Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88083 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, realizaram a leitura interativa com o livro “Obax”(2010), escrito por André Neves. As citadas obras fazem parte do acervo Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) distribuído às escolas públicas de todo o país em 2012. Adquirem relevância, neste estudo, noções teóricas advindas do campo da Literatura Infantil (COLOMER, CADEMARTORI, ZILBERMAN e LAJOLO), dos estudos sobre processos de compreensão de texto (GOODMAN e CAFIERO), estes últimos focalizando a leitura interativa (DALLA ZEN e SILVEIRA). As análises se debruçam sobre as interações ocorridas nas sessões citadas, tendo como referência os trabalhos escritos propostos aos participantes e as transcrições de vídeos então gravados. Os resultados indicam que a leitura interativa possibilita aos alunos a discussão e o intercâmbio coletivo de experiências culturais anteriores e de experiências de leitura diversas que irão contribuir para uma compreensão mais polissêmica do texto. |
id |
UFRGS-2_a847a90955456331db8658e13995acf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88083 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fialho, Aline de Souza Menna BarretoDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-03-01T01:54:36Z2013http://hdl.handle.net/10183/88083000912096Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, realizaram a leitura interativa com o livro “Obax”(2010), escrito por André Neves. As citadas obras fazem parte do acervo Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) distribuído às escolas públicas de todo o país em 2012. Adquirem relevância, neste estudo, noções teóricas advindas do campo da Literatura Infantil (COLOMER, CADEMARTORI, ZILBERMAN e LAJOLO), dos estudos sobre processos de compreensão de texto (GOODMAN e CAFIERO), estes últimos focalizando a leitura interativa (DALLA ZEN e SILVEIRA). As análises se debruçam sobre as interações ocorridas nas sessões citadas, tendo como referência os trabalhos escritos propostos aos participantes e as transcrições de vídeos então gravados. Os resultados indicam que a leitura interativa possibilita aos alunos a discussão e o intercâmbio coletivo de experiências culturais anteriores e de experiências de leitura diversas que irão contribuir para uma compreensão mais polissêmica do texto.application/pdfporLeitura : AprendizagemInteratividadeCompreensão de textoLiteratura infantilModos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912096.pdf000912096.pdfTexto completoapplication/pdf824607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/1/000912096.pdf2876ecb544c3b7e2b698d1a8ac0e9337MD51TEXT000912096.pdf.txt000912096.pdf.txtExtracted Texttext/plain87205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/2/000912096.pdf.txt95bef532e79e1d868ab124321c3658a0MD52THUMBNAIL000912096.pdf.jpg000912096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/3/000912096.pdf.jpg9d8e4e194c2823a2bd0bf27d0d9fffbeMD5310183/880832018-10-18 08:11:53.697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:11:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão |
title |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão |
spellingShingle |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão Fialho, Aline de Souza Menna Barreto Leitura : Aprendizagem Interatividade Compreensão de texto Literatura infantil |
title_short |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão |
title_full |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão |
title_fullStr |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão |
title_full_unstemmed |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão |
title_sort |
Modos de ler, modos de compreender narrativas : a leitura interativa em discussão |
author |
Fialho, Aline de Souza Menna Barreto |
author_facet |
Fialho, Aline de Souza Menna Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Aline de Souza Menna Barreto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
contributor_str_mv |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura : Aprendizagem Interatividade Compreensão de texto Literatura infantil |
topic |
Leitura : Aprendizagem Interatividade Compreensão de texto Literatura infantil |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da leitura interativa na compreensão leitora de obras de Literatura Infantil por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas sessões de leitura em duas modalidades, em uma turma de 4º ano de uma escola estadual de Porto Alegre/RS. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura do livro “Chapeuzinho Vermelho – Uma Aventura Borbulhante” (2009) de Lynn Roberts, de modo silencioso e individual; no segundo, realizaram a leitura interativa com o livro “Obax”(2010), escrito por André Neves. As citadas obras fazem parte do acervo Plano Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE) distribuído às escolas públicas de todo o país em 2012. Adquirem relevância, neste estudo, noções teóricas advindas do campo da Literatura Infantil (COLOMER, CADEMARTORI, ZILBERMAN e LAJOLO), dos estudos sobre processos de compreensão de texto (GOODMAN e CAFIERO), estes últimos focalizando a leitura interativa (DALLA ZEN e SILVEIRA). As análises se debruçam sobre as interações ocorridas nas sessões citadas, tendo como referência os trabalhos escritos propostos aos participantes e as transcrições de vídeos então gravados. Os resultados indicam que a leitura interativa possibilita aos alunos a discussão e o intercâmbio coletivo de experiências culturais anteriores e de experiências de leitura diversas que irão contribuir para uma compreensão mais polissêmica do texto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-01T01:54:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88083 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912096 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88083 |
identifier_str_mv |
000912096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/1/000912096.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/2/000912096.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88083/3/000912096.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2876ecb544c3b7e2b698d1a8ac0e9337 95bef532e79e1d868ab124321c3658a0 9d8e4e194c2823a2bd0bf27d0d9fffbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447121722081280 |