Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25209 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se ser um instrumento de reflexão a respeito dos limites e obstruções que o conhecimento, quando compartimentalizado em rígidas fronteiras, ofereceria à construção de saberes pulsantes na vida dos estudantes jovens e adultos. Estudando a fragmentação do saber, presente em uma sala de aula de totalidade 3 da rede municipal de ensino de Porto Alegre, levanto a hipótese de que este rompimento manifestar-se-ia em duas frentes, potencialmente sinérgicas: uma fragmentação entre os saberes da escola e os saberes do estudante e sua comunidade, um rompimento no saber caracterizado por Paulo Freire como educação bancária, denominado nesta pesquisa de fragmentação 1; uma fragmentação dos saberes no interior da própria instituição escolar, entre as suas disciplinas, um estilhaçamento no saber caracterizado por Edgar Morin como o fechamento do conhecimento pela extrema especialização, denominado nesta pesquisa de fragmentação 2. Buscando colocar Freire e Morin em conversação, a partir de minha experiência preliminar durante a prática de estágio, em que busquei a práxis desta abordagem - tendo como o ponto de intersecção entre os dois autores a dialógica do primeiro e a transdisciplinaridade do segundo - a fim de buscar alternativas à dupla fragmentação, proponho a possibilidade da teorização e construção de uma abordagem dialógico transdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos. |
id |
UFRGS-2_aa37577ff32292b80c15ce8b964740fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25209 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maia, AlessandroComerlato, Denise Maria2010-08-25T04:18:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/25209000751711O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se ser um instrumento de reflexão a respeito dos limites e obstruções que o conhecimento, quando compartimentalizado em rígidas fronteiras, ofereceria à construção de saberes pulsantes na vida dos estudantes jovens e adultos. Estudando a fragmentação do saber, presente em uma sala de aula de totalidade 3 da rede municipal de ensino de Porto Alegre, levanto a hipótese de que este rompimento manifestar-se-ia em duas frentes, potencialmente sinérgicas: uma fragmentação entre os saberes da escola e os saberes do estudante e sua comunidade, um rompimento no saber caracterizado por Paulo Freire como educação bancária, denominado nesta pesquisa de fragmentação 1; uma fragmentação dos saberes no interior da própria instituição escolar, entre as suas disciplinas, um estilhaçamento no saber caracterizado por Edgar Morin como o fechamento do conhecimento pela extrema especialização, denominado nesta pesquisa de fragmentação 2. Buscando colocar Freire e Morin em conversação, a partir de minha experiência preliminar durante a prática de estágio, em que busquei a práxis desta abordagem - tendo como o ponto de intersecção entre os dois autores a dialógica do primeiro e a transdisciplinaridade do segundo - a fim de buscar alternativas à dupla fragmentação, proponho a possibilidade da teorização e construção de uma abordagem dialógico transdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos.application/pdfporEducação de jovens e adultosTransdisciplinaridadeArticulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751711.pdf000751711.pdfTexto completoapplication/pdf995762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/1/000751711.pdfada705630907bd98c4b1fa5a60068de9MD51TEXT000751711.pdf.txt000751711.pdf.txtExtracted Texttext/plain94623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/2/000751711.pdf.txt15931766e49652f691ad8ef43be7fd4dMD52THUMBNAIL000751711.pdf.jpg000751711.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/3/000751711.pdf.jpgff54d8c7ed7a0272b5fbba0989065b4fMD5310183/252092018-10-18 07:34:03.321oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:34:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA |
title |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA |
spellingShingle |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA Maia, Alessandro Educação de jovens e adultos Transdisciplinaridade |
title_short |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA |
title_full |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA |
title_fullStr |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA |
title_full_unstemmed |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA |
title_sort |
Articulação de saberes em teia : em busca de uma abordagem dialógica transdisciplinar em EJA |
author |
Maia, Alessandro |
author_facet |
Maia, Alessandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Alessandro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Transdisciplinaridade |
topic |
Educação de jovens e adultos Transdisciplinaridade |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se ser um instrumento de reflexão a respeito dos limites e obstruções que o conhecimento, quando compartimentalizado em rígidas fronteiras, ofereceria à construção de saberes pulsantes na vida dos estudantes jovens e adultos. Estudando a fragmentação do saber, presente em uma sala de aula de totalidade 3 da rede municipal de ensino de Porto Alegre, levanto a hipótese de que este rompimento manifestar-se-ia em duas frentes, potencialmente sinérgicas: uma fragmentação entre os saberes da escola e os saberes do estudante e sua comunidade, um rompimento no saber caracterizado por Paulo Freire como educação bancária, denominado nesta pesquisa de fragmentação 1; uma fragmentação dos saberes no interior da própria instituição escolar, entre as suas disciplinas, um estilhaçamento no saber caracterizado por Edgar Morin como o fechamento do conhecimento pela extrema especialização, denominado nesta pesquisa de fragmentação 2. Buscando colocar Freire e Morin em conversação, a partir de minha experiência preliminar durante a prática de estágio, em que busquei a práxis desta abordagem - tendo como o ponto de intersecção entre os dois autores a dialógica do primeiro e a transdisciplinaridade do segundo - a fim de buscar alternativas à dupla fragmentação, proponho a possibilidade da teorização e construção de uma abordagem dialógico transdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25209 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000751711 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25209 |
identifier_str_mv |
000751711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/1/000751711.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/2/000751711.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25209/3/000751711.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ada705630907bd98c4b1fa5a60068de9 15931766e49652f691ad8ef43be7fd4d ff54d8c7ed7a0272b5fbba0989065b4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447043760455680 |