Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Carmem Silvia Soares da, Almeida, Marcelo Kozorosky, Fuchs, Ana Carolina Müller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25477
Resumo: Diante do desafio de pensar uma proposta curricular para o ensino-aprendizagem em Teatro por adultos que não visam à profissionalização nessa arte, o grupo de docentes que assina este artigo traçou reflexões que abordam seus referenciais teóricos, suas propostas metodológicas e apresenta também alguns breves relatos de experiências ocorridas no ambiente escolar. Observações empíricas bem como falas da literatura especializada são pontuadas ao longo do texto. Objetiva-se ampliar a ideia da aula de Teatro como uma prática em educação condizente com os tempos e espaços de adultos e jovens reincluídos no contexto escolar.
id UFRGS-2_a65e300fcbb30f719e6b9ad503601d00
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25477
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Lisinei Fátima DieguezSilva, Carmem Silvia Soares daAlmeida, Marcelo KozoroskyFuchs, Ana Carolina Müller2010-09-01T04:18:31Z20080103-6041http://hdl.handle.net/10183/25477000719988Diante do desafio de pensar uma proposta curricular para o ensino-aprendizagem em Teatro por adultos que não visam à profissionalização nessa arte, o grupo de docentes que assina este artigo traçou reflexões que abordam seus referenciais teóricos, suas propostas metodológicas e apresenta também alguns breves relatos de experiências ocorridas no ambiente escolar. Observações empíricas bem como falas da literatura especializada são pontuadas ao longo do texto. Objetiva-se ampliar a ideia da aula de Teatro como uma prática em educação condizente com os tempos e espaços de adultos e jovens reincluídos no contexto escolar.In face of a challenge to think in a curricular propose to teach learn theater for adults that don’t want to be a professional in this art, the teaching staff that signs this research traced reflections to approach your theoretical references, your methodological proposes and present some short reports about experiences on a school surrounding. Empiric observations and extracts from specialized literature are punctuated in this text. The objective is to amplify the idea of theater lessons as a practice in an education that goes with time and space of young and adults recredited on a school context.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n.2 (jul./dez.2008), p.337-355.Teatro : EducaçãoTeatro : Educação de jovens e adultosTeatro amadorTeaching theaterTheater on maturityTheater for unprofessional adultsReflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719988.pdf000719988.pdfTexto completoapplication/pdf54475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/1/000719988.pdf25ec2d03fc6a429c2abd020936e5f1f9MD51TEXT000719988.pdf.txt000719988.pdf.txtExtracted Texttext/plain39228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/2/000719988.pdf.txtc4e1033fd2bf74fcd95f7fe6032808f8MD52THUMBNAIL000719988.pdf.jpg000719988.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/3/000719988.pdf.jpg11de9d644d7afeae4b85c41a3edaf824MD5310183/254772018-10-09 08:32:20.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:32:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
title Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
spellingShingle Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez
Teatro : Educação
Teatro : Educação de jovens e adultos
Teatro amador
Teaching theater
Theater on maturity
Theater for unprofessional adults
title_short Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
title_full Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
title_fullStr Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
title_full_unstemmed Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
title_sort Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
author Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez
author_facet Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez
Silva, Carmem Silvia Soares da
Almeida, Marcelo Kozorosky
Fuchs, Ana Carolina Müller
author_role author
author2 Silva, Carmem Silvia Soares da
Almeida, Marcelo Kozorosky
Fuchs, Ana Carolina Müller
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez
Silva, Carmem Silvia Soares da
Almeida, Marcelo Kozorosky
Fuchs, Ana Carolina Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Educação
Teatro : Educação de jovens e adultos
Teatro amador
topic Teatro : Educação
Teatro : Educação de jovens e adultos
Teatro amador
Teaching theater
Theater on maturity
Theater for unprofessional adults
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching theater
Theater on maturity
Theater for unprofessional adults
description Diante do desafio de pensar uma proposta curricular para o ensino-aprendizagem em Teatro por adultos que não visam à profissionalização nessa arte, o grupo de docentes que assina este artigo traçou reflexões que abordam seus referenciais teóricos, suas propostas metodológicas e apresenta também alguns breves relatos de experiências ocorridas no ambiente escolar. Observações empíricas bem como falas da literatura especializada são pontuadas ao longo do texto. Objetiva-se ampliar a ideia da aula de Teatro como uma prática em educação condizente com os tempos e espaços de adultos e jovens reincluídos no contexto escolar.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-01T04:18:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25477
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000719988
identifier_str_mv 0103-6041
000719988
url http://hdl.handle.net/10183/25477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do Aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n.2 (jul./dez.2008), p.337-355.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/1/000719988.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/2/000719988.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/3/000719988.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25ec2d03fc6a429c2abd020936e5f1f9
c4e1033fd2bf74fcd95f7fe6032808f8
11de9d644d7afeae4b85c41a3edaf824
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722658099200