SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Rosana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Franciscatto, Roberto, Passerino, Liliana Maria, de Lima, José Valdeni, Silveira, Sidnei renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879
Resumo: Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusiva
id UFRGS-7_559b1b8d9cfd7377e413f0f40db01b20
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/65879
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivasMOOCsTecnologia AssistivaSolassistBiblioteca VirtualAcessibilidadetecnologia assistivasEste trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusivaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6587910.22456/1982-1654.65879Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879/43623Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessWagner, RosanaFranciscatto, RobertoPasserino, Liliana Mariade Lima, José ValdeniSilveira, Sidnei renato2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/65879Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
spellingShingle SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
Wagner, Rosana
MOOCs
Tecnologia Assistiva
Solassist
Biblioteca Virtual
Acessibilidade
tecnologia assistivas
title_short SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_full SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_fullStr SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_full_unstemmed SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
title_sort SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
author Wagner, Rosana
author_facet Wagner, Rosana
Franciscatto, Roberto
Passerino, Liliana Maria
de Lima, José Valdeni
Silveira, Sidnei renato
author_role author
author2 Franciscatto, Roberto
Passerino, Liliana Maria
de Lima, José Valdeni
Silveira, Sidnei renato
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Rosana
Franciscatto, Roberto
Passerino, Liliana Maria
de Lima, José Valdeni
Silveira, Sidnei renato
dc.subject.por.fl_str_mv MOOCs
Tecnologia Assistiva
Solassist
Biblioteca Virtual
Acessibilidade
tecnologia assistivas
topic MOOCs
Tecnologia Assistiva
Solassist
Biblioteca Virtual
Acessibilidade
tecnologia assistivas
description Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusiva
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879
10.22456/1982-1654.65879
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.65879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879/43623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183470170112