A influência do consumo colaborativo no processo decisório de compra dos consumidores de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Ferreira Lanter dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130650
Resumo: O ato de consumir faz parte da nossa rotina, uma vez que, diariamente, temos de fazer inúmeras escolhas de consumo e, além disso, somos bombardeados com diversas informações sobre novos produtos e serviços que são definidos como revolucionários, necessários, exclusivos e dinâmicos. O conceito de consumo colaborativo foi adaptado por Bootsman e Rogers (2011) de forma a representar o consumo consciente e inteligente através da internet. Este trabalho tem como objetivo compreender se o consumo colaborativo influencia no processo decisório de compra nas etapas de busca por informações e análise de alternativas. Até onde se sabe, não há estudos que explorem o assunto. A pesquisa foi realizada por meio de dez entrevistas em profundidade junto a consumidores colaborativos e da aplicação de uma survey com 152 participantes do fenômeno. Como resultado, constatou-se que a busca por informações e a análise de alternativas não sofrem influência do modelo de consumo colaborativo quando se confrontamos resultados obtidos para essas etapas antes e depois de se utilizar o modelo.
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