A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37273 |
Resumo: | Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual. |
id |
UFRGS-2_a7b11bd0a7f5e08c7ee3412d335697c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37273 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scheffler, Guilherme LuizDel Pino, Jose Claudio2012-03-01T01:20:37Z2011http://hdl.handle.net/10183/37273000818957Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual.This work deals with the use of Vergnaud’s conceptual fields theory as a framework in chemistry classes. The main purpose was to evaluate the contributions of this theory in the radioactivity teaching. First of all, a conceptual map was created pointing out the main concepts to be approached. Sequentially, the main concepts were distributed in a didactic order. The student’s conceptual evolution was analyzed in three moments. This research was effectuated in a group of students coursing a technician level class in the radiology area, in the applied chemistry subject. This subject belongs to the second semester of the technician course and is considered essential to put in practice chemistry concepts in the next technical disciplines. The results showed the feasibility to identify operational invariants using this framework and to draw a conceptual evolution for some students corroborating with the conceptual profile change model.application/pdfporEnsino de quimicaRadioatividadeRadioactivityVergnaud’s conceptual fields theoryVergnaudConceptual evolutionA teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividadeVergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2011Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818957.pdf.txt000818957.pdf.txtExtracted Texttext/plain74898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/2/000818957.pdf.txta19609f25466a17e39a82b1a1a67dfa7MD52ORIGINAL000818957.pdf000818957.pdfTexto completoapplication/pdf823016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/1/000818957.pdf4509b5af186705f621c007f085bf67bdMD51THUMBNAIL000818957.pdf.jpg000818957.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/3/000818957.pdf.jpg0551a305befe6e77279839acf6464c5dMD5310183/372732018-10-10 07:57:12.979oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37273Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:57:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Vergnaud’s conceptual fields theory and radioactivity teaching |
title |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade |
spellingShingle |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade Scheffler, Guilherme Luiz Ensino de quimica Radioatividade Radioactivity Vergnaud’s conceptual fields theory Vergnaud Conceptual evolution |
title_short |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade |
title_full |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade |
title_fullStr |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade |
title_full_unstemmed |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade |
title_sort |
A teoria dos campos conceituais de Vergnaud e o ensino da radioatividade |
author |
Scheffler, Guilherme Luiz |
author_facet |
Scheffler, Guilherme Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheffler, Guilherme Luiz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Del Pino, Jose Claudio |
contributor_str_mv |
Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Radioatividade |
topic |
Ensino de quimica Radioatividade Radioactivity Vergnaud’s conceptual fields theory Vergnaud Conceptual evolution |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Radioactivity Vergnaud’s conceptual fields theory Vergnaud Conceptual evolution |
description |
Este trabalho consiste na utilização da teoria dos campos conceituais de Vergnaud como referencial teórico para as aulas de química. O principal objetivo foi avaliar as contribuições do uso desta teoria no ensino de radioatividade. Para isso inicialmente foi elaborado um mapa conceitual para elencar os conceitos a serem abordados, em seguida, esses conceitos foram distribuídos em uma sequência didática. Em três momentos a evolução conceitual dos estudantes foi analisada. O trabalho foi realizado em uma turma de um curso técnico em radiologia, na disciplina de química aplicada. Esta disciplina está elencada no segundo semestre do curso e é considerada essencial para aplicação dos conceitos químicos nas disciplinas técnicas e posteriores do curso. Com o uso deste referencial foi possível identificar possíveis invariantes operatórios e traçar a evolução conceitual de alguns alunos confirmando as proposições de mudança de perfil conceitual. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-01T01:20:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37273 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818957 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37273 |
identifier_str_mv |
000818957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/2/000818957.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/1/000818957.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37273/3/000818957.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a19609f25466a17e39a82b1a1a67dfa7 4509b5af186705f621c007f085bf67bd 0551a305befe6e77279839acf6464c5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422932086784 |