Formação docente inicial para a EJA: narrativas e concepções de professores formadores da FACED - UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220626 |
Resumo: | O presente trabalho aqui apresentado teve como objeto de pesquisa a formação docente inicial. Neste caso específico, a formação docente inicial para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, e como ela é desenvolvida no ambiente de uma universidade. Com este estudo, pretendeu-se responder à seguinte questão: que concepções sobre formação docente inicial para a EJA possuem os professores formadores da área de EJA da Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS? O Objetivo Geral consistiu em investigar a formação docente inicial para o ensino da EJA, a partir dos professores formadores da área de EJA, no contexto da FACED-UFRGS. Os objetivos específicos englobaram: reconstruir historicamente a constituição da área de EJA nessa Faculdade, por meio das memórias e narrativas desses professores; identificar quais foram suas motivações para se tornarem professores formadores nessa área; compreender que concepções eles possuem acerca da formação inicial para o ensino na EJA; verificar qual sua percepção sobre a atuação do professor de EJA no contexto atual; e contribuir para a pesquisa sobre formação docente e valorização dessa modalidade de educação. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo contexto foi a FACED-UFRGS, mais precisamente a área de EJA. Seus sujeitos consistiram em oito professores formadores que integram ou já integraram a referida área de EJA na FACED. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados: questionário composto de quinze questões subjetivas/argumentativas; análise documental; e diário de campo, físico e digital. A fundamentação teórica teve como principal autor Paulo Freire, além de outros pesquisadores como Arroyo, Nóvoa, Sacristán etc., sem contar a revisão de literatura abrangendo os marcos históricos, legais e políticos que permeiam a trajetória da EJA no Brasil. O estudo contemplou o relato das experiências e vivências acadêmicas dos sujeitos, as narrativas de reconstrução histórica da área de EJA na FACED e, sobretudo, suas concepções sobre como deve ser desenvolvida a formação inicial trabalhar na Educação de Jovens e Adultos. Por fim, o estudo enfatiza a importância de se ter professores formadores engajados e comprometidos com a luta por uma educação libertária e emancipatória, proporcionando aos alunos, futuros professores de EJA, a oportunidade de se transformarem em profissionais reflexivos e conscientes de seu papel educativo |
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