SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879 |
Resumo: | Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusiva |
id |
UFRGS-7_559b1b8d9cfd7377e413f0f40db01b20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/65879 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivasMOOCsTecnologia AssistivaSolassistBiblioteca VirtualAcessibilidadetecnologia assistivasEste trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusivaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6587910.22456/1982-1654.65879Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879/43623Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessWagner, RosanaFranciscatto, RobertoPasserino, Liliana Mariade Lima, José ValdeniSilveira, Sidnei renato2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/65879Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas |
title |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas |
spellingShingle |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas Wagner, Rosana MOOCs Tecnologia Assistiva Solassist Biblioteca Virtual Acessibilidade tecnologia assistivas |
title_short |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas |
title_full |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas |
title_fullStr |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas |
title_full_unstemmed |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas |
title_sort |
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas |
author |
Wagner, Rosana |
author_facet |
Wagner, Rosana Franciscatto, Roberto Passerino, Liliana Maria de Lima, José Valdeni Silveira, Sidnei renato |
author_role |
author |
author2 |
Franciscatto, Roberto Passerino, Liliana Maria de Lima, José Valdeni Silveira, Sidnei renato |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Rosana Franciscatto, Roberto Passerino, Liliana Maria de Lima, José Valdeni Silveira, Sidnei renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOOCs Tecnologia Assistiva Solassist Biblioteca Virtual Acessibilidade tecnologia assistivas |
topic |
MOOCs Tecnologia Assistiva Solassist Biblioteca Virtual Acessibilidade tecnologia assistivas |
description |
Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusiva |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879 10.22456/1982-1654.65879 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.65879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879/43623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183470170112 |