O uso pedagógico da rede social YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aline Lorilei dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199489
Resumo: A presente pesquisa investiga o uso do site de rede social Youtube no processo de ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental; assim como, produzir tutorial voltado a educadores interessados no tema. A metodologia teve uma abordagem exploratória, descritiva e bibliográfica, tendo um cunho qualitativo, sendo desenvolvida na escola municipal de ensino fundamental Afonso Guerreiro Lima de Sapucaia do Sul, RS. Os dados de análise foram extraídos de questionários fornecidos aos alunos e educadores da escola onde a pesquisadora atua; e investigação de canais voltados à educação e ao ensino de matemática. Para análise dos dados foram contabilizados os dados dos questionários, sendo os mesmos representados através de gráficos demonstrativos, fazendo algumas comparações entre os resultados obtidos e também a análise dos educadores. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de site de rede social YouTube, educação, imigrantes digitais / nativos digitais, e o uso de tecnologias na perspectiva d Base Nacional Comum Curricular. A análise dos dados evidenciou que o acesso às redes sociais através de dispositivos móveis é muito utilizado pelos alunos, sendo que na sua maioria, acessam a rede social YouTube. Os educadores que participaram do questionamento concordam que os sites de redes sociais, e o uso das tecnologias como ferramentas pedagógicas, são de suma importância para a o ensinoaprendizagem de seus educandos. Também foram analisados canais relacionados com a educação e ao ensino de matemática, e com base nesses dados, a autora criou um pequeno tutorial com os passos que se devem seguir para criação de uma videoaula do conteúdo trabalhado em sala de aula e criação de um canal pedagógico no site de rede social YouTube.
id UFRGS-2_ab9e5936e846144b47270f45bb13189b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199489
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Aline Lorilei dos SantosGarcia, Rosangela Silveira2019-09-19T03:45:12Z2019http://hdl.handle.net/10183/199489001101399A presente pesquisa investiga o uso do site de rede social Youtube no processo de ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental; assim como, produzir tutorial voltado a educadores interessados no tema. A metodologia teve uma abordagem exploratória, descritiva e bibliográfica, tendo um cunho qualitativo, sendo desenvolvida na escola municipal de ensino fundamental Afonso Guerreiro Lima de Sapucaia do Sul, RS. Os dados de análise foram extraídos de questionários fornecidos aos alunos e educadores da escola onde a pesquisadora atua; e investigação de canais voltados à educação e ao ensino de matemática. Para análise dos dados foram contabilizados os dados dos questionários, sendo os mesmos representados através de gráficos demonstrativos, fazendo algumas comparações entre os resultados obtidos e também a análise dos educadores. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de site de rede social YouTube, educação, imigrantes digitais / nativos digitais, e o uso de tecnologias na perspectiva d Base Nacional Comum Curricular. A análise dos dados evidenciou que o acesso às redes sociais através de dispositivos móveis é muito utilizado pelos alunos, sendo que na sua maioria, acessam a rede social YouTube. Os educadores que participaram do questionamento concordam que os sites de redes sociais, e o uso das tecnologias como ferramentas pedagógicas, são de suma importância para a o ensinoaprendizagem de seus educandos. Também foram analisados canais relacionados com a educação e ao ensino de matemática, e com base nesses dados, a autora criou um pequeno tutorial com os passos que se devem seguir para criação de uma videoaula do conteúdo trabalhado em sala de aula e criação de um canal pedagógico no site de rede social YouTube.The present research investigates the use of the social networking website YouTube in the process of teaching mathematics in the final years of elementary school; as well as, producing a tutorial aimed at educators interested in the subject. The methodology had an exploratory, descriptive and bibliographical approach, having a qualitative character, being developed at Afonso Guerreiro Lima Municipal School in Sapucaia do Sul, RS. The analysis data were extracted from questionnaires provided to the students and educators of the school where the researcher works; and research on education and mathematics teaching channels. For the analysis of the data, the data of the questionnaires were counted, being represented by demonstrative graphs, making some comparisons between the results obtained and also the analysis of the educators. The theoretical discussion was based on the concepts of social network site YouTube, education, digital immigrants / digital natives, and the use of technologies in the perspective of the National Curricular Common Base. The data analysis showed that access to social networks through mobile devices is widely used by students, and most of them, access the YouTube social network. The educators who participated in the questioning agree that social networking sites, and the use of technologies as pedagogical tools, are of major importance to the teaching-learning of their learners. In this work were also analyzed channels related to education and mathematics teaching, and based on these data, the author created a small tutorial with the steps that must be followed to create a video lesson of the content worked in the classroom and creation of a pedagogical channel on the YouTube social networking site.application/pdfporRede socialTecnologia digitalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino e aprendizagemEducationYouTubePedagogical toolO uso pedagógico da rede social YouTubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101399.pdf.txt001101399.pdf.txtExtracted Texttext/plain77412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199489/2/001101399.pdf.txtd35f1f4d12d70ce76ffcd77f1fa60b12MD52ORIGINAL001101399.pdfTexto completoapplication/pdf1731361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199489/1/001101399.pdfe7cc0e5ba2e1de6f5b069bb4a6f6ed50MD5110183/1994892019-09-20 03:48:48.235805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199489Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:48:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso pedagógico da rede social YouTube
title O uso pedagógico da rede social YouTube
spellingShingle O uso pedagógico da rede social YouTube
Alves, Aline Lorilei dos Santos
Rede social
Tecnologia digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino e aprendizagem
Education
YouTube
Pedagogical tool
title_short O uso pedagógico da rede social YouTube
title_full O uso pedagógico da rede social YouTube
title_fullStr O uso pedagógico da rede social YouTube
title_full_unstemmed O uso pedagógico da rede social YouTube
title_sort O uso pedagógico da rede social YouTube
author Alves, Aline Lorilei dos Santos
author_facet Alves, Aline Lorilei dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aline Lorilei dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
contributor_str_mv Garcia, Rosangela Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Rede social
Tecnologia digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino e aprendizagem
topic Rede social
Tecnologia digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ensino e aprendizagem
Education
YouTube
Pedagogical tool
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
YouTube
Pedagogical tool
description A presente pesquisa investiga o uso do site de rede social Youtube no processo de ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental; assim como, produzir tutorial voltado a educadores interessados no tema. A metodologia teve uma abordagem exploratória, descritiva e bibliográfica, tendo um cunho qualitativo, sendo desenvolvida na escola municipal de ensino fundamental Afonso Guerreiro Lima de Sapucaia do Sul, RS. Os dados de análise foram extraídos de questionários fornecidos aos alunos e educadores da escola onde a pesquisadora atua; e investigação de canais voltados à educação e ao ensino de matemática. Para análise dos dados foram contabilizados os dados dos questionários, sendo os mesmos representados através de gráficos demonstrativos, fazendo algumas comparações entre os resultados obtidos e também a análise dos educadores. A discussão teórica foi baseada nos conceitos de site de rede social YouTube, educação, imigrantes digitais / nativos digitais, e o uso de tecnologias na perspectiva d Base Nacional Comum Curricular. A análise dos dados evidenciou que o acesso às redes sociais através de dispositivos móveis é muito utilizado pelos alunos, sendo que na sua maioria, acessam a rede social YouTube. Os educadores que participaram do questionamento concordam que os sites de redes sociais, e o uso das tecnologias como ferramentas pedagógicas, são de suma importância para a o ensinoaprendizagem de seus educandos. Também foram analisados canais relacionados com a educação e ao ensino de matemática, e com base nesses dados, a autora criou um pequeno tutorial com os passos que se devem seguir para criação de uma videoaula do conteúdo trabalhado em sala de aula e criação de um canal pedagógico no site de rede social YouTube.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T03:45:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199489
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101399
url http://hdl.handle.net/10183/199489
identifier_str_mv 001101399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199489/2/001101399.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199489/1/001101399.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d35f1f4d12d70ce76ffcd77f1fa60b12
e7cc0e5ba2e1de6f5b069bb4a6f6ed50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224581452660736