A noção rítmica-corporal como ferramenta para o trabalho de atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldenberg, Alexei Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258669
Resumo: Esse estudo teórico-prático tem como tema principal o papel do ritmo no trabalho de atuação. O objetivo é buscar um maior entendimento sobre seu lugar de ação partindo de questões como: O que é Ritmo? Onde ele se encontra no trabalho atoral? O que é necessário para que o ator o perceba com mais facilidade? Em busca de respostas para esses questionamentos, a pesquisa é apresentada em dois eixos de análise. O primeiro, conceitual, é amparado principalmente pela abordagem de ritmo da atriz e pesquisadora Andréia Paris, e traz algumas propostas conceituais como a noção rítmica e o ritmo total. São ressaltados aspectos como a importância da prática teatral, do exercício, do treinamento e da repetição, a partir de elementos de técnicas como a biomecânica de Meyerhold, o Sistema Stanislavski e a pesquisa prática de Paris. O segundo eixo, prático, aborda o modo como esses pressupostos foram sendo aplicados no processo de criação da peça “Skyland: O Céu Vai Tremer”, por meio da descrição e análise de algumas de suas cenas, assim como de depoimentos de atores e atrizes envolvidos no processo de montagem do espetáculo. Pretendeu-se encontrar um caminho de pesquisa teórico-prática acerca do ritmo, que possa auxiliar atores e atrizes que têm esse interesse em comum pelo ritmo como ferramenta de trabalho do ator no teatro.
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