A aula : esboço de uma auto-análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188579 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática). |
id |
UFRGS-2_a5fb4759d5f83ccead388d0890d444bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188579 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Virginio, Alexandre Silva2019-02-07T02:32:55Z20122179-8095http://hdl.handle.net/10183/188579000865843O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática).This paper aims to highlight the critical reflection as part of teacher training. To this end, we make use of experience in the classroom at the Faculty of Education at the University of Santiago de Compostela - Galicia/ Spain. In the exercise of thinking about educational practice we used a theoretical-methodological approach of qualitative character. Accordingly, and recognizing the contributions of the properties and interaction and differentiation between subject and object, we base our analysis, theoretical and methodological hermeneutics of depth. In essence,wedemarcate, from the interactions and dialogues themselves to the context of the classroom, and inadequacies of the pertinency and teaching behavior, if not students, especially in terms of ethics, methodological and conceptual. The result of our interpretations, or even the construction of abstract thought, was to draw attention to the role of reflection in teacher education and/or, by consequence, the dissimilarity constructed through dialogue between the practical knowledge (theory) and tacit knowledge (practice).application/pdfporSéculo XXI. Santa Maria, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 42-61Formação docenteHermenêuticaPrática docenteReflectionInterpretationDoxaHermeneuticsTeaching practiceA aula : esboço de uma auto-análiseThe lesson : an outline of self-analysisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000865843.pdf.txt000865843.pdf.txtExtracted Texttext/plain77149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/2/000865843.pdf.txt84c3058150f3c50510295e3b038e535eMD52ORIGINAL000865843.pdfTexto completoapplication/pdf181271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/1/000865843.pdf2980f42c9fe2ccfce9b51b0908694104MD5110183/1885792019-02-08 02:32:57.507875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188579Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-08T04:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aula : esboço de uma auto-análise |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The lesson : an outline of self-analysis |
title |
A aula : esboço de uma auto-análise |
spellingShingle |
A aula : esboço de uma auto-análise Virginio, Alexandre Silva Formação docente Hermenêutica Prática docente Reflection Interpretation Doxa Hermeneutics Teaching practice |
title_short |
A aula : esboço de uma auto-análise |
title_full |
A aula : esboço de uma auto-análise |
title_fullStr |
A aula : esboço de uma auto-análise |
title_full_unstemmed |
A aula : esboço de uma auto-análise |
title_sort |
A aula : esboço de uma auto-análise |
author |
Virginio, Alexandre Silva |
author_facet |
Virginio, Alexandre Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Virginio, Alexandre Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Hermenêutica Prática docente |
topic |
Formação docente Hermenêutica Prática docente Reflection Interpretation Doxa Hermeneutics Teaching practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reflection Interpretation Doxa Hermeneutics Teaching practice |
description |
O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática). |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-07T02:32:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188579 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2179-8095 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000865843 |
identifier_str_mv |
2179-8095 000865843 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Século XXI. Santa Maria, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 42-61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/2/000865843.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188579/1/000865843.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
84c3058150f3c50510295e3b038e535e 2980f42c9fe2ccfce9b51b0908694104 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447681194000384 |