A aula : esboço de uma auto-análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virginio, Alexandre Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188579
Resumo: O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática).
id UFRGS-2_a5fb4759d5f83ccead388d0890d444bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188579
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Virginio, Alexandre Silva2019-02-07T02:32:55Z20122179-8095http://hdl.handle.net/10183/188579000865843O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática).This paper aims to highlight the critical reflection as part of teacher training. To this end, we make use of experience in the classroom at the Faculty of Education at the University of Santiago de Compostela - Galicia/ Spain. In the exercise of thinking about educational practice we used a theoretical-methodological approach of qualitative character. Accordingly, and recognizing the contributions of the properties and interaction and differentiation between subject and object, we base our analysis, theoretical and methodological hermeneutics of depth. In essence,wedemarcate, from the interactions and dialogues themselves to the context of the classroom, and inadequacies of the pertinency and teaching behavior, if not students, especially in terms of ethics, methodological and conceptual. The result of our interpretations, or even the construction of abstract thought, was to draw attention to the role of reflection in teacher education and/or, by consequence, the dissimilarity constructed through dialogue between the practical knowledge (theory) and tacit knowledge (practice).application/pdfporSéculo XXI. Santa Maria, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 42-61Formação docenteHermenêuticaPrática docenteReflectionInterpretationDoxaHermeneuticsTeaching practiceA aula : esboço de uma auto-análiseThe lesson : an outline of self-analysisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000865843.pdf.txt000865843.pdf.txtExtracted Texttext/plain77149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/2/000865843.pdf.txt84c3058150f3c50510295e3b038e535eMD52ORIGINAL000865843.pdfTexto completoapplication/pdf181271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/1/000865843.pdf2980f42c9fe2ccfce9b51b0908694104MD5110183/1885792019-02-08 02:32:57.507875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188579Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-08T04:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aula : esboço de uma auto-análise
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The lesson : an outline of self-analysis
title A aula : esboço de uma auto-análise
spellingShingle A aula : esboço de uma auto-análise
Virginio, Alexandre Silva
Formação docente
Hermenêutica
Prática docente
Reflection
Interpretation
Doxa
Hermeneutics
Teaching practice
title_short A aula : esboço de uma auto-análise
title_full A aula : esboço de uma auto-análise
title_fullStr A aula : esboço de uma auto-análise
title_full_unstemmed A aula : esboço de uma auto-análise
title_sort A aula : esboço de uma auto-análise
author Virginio, Alexandre Silva
author_facet Virginio, Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Virginio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Hermenêutica
Prática docente
topic Formação docente
Hermenêutica
Prática docente
Reflection
Interpretation
Doxa
Hermeneutics
Teaching practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Reflection
Interpretation
Doxa
Hermeneutics
Teaching practice
description O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática).
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:32:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188579
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2179-8095
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000865843
identifier_str_mv 2179-8095
000865843
url http://hdl.handle.net/10183/188579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Século XXI. Santa Maria, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 42-61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/2/000865843.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/1/000865843.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84c3058150f3c50510295e3b038e535e
2980f42c9fe2ccfce9b51b0908694104
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447681194000384