Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Alessandro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25209
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se ser um instrumento de reflexão a respeito dos limites e obstruções que o conhecimento, quando compartimentalizado em rígidas fronteiras, ofereceria à construção de saberes pulsantes na vida dos estudantes jovens e adultos. Estudando a fragmentação do saber, presente em uma sala de aula de totalidade 3 da rede municipal de ensino de Porto Alegre, levanto a hipótese de que este rompimento manifestar-se-ia em duas frentes, potencialmente sinérgicas: uma fragmentação entre os saberes da escola e os saberes do estudante e sua comunidade, um rompimento no saber caracterizado por Paulo Freire como educação bancária, denominado nesta pesquisa de fragmentação 1; uma fragmentação dos saberes no interior da própria instituição escolar, entre as suas disciplinas, um estilhaçamento no saber caracterizado por Edgar Morin como o fechamento do conhecimento pela extrema especialização, denominado nesta pesquisa de fragmentação 2. Buscando colocar Freire e Morin em conversação, a partir de minha experiência preliminar durante a prática de estágio, em que busquei a práxis desta abordagem - tendo como o ponto de intersecção entre os dois autores a dialógica do primeiro e a transdisciplinaridade do segundo - a fim de buscar alternativas à dupla fragmentação, proponho a possibilidade da teorização e construção de uma abordagem dialógico transdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos.
id UFRGS-2_aa37577ff32292b80c15ce8b964740fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25209
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maia, AlessandroComerlato, Denise Maria2010-08-25T04:18:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/25209000751711O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se ser um instrumento de reflexão a respeito dos limites e obstruções que o conhecimento, quando compartimentalizado em rígidas fronteiras, ofereceria à construção de saberes pulsantes na vida dos estudantes jovens e adultos. Estudando a fragmentação do saber, presente em uma sala de aula de totalidade 3 da rede municipal de ensino de Porto Alegre, levanto a hipótese de que este rompimento manifestar-se-ia em duas frentes, potencialmente sinérgicas: uma fragmentação entre os saberes da escola e os saberes do estudante e sua comunidade, um rompimento no saber caracterizado por Paulo Freire como educação bancária, denominado nesta pesquisa de fragmentação 1; uma fragmentação dos saberes no interior da própria instituição escolar, entre as suas disciplinas, um estilhaçamento no saber caracterizado por Edgar Morin como o fechamento do conhecimento pela extrema especialização, denominado nesta pesquisa de fragmentação 2. Buscando colocar Freire e Morin em conversação, a partir de minha experiência preliminar durante a prática de estágio, em que busquei a práxis desta abordagem - tendo como o ponto de intersecção entre os dois autores a dialógica do primeiro e a transdisciplinaridade do segundo - a fim de buscar alternativas à dupla fragmentação, proponho a possibilidade da teorização e construção de uma abordagem dialógico transdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos.application/pdfporEducação de jovens e adultosTransdisciplinaridadeArticulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751711.pdf000751711.pdfTexto completoapplication/pdf995762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/1/000751711.pdfada705630907bd98c4b1fa5a60068de9MD51TEXT000751711.pdf.txt000751711.pdf.txtExtracted Texttext/plain94623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/2/000751711.pdf.txt15931766e49652f691ad8ef43be7fd4dMD52THUMBNAIL000751711.pdf.jpg000751711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/3/000751711.pdf.jpgff54d8c7ed7a0272b5fbba0989065b4fMD5310183/252092018-10-18 07:34:03.321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:34:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
title Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
spellingShingle Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
Maia, Alessandro
Educação de jovens e adultos
Transdisciplinaridade
title_short Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
title_full Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
title_fullStr Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
title_full_unstemmed Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
title_sort Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
author Maia, Alessandro
author_facet Maia, Alessandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Alessandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Transdisciplinaridade
topic Educação de jovens e adultos
Transdisciplinaridade
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se ser um instrumento de reflexão a respeito dos limites e obstruções que o conhecimento, quando compartimentalizado em rígidas fronteiras, ofereceria à construção de saberes pulsantes na vida dos estudantes jovens e adultos. Estudando a fragmentação do saber, presente em uma sala de aula de totalidade 3 da rede municipal de ensino de Porto Alegre, levanto a hipótese de que este rompimento manifestar-se-ia em duas frentes, potencialmente sinérgicas: uma fragmentação entre os saberes da escola e os saberes do estudante e sua comunidade, um rompimento no saber caracterizado por Paulo Freire como educação bancária, denominado nesta pesquisa de fragmentação 1; uma fragmentação dos saberes no interior da própria instituição escolar, entre as suas disciplinas, um estilhaçamento no saber caracterizado por Edgar Morin como o fechamento do conhecimento pela extrema especialização, denominado nesta pesquisa de fragmentação 2. Buscando colocar Freire e Morin em conversação, a partir de minha experiência preliminar durante a prática de estágio, em que busquei a práxis desta abordagem - tendo como o ponto de intersecção entre os dois autores a dialógica do primeiro e a transdisciplinaridade do segundo - a fim de buscar alternativas à dupla fragmentação, proponho a possibilidade da teorização e construção de uma abordagem dialógico transdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25209
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000751711
url http://hdl.handle.net/10183/25209
identifier_str_mv 000751711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/1/000751711.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/2/000751711.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/3/000751711.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ada705630907bd98c4b1fa5a60068de9
15931766e49652f691ad8ef43be7fd4d
ff54d8c7ed7a0272b5fbba0989065b4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447043760455680