Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Aline de Souza Menna Barreto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88083
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, realizaram a leitura interativa com o livro “Obax”(2010), escrito por André Neves. As citadas obras fazem parte do acervo Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) distribuído às escolas públicas de todo o país em 2012. Adquirem relevância, neste estudo, noções teóricas advindas do campo da Literatura Infantil (COLOMER, CADEMARTORI, ZILBERMAN e LAJOLO), dos estudos sobre processos de compreensão de texto (GOODMAN e CAFIERO), estes últimos focalizando a leitura interativa (DALLA ZEN e SILVEIRA). As análises se debruçam sobre as interações ocorridas nas sessões citadas, tendo como referência os trabalhos escritos propostos aos participantes e as transcrições de vídeos então gravados. Os resultados indicam que a leitura interativa possibilita aos alunos a discussão e o intercâmbio coletivo de experiências culturais anteriores e de experiências de leitura diversas que irão contribuir para uma compreensão mais polissêmica do texto.
id UFRGS-2_a847a90955456331db8658e13995acf5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88083
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fialho, Aline de Souza Menna BarretoDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-03-01T01:54:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/88083000912096Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, realizaram a leitura interativa com o livro “Obax”(2010), escrito por André Neves. As citadas obras fazem parte do acervo Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) distribuído às escolas públicas de todo o país em 2012. Adquirem relevância, neste estudo, noções teóricas advindas do campo da Literatura Infantil (COLOMER, CADEMARTORI, ZILBERMAN e LAJOLO), dos estudos sobre processos de compreensão de texto (GOODMAN e CAFIERO), estes últimos focalizando a leitura interativa (DALLA ZEN e SILVEIRA). As análises se debruçam sobre as interações ocorridas nas sessões citadas, tendo como referência os trabalhos escritos propostos aos participantes e as transcrições de vídeos então gravados. Os resultados indicam que a leitura interativa possibilita aos alunos a discussão e o intercâmbio coletivo de experiências culturais anteriores e de experiências de leitura diversas que irão contribuir para uma compreensão mais polissêmica do texto.application/pdfporLeitura : AprendizagemInteratividadeCompreensão de textoLiteratura infantilModos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912096.pdf000912096.pdfTexto completoapplication/pdf824607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/1/000912096.pdf2876ecb544c3b7e2b698d1a8ac0e9337MD51TEXT000912096.pdf.txt000912096.pdf.txtExtracted Texttext/plain87205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/2/000912096.pdf.txt95bef532e79e1d868ab124321c3658a0MD52THUMBNAIL000912096.pdf.jpg000912096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/3/000912096.pdf.jpg9d8e4e194c2823a2bd0bf27d0d9fffbeMD5310183/880832018-10-18 08:11:53.697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
title Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
spellingShingle Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
Fialho, Aline de Souza Menna Barreto
Leitura : Aprendizagem
Interatividade
Compreensão de texto
Literatura infantil
title_short Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
title_full Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
title_fullStr Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
title_full_unstemmed Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
title_sort Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
author Fialho, Aline de Souza Menna Barreto
author_facet Fialho, Aline de Souza Menna Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Aline de Souza Menna Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
contributor_str_mv Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura : Aprendizagem
Interatividade
Compreensão de texto
Literatura infantil
topic Leitura : Aprendizagem
Interatividade
Compreensão de texto
Literatura infantil
description Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, realizaram a leitura interativa com o livro “Obax”(2010), escrito por André Neves. As citadas obras fazem parte do acervo Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) distribuído às escolas públicas de todo o país em 2012. Adquirem relevância, neste estudo, noções teóricas advindas do campo da Literatura Infantil (COLOMER, CADEMARTORI, ZILBERMAN e LAJOLO), dos estudos sobre processos de compreensão de texto (GOODMAN e CAFIERO), estes últimos focalizando a leitura interativa (DALLA ZEN e SILVEIRA). As análises se debruçam sobre as interações ocorridas nas sessões citadas, tendo como referência os trabalhos escritos propostos aos participantes e as transcrições de vídeos então gravados. Os resultados indicam que a leitura interativa possibilita aos alunos a discussão e o intercâmbio coletivo de experiências culturais anteriores e de experiências de leitura diversas que irão contribuir para uma compreensão mais polissêmica do texto.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88083
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912096
url http://hdl.handle.net/10183/88083
identifier_str_mv 000912096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/1/000912096.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/2/000912096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/3/000912096.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2876ecb544c3b7e2b698d1a8ac0e9337
95bef532e79e1d868ab124321c3658a0
9d8e4e194c2823a2bd0bf27d0d9fffbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447121722081280