A noção rítmica-corporal como ferramenta para o trabalho de atuação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258669 |
Resumo: | Esse estudo teórico-prático tem como tema principal o papel do ritmo no trabalho de atuação. O objetivo é buscar um maior entendimento sobre seu lugar de ação partindo de questões como: O que é Ritmo? Onde ele se encontra no trabalho atoral? O que é necessário para que o ator o perceba com mais facilidade? Em busca de respostas para esses questionamentos, a pesquisa é apresentada em dois eixos de análise. O primeiro, conceitual, é amparado principalmente pela abordagem de ritmo da atriz e pesquisadora Andréia Paris, e traz algumas propostas conceituais como a noção rítmica e o ritmo total. São ressaltados aspectos como a importância da prática teatral, do exercício, do treinamento e da repetição, a partir de elementos de técnicas como a biomecânica de Meyerhold, o Sistema Stanislavski e a pesquisa prática de Paris. O segundo eixo, prático, aborda o modo como esses pressupostos foram sendo aplicados no processo de criação da peça “Skyland: O Céu Vai Tremer”, por meio da descrição e análise de algumas de suas cenas, assim como de depoimentos de atores e atrizes envolvidos no processo de montagem do espetáculo. Pretendeu-se encontrar um caminho de pesquisa teórico-prática acerca do ritmo, que possa auxiliar atores e atrizes que têm esse interesse em comum pelo ritmo como ferramenta de trabalho do ator no teatro. |
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Goldenberg, Alexei CardosoSachs, Cláudia Müller2023-05-30T03:30:48Z2023http://hdl.handle.net/10183/258669001170080Esse estudo teórico-prático tem como tema principal o papel do ritmo no trabalho de atuação. O objetivo é buscar um maior entendimento sobre seu lugar de ação partindo de questões como: O que é Ritmo? Onde ele se encontra no trabalho atoral? O que é necessário para que o ator o perceba com mais facilidade? Em busca de respostas para esses questionamentos, a pesquisa é apresentada em dois eixos de análise. O primeiro, conceitual, é amparado principalmente pela abordagem de ritmo da atriz e pesquisadora Andréia Paris, e traz algumas propostas conceituais como a noção rítmica e o ritmo total. São ressaltados aspectos como a importância da prática teatral, do exercício, do treinamento e da repetição, a partir de elementos de técnicas como a biomecânica de Meyerhold, o Sistema Stanislavski e a pesquisa prática de Paris. O segundo eixo, prático, aborda o modo como esses pressupostos foram sendo aplicados no processo de criação da peça “Skyland: O Céu Vai Tremer”, por meio da descrição e análise de algumas de suas cenas, assim como de depoimentos de atores e atrizes envolvidos no processo de montagem do espetáculo. Pretendeu-se encontrar um caminho de pesquisa teórico-prática acerca do ritmo, que possa auxiliar atores e atrizes que têm esse interesse em comum pelo ritmo como ferramenta de trabalho do ator no teatro.This theoretical-practical study has, as its main theme, the role of rhythm in the actor’s work. The objective is to search for a deeper understanding of its place of action, based on questions such as: What is rhythm? Where does it fit in the art of acting? What is necessary for the actor to realize it more easily? Searching for the answers, this research has two analysis perspectives. The first, conceptual, is supported mainly by actress and researcher Andréia Paris’ approach about rhythm, bringing some conceptual propositions such as rhythm awareness and total rhythm. Aspects such as theatrical practice, exercise, training and repetition are highlighted, based on techniques like Meyerhold’s biomechanics, Stanislavski’s system and Paris’ practical research. The second, practical, approaches how these assumptions were applied in the process of creating the piece “Skyland: O Céu Vai Tremer”, based on the description and analysis of some of the scenes as well as the testimony of some actors and actresses involved in the piece construction process. This research intended to find a theoretical-practical way towards rhythm, that may help actors and actresses who might have this common interest in rhythm as a working tool for the actor in the theater.application/pdfporRitmoAtuação teatralPrática teatralTreinamentoBiomecânicaRhythmActingTheatrical practiceExerciseRepetitionBiomechanicsA noção rítmica-corporal como ferramenta para o trabalho de atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170080.pdf.txt001170080.pdf.txtExtracted Texttext/plain76258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258669/2/001170080.pdf.txt1c793d2b34f5155415b2c031fad3b787MD52ORIGINAL001170080.pdfTexto completoapplication/pdf832777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258669/1/001170080.pdf4b7d8865bfd8bac04a2fe14d16c6bea3MD5110183/2586692023-05-31 03:27:22.238549oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258669Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-31T06:27:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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