural diversity and the social production of mathematical knowledge producing certain ways of being and acting subject-math teacher. Understanding by government as the mode of conducting the conduct of individuals and groups is that I take the theories of Michel Foucault on government and discursive practice to build my analytical. As a research methodology, working with the observation and recording of teaching practices complemented by interviews with the teachers surveyed. The set of methodological procedures was divided into three stages: the first consists of interviews with three math teachers in the exercise of public schools. The second by observation of classroom practices of teachers. And the third for data analysis. The interviews were organized in order to develop a perspective by which constitutes the "good teacher" and the relationship that they establish between said academic mathematics with math of the everyday. So we set out to record the observations and their practices in the classroom in order to realize the stated rules act as training of their teaching. I hope with this research to analyze the regulatory processes and modes of subjectivity, etnomatemáticos selected from the set, which are the subject of pedagogical practice math teachers, as well as reflecting on these regulations that guide behaviors and produce ways of thinking and acting as math teachers.application/pdfporEducação MatemáticaProfessor de Matemática : Comportamento : PesquisaPratica culturalEthnomathematicsDiscursive practicesGovernmentContextualizationGood teacherMathematics educationA etnomatemática e o "bom-professor" de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871862.pdf000871862.pdfTexto completoapplication/pdf413966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66860/1/000871862.pdf0457d524cfa9c2d6b821c2daa3e7e07aMD51TEXT000871862.pdf.txt000871862.pdf.txtExtracted Texttext/plain128118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66860/2/000871862.pdf.txte7ebf7ab316ebc5f401db2fad3c456dcMD52THUMBNAIL000871862.pdf.jpg000871862.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66860/3/000871862.pdf.jpg3cea9da68d6a9f75a1d84499b0b1461bMD5310183/668602018-10-17 07:48:26.863oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66860Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T10:48:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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