Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Rosana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Franciscatto, Roberto, Passerino, Liliana Maria, Lima, Jose Valdeni de, Silveira, Sidnei Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188564
Resumo: Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utilização de um Massive Open Online Course (MOOC) estruturado para este fim, bem como, uma biblioteca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. O principal objetivo desta pesquisa é estruturar um MOOC de TA que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, fóruns e tarefas realizados pelos participantes durante a realização do MOOC. A biblioteca virtual de soluções assistivas (Solassist) integra esta pesquisa como forma de repositório de tecnologias assistivas que são apresentadas no MOOC desenvolvido.
id UFRGS-2_a88fc912932f7a93f8ed2e2d7ae8043a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188564
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wagner, RosanaFranciscatto, RobertoPasserino, Liliana MariaLima, Jose Valdeni deSilveira, Sidnei Renato2019-02-07T02:32:42Z20171516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/188564001085565Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utilização de um Massive Open Online Course (MOOC) estruturado para este fim, bem como, uma biblioteca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. O principal objetivo desta pesquisa é estruturar um MOOC de TA que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, fóruns e tarefas realizados pelos participantes durante a realização do MOOC. A biblioteca virtual de soluções assistivas (Solassist) integra esta pesquisa como forma de repositório de tecnologias assistivas que são apresentadas no MOOC desenvolvido.This work describes training in assistive technologies through the use of a Massive Open Online Course (MOOC) structured for this purpose, as well as a virtual library of assistive solutions designed and developed as a support tool. The article presents the main concepts about educational and assistive technologies, followed by work related to MOOC and assistive virtual libraries. The main objective of this research is to structure a MOOC of TA to support the process of training teachers of Vocational Education that work in the preparation for the inclusion of people with disabilities (PCD) in the labor market. Quantitative-qualitative research was developed from the case study method. Data were collected through questionnaires, forums and tasks performed by the participants during the MOOC. The virtual library of assistive solutions (Solassist) integrates this research as a repository of assistive technologies that are presented in the developed MOOC.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2017), p. 103-123DeficienteBiblioteca virtualTecnologia assistivaEducação inclusivaAcessibilidadeMOOCsAssistive technologySolassistVirtual libraryAccessibilityFormação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivasAssistive technology training through an open, mass online course and a virtual library of assistive solutions info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085565.pdf.txt001085565.pdf.txtExtracted Texttext/plain50389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188564/2/001085565.pdf.txt5b0a6d5291b36556ad45d5dad7f005d0MD52ORIGINAL001085565.pdfTexto completoapplication/pdf366917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188564/1/001085565.pdf84eb7c7dfc08650060e635ff4babe58aMD5110183/1885642019-11-09 04:51:31.686461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Assistive technology training through an open, mass online course and a virtual library of assistive solutions
title Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
spellingShingle Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
Wagner, Rosana
Deficiente
Biblioteca virtual
Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Acessibilidade
MOOCs
Assistive technology
Solassist
Virtual library
Accessibility
title_short Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_full Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_fullStr Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_full_unstemmed Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_sort Formação em tecnologia assistiva através de um curso aberto, massivo, online e de uma biblioteca virtual de soluções assistivas
author Wagner, Rosana
author_facet Wagner, Rosana
Franciscatto, Roberto
Passerino, Liliana Maria
Lima, Jose Valdeni de
Silveira, Sidnei Renato
author_role author
author2 Franciscatto, Roberto
Passerino, Liliana Maria
Lima, Jose Valdeni de
Silveira, Sidnei Renato
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Rosana
Franciscatto, Roberto
Passerino, Liliana Maria
Lima, Jose Valdeni de
Silveira, Sidnei Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiente
Biblioteca virtual
Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Acessibilidade
topic Deficiente
Biblioteca virtual
Tecnologia assistiva
Educação inclusiva
Acessibilidade
MOOCs
Assistive technology
Solassist
Virtual library
Accessibility
dc.subject.eng.fl_str_mv MOOCs
Assistive technology
Solassist
Virtual library
Accessibility
description Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utilização de um Massive Open Online Course (MOOC) estruturado para este fim, bem como, uma biblioteca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. O principal objetivo desta pesquisa é estruturar um MOOC de TA que apoie o processo de formação de professores do Ensino Profissionalizante que atuam na preparação para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Desenvolveu-se uma pesquisa quanti-qualitativa a partir do método estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, fóruns e tarefas realizados pelos participantes durante a realização do MOOC. A biblioteca virtual de soluções assistivas (Solassist) integra esta pesquisa como forma de repositório de tecnologias assistivas que são apresentadas no MOOC desenvolvido.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:32:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188564
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085565
identifier_str_mv 1516-084X
001085565
url http://hdl.handle.net/10183/188564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 20, n.2 (maio/ago. 2017), p. 103-123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188564/2/001085565.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188564/1/001085565.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b0a6d5291b36556ad45d5dad7f005d0
84eb7c7dfc08650060e635ff4babe58a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447681158348800