Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25477 |
Resumo: | Diante do desafio de pensar uma proposta curricular para o ensino-aprendizagem em Teatro por adultos que não visam à profissionalização nessa arte, o grupo de docentes que assina este artigo traçou reflexões que abordam seus referenciais teóricos, suas propostas metodológicas e apresenta também alguns breves relatos de experiências ocorridas no ambiente escolar. Observações empíricas bem como falas da literatura especializada são pontuadas ao longo do texto. Objetiva-se ampliar a ideia da aula de Teatro como uma prática em educação condizente com os tempos e espaços de adultos e jovens reincluídos no contexto escolar. |
id |
UFRGS-2_a65e300fcbb30f719e6b9ad503601d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25477 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Lisinei Fátima DieguezSilva, Carmem Silvia Soares daAlmeida, Marcelo KozoroskyFuchs, Ana Carolina Müller2010-09-01T04:18:31Z20080103-6041http://hdl.handle.net/10183/25477000719988Diante do desafio de pensar uma proposta curricular para o ensino-aprendizagem em Teatro por adultos que não visam à profissionalização nessa arte, o grupo de docentes que assina este artigo traçou reflexões que abordam seus referenciais teóricos, suas propostas metodológicas e apresenta também alguns breves relatos de experiências ocorridas no ambiente escolar. Observações empíricas bem como falas da literatura especializada são pontuadas ao longo do texto. Objetiva-se ampliar a ideia da aula de Teatro como uma prática em educação condizente com os tempos e espaços de adultos e jovens reincluídos no contexto escolar.In face of a challenge to think in a curricular propose to teach learn theater for adults that don’t want to be a professional in this art, the teaching staff that signs this research traced reflections to approach your theoretical references, your methodological proposes and present some short reports about experiences on a school surrounding. Empiric observations and extracts from specialized literature are punctuated in this text. The objective is to amplify the idea of theater lessons as a practice in an education that goes with time and space of young and adults recredited on a school context.application/pdfporCadernos do Aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n.2 (jul./dez.2008), p.337-355.Teatro : EducaçãoTeatro : Educação de jovens e adultosTeatro amadorTeaching theaterTheater on maturityTheater for unprofessional adultsReflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000719988.pdf000719988.pdfTexto completoapplication/pdf54475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/1/000719988.pdf25ec2d03fc6a429c2abd020936e5f1f9MD51TEXT000719988.pdf.txt000719988.pdf.txtExtracted Texttext/plain39228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/2/000719988.pdf.txtc4e1033fd2bf74fcd95f7fe6032808f8MD52THUMBNAIL000719988.pdf.jpg000719988.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/3/000719988.pdf.jpg11de9d644d7afeae4b85c41a3edaf824MD5310183/254772018-10-09 08:32:20.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25477Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:32:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) |
title |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) |
spellingShingle |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez Teatro : Educação Teatro : Educação de jovens e adultos Teatro amador Teaching theater Theater on maturity Theater for unprofessional adults |
title_short |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) |
title_full |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) |
title_fullStr |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) |
title_sort |
Reflexões sobre ensino-aprendizagem em teatro na educação de jovens e adultos(EJA) |
author |
Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez |
author_facet |
Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez Silva, Carmem Silvia Soares da Almeida, Marcelo Kozorosky Fuchs, Ana Carolina Müller |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carmem Silvia Soares da Almeida, Marcelo Kozorosky Fuchs, Ana Carolina Müller |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez Silva, Carmem Silvia Soares da Almeida, Marcelo Kozorosky Fuchs, Ana Carolina Müller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Educação Teatro : Educação de jovens e adultos Teatro amador |
topic |
Teatro : Educação Teatro : Educação de jovens e adultos Teatro amador Teaching theater Theater on maturity Theater for unprofessional adults |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching theater Theater on maturity Theater for unprofessional adults |
description |
Diante do desafio de pensar uma proposta curricular para o ensino-aprendizagem em Teatro por adultos que não visam à profissionalização nessa arte, o grupo de docentes que assina este artigo traçou reflexões que abordam seus referenciais teóricos, suas propostas metodológicas e apresenta também alguns breves relatos de experiências ocorridas no ambiente escolar. Observações empíricas bem como falas da literatura especializada são pontuadas ao longo do texto. Objetiva-se ampliar a ideia da aula de Teatro como uma prática em educação condizente com os tempos e espaços de adultos e jovens reincluídos no contexto escolar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-01T04:18:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25477 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-6041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000719988 |
identifier_str_mv |
0103-6041 000719988 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos do Aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n.2 (jul./dez.2008), p.337-355. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/1/000719988.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/2/000719988.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25477/3/000719988.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25ec2d03fc6a429c2abd020936e5f1f9 c4e1033fd2bf74fcd95f7fe6032808f8 11de9d644d7afeae4b85c41a3edaf824 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447419712700416 |